Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 16 de abril de 2012

BPEC e estudantes participam de campanha “Paz tem Voz”


Alunos do Alunos do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em Curitiba, participaram do lançamento do Paz tem Voz, segunda etapa da campanha Paz sem Voz é Medo, idealizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). 3º a


no do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em Curitiba, participaram, nesta quarta-feira (04), do lançamento do Paz tem Voz, segunda etapa da campanha Paz sem Voz é Medo, idealizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). A campanha, que iniciou em julho do ano passado, propõe ações que podem ser colocadas em prática para diminuir a violência no Estado, disseminando a cultura da paz. A segunda fase ensina sobre importância da denúncia como forma de combate à violência. 

Para a superintendente da Educação, Meroujy Cavet, que prestigiou o evento, é necessário educar os jovens para a cultura da não violência. “O enfrentamento à violência deve ser uma prática resultante da união de todos os segmentos da sociedade. Não se pode fazer nada sozinho”, comentou. Ela ainda ressaltou os bons resultados da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). A campanha é uma oportunidade para discussão de assuntos a respeito da violência não apenas para as escolas. “Essa campanha contribui para que a sociedade saiba a respeito de temas que envolvem a segurança pública”, disse o tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, comandante do BPEC. 

Alunos durante o evento
Foto: Giuliano Gomes/SEED

EVENTO – Durante o evento, houve a participação da banda do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), composta por policiais do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), e da dupla Willian e Renan, que relataram uma experiência que tiveram sobre violência no início da carreira. De acordo com o 2º sargento Marcos Roberto de Oliveira, a proposta é conscientizar os alunos por meio da música partiu da necessidade de desfazer a impressão de autoritarismo que eles tinham da polícia. “Fica muito mais fácil conversar sobre cidadania, cultura da paz, prevenção ao uso de drogas e segurança com os alunos quando intercalamos músicas que possuem uma mensagem dirigida ao adolescente. Assim, temos contato com a realidade deles e eles entendem o trabalho desenvolvido pelo BPEC”, relatou. 

A diretora auxiliar da escola Xavier da Silva, Viviane Ferreira Mendonça, elogiou a maneira como ocorreu o encontro, que intercalou música e diálogo com os alunos. “O BPEC fala a mesma linguagem dos alunos e as músicas apresentadas, além de terem letras que abordam a temática da violência, são de diferentes ritmos”, disse. Viviane comentou ainda que a escola realiza um trabalho de conscientização para a cultura da paz. “Em sala de aula sempre há cartazes e durante as aulas de arte os adolescentes realizam trabalhos que são expostos no colégio. Além disso, há conscientização dos jovens para não pichar e conservar o prédio, tombado pelo patrimônio histórico”, falou. 

Douglas Dabul (1) e Meroujy Cavet (2)
Foto: Giuliano Gomes/SEED

Felipe Mathias (16), que estuda no colégio desde a 7ª série, mencionou ser importante falar com os alunos sobre violência porque os atos individuais refletem na sociedade. “Precisamos ter conhecimento sobre o assunto e essa campanha permite que aumentemos nossos conhecimentos. Também podemos conhecer melhor a função da Patrulha Escolar”, afirmou. 

Ao todo, são dez escolas participantes em Curitiba: Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva; Colégio Estadual Jorge Andriguetto; Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba; Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato; Colégio Estadual Francisco Zardo; Colégio Estadual Vila Macedo; Colégio Estadual Gotllieb Mueller; Colégio Estadual Alcyone M. C. Vellozo; Colégio Estadual Ipê; Colégio Estadual Leôncio Correia.

Nenhum comentário: