UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS PORTUGUÊS/ ESPANHOL |
PLANO
DE AULA
AULA
1 – 9º ano
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estabelecimento: Colégio
Ambrósio Bini, Almirante Tamandaré, Paraná.
Professor Supervisor Técnico: Anderson
Luiz Ferreira da Silva.
Professor
Estagiário: Henrique John Krug.
Assunto: Gênero textual dissertação e
sua aplicabilidade real.
Data: 10/05/2016. Horário: 07:30 às 10:00.
Quantidade: Uma aula, de uma hora, para
cada turma (03 turmas).
CONTEÚDO
- Será apresentado aos alunos o
conceito e a aplicabilidade do gênero textual dissertação.
- Par ilustrar a aplicabilidade, serão
apresentadas situações da vida estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas) e situações da futura
vida profissional (carreira pública
ou privada) em que será necessário a confecção de um texto
dissertativo. .
- Nesta primeira aula, também será
transmitido a noção de estrutura de um texto dissertativo argumentativo,
destacando suas partes principais: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.
INSTRUMENTOS (RECURSOS
DIDATICOS)))
- 40 cópias do Anexo I deste plano de
aula, contendo informações sucintas sobre a estrutura de uma dissertação
(de 20 a 30 linhas).
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
- Os alunos não necessitarão de quase
nenhum conhecimento prévio para o desenvolvimento deste plano de aula e
desta sequência didática.
- Todavia, é recomendada leituras diversas, de várias fontes, sobre
vários assuntos polêmicos, em destaque na atualidade, para que o aluno
construa um conhecimento de mundo e possua subsídios para elaborar sua
capacidade argumentativa.
- Também é recomendado um conhecimento mínimo da norma culta (norma padrão) da Língua Portuguesa.
OBJETIVOS
- Os alunos deverão saber o que é um
texto do gênero dissertação, além de conhecer suas principais
características e sua estrutura física (título, introdução, desenvolvimento, conclusão) e estrutura
teórica (tema, tese e argumentos).
- Os alunos também deverão ter
conhecimento de algumas situações reais de necessidade e aplicabilidade
deste gênero literário, seja na esfera estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas), seja na esfera
profissional (carreira pública ou
privada), seja na esfera pessoal. Este objetivo também, além da
aplicabilidade, tem a finalidade de alertar e conscientizar os alunos do
mundo que os aguarda dentro de alguns anos (dentro de 04-05 anos), quando ingressarem na ida profissional.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
- Nesta aula não serão utilizados
instrumentos de avaliação. Será reservado um espaço de tempo para diálogo
e retirada de dúvidas sobre o conteúdo apresentado aqui.
- Será solicitado aos alunos, para fins de fixação, que copiem o Anexo
I no seu caderno. Se possível, a cópia deve ser realizada com as próprias
palavras do aluno.
DESENVOLVIMENTO PROVÁVEL
ATIVIDADES DO PROFESSOR
1) Nesta primeira metade da aula (20-30 minutos), o professor irá indagar os alunos se sabem o que é
uma dissertação, a fim de sentir se a turma possui algum domínio sobre este
gênero literário.
a) O professor fará
as perguntas abaixo, tentando instigar os alunos enquanto apresenta situações
em que a aplicabilidade da dissertação é exigida.
Que tipo
profissional você deseja se tornar quando for adulto?
Pretendem fazer
uma Universidade?
Sabem o que é
uma Universidade Pública e Privada?
Sabem o que é um
vestibular? Sabem o que é a prova do ENEM?
Sabem o que
estes processos exigem do candidato?
Vocês sabem como
expressar uma opinião ou posicionamento diante de determinado assunto?
Como obter
conteúdo e subsídios para podermos nos posicionar?
Será que a
dissertação só serve para o vestibular/ENEM?
Aqui
será apresentada e discutida a importância deste gênero, principalmente, no
processo seletivo para uma vaga em uma Universidade Pública, seja pelo
vestibular, seja pelo ENEM. Será apresentado como funciona este processo e a
importância decisiva deste tipo de gênero no resultado final do processo (peso). Será explicado o porquê este tipo
de texto é exigido do candidato e o que ele exige do candidato.
b)
Neste ponto, após instigar os
alunos sobre a importância deste gênero literário, o professor irá repassar o
conceito de dissertação aos alunos. Os alunos terão o Anexo I em mãos para
acompanhar o conceito.
O que é uma dissertação?
Dissertação é um tipo de texto (gênero textual) que se caracteriza pela
defesa de um ponto de vista do autor (tese),
através de argumentos (dissertação
argumentativa), sobre determinado assunto (tema). Para defender seu posicionamento, o autor utiliza seu
conhecimento de mundo para se posicionar, opinar e criar seus argumentos. Utiliza
fatos e dados par reforçar sua opinião, de forma a tentar
convencer/conscientizar o leitor sobre seu posicionamento.
Cabe lembrar que um texto do tipo
dissertação pode ter várias páginas, todavia, vamos abordar o tipo de
dissertação mais utilizado na vida estudantil e profissional, que é a
dissertação cobrada em vestibulares e concursos públicos (de 20 a 30 linhas).
c) Logo após
esclarecer o conceito de dissertação, o professor irá realizar outras perguntas
aos alunos, visando à aplicabilidade da dissertação na futura vida profissional
dos alunos (carreira pública ou privada).
Sobre Carreira Pública
Vocês
sabem o que é um concurso público?
Sabem
com que idade vocês podem prestar um concurso público?
Sabem
o que é necessário, como requisito, para prestar um concurso público?
Vocês
sabem quais são os benefícios da carreira pública?
Vocês
sabem quanto ganham aproximadamente profissionais concursados?
Sobre Carreira Privada
Vocês
sabem o que é uma entrevista de emprego?
Se
vocês fossem os chefes de uma empresa, e tivessem apenas uma vaga para vários
candidatos, como vocês escolheriam este candidato?
Será
que é importante saber se posicionar, manifestar sua opinião?
Sabem
o que é preconceito linguístico?
2) Nesta segunda metade da aula (15-20 Minutos), após tratar sobre a aplicabilidade e importância
do gênero dissertação, o professor irá apresentar a estrutura básica de um
texto dissertativo composto de 20 a 30 linhas (o mais comum). Será apresentado aos alunos as principais partes da estrutura física da dissertação:
título, introdução, desenvolvimento e conclusão, além das principais partes da estrutura teórica da dissertação: tema,
tese e argumentos.
Será apresentada
cada parte da estrutura do texto dissertativo:
ESTRUTURA FÍSICA DA DISSERTAÇÃO:
Título: É
o nome do texto. Recomenda-se que sempre seja inserido um título para o texto
dissertativo. Só não coloque o título se as instruções da atividade de texto
solicitarem para não colocar. O título deve estar relacionado com o assunto ou
com o posicionamento do autor. Recomenda-se que o título seja criativo e
sugestivo.
Introdução:
Recomenda-se que na introdução sejam explicitados e apresentados, tanto o assunto-chave da dissertação (tema), como a apresentação da ideia ou
do ponto de vista do autor diante do assunto (tese). O ideal é que, ao ler a introdução, o leitor já saiba qual é
o assunto-chave (tema) e, também,
tenha uma ideia sobre o ponto de vista do autor sobre o assunto (tese).
Em uma
dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6
frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.
Desenvolvimento:
Nesta parte o autor irá expor seus argumentos para defender seu ponto de vista ou ideia sobre
determinado assunto (tese). O autor
utilizará seu conhecimento de mundo, fatos e dados para fundamentar seus
argumentos. Normalmente há de um a três parágrafos dedicados para a
argumentação. Recomenda-se que cada argumento apresentado seja trabalhado em um
parágrafo inteiro.
Em uma
dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6
frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 10 a 20 linhas.
Conclusão:
Aqui o autor deverá dar um desfecho coerente com o assunto-chave da redação (tema), com o ponto de vista do autor (tese) e com os argumentos apresentados.
Recomenda-se que na conclusão o autor retome o assunto (tema) e o ponto de
vista (tese) de
forma mais incisiva e firme do que durante o texto, de forma a firmar sua
posição e concluir o texto.
Em uma dissertação de 20 a 30
linhas, recomenda-se que a conclusão tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo,
aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.
ESTRUTURA TEÓRICA DA DISSERTAÇÃO:
TEMA é o assunto-chave de uma redação.
TESE é o ponto de vista do escritor sobre o
Tema, ou seja, é o ponto de vista sobre o assunto-chave da redação.
ARGUMENTOS são as justificativas, explicações,
exemplos, entre outras formas, que vão sustentar e fundamentar o ponto de vista
(Tese) sobre o assunto-chave (Tema).
3) Na
parte final da aula, se possível, será reservado um tempo para o diálogo e
explicação de eventuais dúvidas sobre o gênero apresentado.
ATIVIDADES DOS ALUNOS
1)
Nesta
primeira aula, os alunos serão convidados para
acompanharem e dialogarem com o professor, principalmente, no momento da
explanação da importância e aplicabilidade do gênero dissertação.
2) No fim da aula,
será solicitado aos alunos que copiem o Anexo I para o caderno, mas, de
preferência, que copiem o conteúdo utilizando suas próprias palavras. Este
exercício visa à fixação do conteúdo, na medida em que incentiva o aluno a
entender o texto contido no anexo para poder explica-lo com suas palavras.
REFERENCIAS::
Estado do
Paraná. Dia a dia da Educação. Agora
Aprendo - Introdução ao Estudo da Dissertação - Parte 1.
Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8522>
Acesso em: 05 mai. 2016.
Estado do
Paraná. Dia a dia da Educação. Agora
Aprendo - Tema, Tese e Argumento - Parte 2. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8521> Acesso em: 05 mai. 2016.
Estado do
Paraná. Dia a dia da Educação. Agora
Aprendo - Estrutura da Dissertação - Parte 3. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8523>
Acesso em: 05 mai. 2016.
Franco,
Jefferson Luiz. Livro de Prática
Pedagógica V.. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.
Cruz, Eliane
Travensoli Parise. Livro de Estágio
Curricular Supervisionado em
Língua Portuguesa e Literatura I. UEPG, 2011.
Ponta Grossa PR.
Zanon,
Denise Puglia. Livro
de Didática. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.
Saleh, Pascoalina Bailon DE Oliveira. Livro de Prática Pedagógica I. UEPG,
2010. Ponta Grossa PR.
Raupp,
Eliane Santos. Livro de Língua
Portuguesa I. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.
Raupp,
Eliane Santos. Livro de Língua
Portuguesa II. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.
Roman,
Elódia Constantina. Livro de Língua
Portuguesa III. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.
Roman,
Elódia Constantina. Livro de Língua
Portuguesa IV. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.
FUVEST.Provas de concursos vestibulares.
Disponível:< ttp://www.fuvest.br/vest2009> Acesso em: 02 abr. 2016.
Um comentário:
Vejo, que neste caso em voga, e me parece que em todas, a dissertação tem base no corpo redacional, seguindo de sobremaneira, as estruturas como; tema e ou problemática, introdução, desenvolvimento e conclusão. o que, dessa forma, não contribui muito com minha compreensão e deixa amarras muito fortes entre os parágrafos, ao delimita-los.
Postar um comentário