Alunos do 3º a
no do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em Curitiba, participaram, nesta quarta-feira (04), do lançamento do Paz tem Voz, segunda etapa da campanha Paz sem Voz é Medo, idealizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). A campanha, que iniciou em julho do ano passado, propõe ações que podem ser colocadas em prática para diminuir a violência no Estado, disseminando a cultura da paz. A segunda fase ensina sobre importância da denúncia como forma de combate à violência.
Para a superintendente da Educação, Meroujy Cavet, que prestigiou o evento, é necessário educar os jovens para a cultura da não violência. “O enfrentamento à violência deve ser uma prática resultante da união de todos os segmentos da sociedade. Não se pode fazer nada sozinho”, comentou. Ela ainda ressaltou os bons resultados da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). A campanha é uma oportunidade para discussão de assuntos a respeito da violência não apenas para as escolas. “Essa campanha contribui para que a sociedade saiba a respeito de temas que envolvem a segurança pública”, disse o tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, comandante do BPEC.
Foto: Giuliano Gomes/SEED
EVENTO – Durante o evento, houve a participação da banda do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), composta por policiais do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), e da dupla Willian e Renan, que relataram uma experiência que tiveram sobre violência no início da carreira. De acordo com o 2º sargento Marcos Roberto de Oliveira, a proposta é conscientizar os alunos por meio da música partiu da necessidade de desfazer a impressão de autoritarismo que eles tinham da polícia. “Fica muito mais fácil conversar sobre cidadania, cultura da paz, prevenção ao uso de drogas e segurança com os alunos quando intercalamos músicas que possuem uma mensagem dirigida ao adolescente. Assim, temos contato com a realidade deles e eles entendem o trabalho desenvolvido pelo BPEC”, relatou.
A diretora auxiliar da escola Xavier da Silva, Viviane Ferreira Mendonça, elogiou a maneira como ocorreu o encontro, que intercalou música e diálogo com os alunos. “O BPEC fala a mesma linguagem dos alunos e as músicas apresentadas, além de terem letras que abordam a temática da violência, são de diferentes ritmos”, disse. Viviane comentou ainda que a escola realiza um trabalho de conscientização para a cultura da paz. “Em sala de aula sempre há cartazes e durante as aulas de arte os adolescentes realizam trabalhos que são expostos no colégio. Além disso, há conscientização dos jovens para não pichar e conservar o prédio, tombado pelo patrimônio histórico”, falou.
Foto: Giuliano Gomes/SEED
Felipe Mathias (16), que estuda no colégio desde a 7ª série, mencionou ser importante falar com os alunos sobre violência porque os atos individuais refletem na sociedade. “Precisamos ter conhecimento sobre o assunto e essa campanha permite que aumentemos nossos conhecimentos. Também podemos conhecer melhor a função da Patrulha Escolar”, afirmou.
Ao todo, são dez escolas participantes em Curitiba: Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva; Colégio Estadual Jorge Andriguetto; Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba; Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato; Colégio Estadual Francisco Zardo; Colégio Estadual Vila Macedo; Colégio Estadual Gotllieb Mueller; Colégio Estadual Alcyone M. C. Vellozo; Colégio Estadual Ipê; Colégio Estadual Leôncio Correia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário