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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cobra píton indiana de quatro metros é encontrada no Pilarzinho


Polícia Militar/Divulgação /
CURITIBA

Cobra píton indiana de quatro metros é encontrada no Pilarzinho

Animal estava em uma gaiola em residência havia dez anos e servia como bicho de estimação; réptil foi encaminhado para abrigo de Antonina.
Polícia Militar/Divulgação
Polícia Militar/Divulgação / Ampliar imagem
Polícia Militar Ambiental encontrou uma cobra de aproximadamente quatro metros em uma residência no bairro Pilarzinho, em Curitiba. O animal é da espécie Phyton Molurus, mais conhecida como píton indiana. Um homem que estava no local disse cuidar da cobra há dez anos, mas negou ser o dono do bicho. A casa fica Rua Sousa Melo, próximo à Rua Amauri Lange Silvério, na região do Parque Tanguá.
De acordo com o tenente João Serpa, do Batalhão da PM Ambiental, a polícia chegou ao local após denúncias. “Confirmamos a situação denunciada, além de também constatarmos que o homem que disse ser o cuidador do animal não ter autorização para criar o animal exótico”, disse.
Esse tipo de réptil não é venenoso e pode chegar a sete metros de comprimento. O comportamento do bicho lembra o das jiboias, que apertam suas presas até o sufocamento, para depois engoli-las por inteiro. O animal apreendido foi encaminhado para um viveiro em Antonina, credenciado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dormir bem melhora QI de crianças



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DESENVOLVIMENTO

O sono é um estado da vida da pessoa extremamente importante devido às funções que desempenha e, se é cronicamente abalado, traz problemas sérios.


Sonolência em excesso pode não ser o único prejuízo para o seu filho se ele não dorme bem à noite. Estudos conduzidos por pesquisadores na área da medicina do sono mostram que dormir bem auxilia na atenção, no comportamento e, inclusive, no bom desempenho intelectual. É o caso de uma pesquisa realizada por cientistas do Canadá, que relacionou crianças em idade escolar com sonos curtos a performances fracas nos testes de Quociente de Inteligência (QI) respondidos por elas.
Tempo necessário
O sono das crianças não é igual ao sono dos adultos. Para elas, até os 5 anos de idade, cochilos alternados ao longo do dia são absolutamente normais, garante o coordenador do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (UnB), João da Costa Pimentel Filho. Mas você sabe qual é média do tempo de sono necessário em cada uma das faixas etárias da criança? Confira:
• Recém-nascida até os 3 meses: 16 horas.
• 4 meses: 14 a 15 horas.
• 6 meses: 13 a 14 horas.
• 1 a 3 anos: 12 horas.
• 3 a 6 anos: 11 horas.
• 7 a 12 anos: 9 a 10 horas.
• Certas crianças precisam de mais ou menos tempo.

Fonte: Márcia Lurdes de Cácia, pediatra e integrante do Núcleo permanente de Estudos sobre o Sono da SBP.
É difícil detectar problemas de sono
Garantir que a criança esteja preparada para conseguir realizar as atividades cotidianas com boa condição física e mental requer muito mais do que prestar atenção em como ela se porta durante o dia. Segundo o coordenador do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (UnB), João da Costa Pimentel Filho, “não se pode avaliar a saúde da criança só pelo estado de vigília dela, pois, na verdade, os problemas do sono são muito mais intensos e mais difíceis de serem descobertos”.
Para o neurocientista e coordenador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernando Mazzilli Louzada, um dos grandes inimigos do bom sono infantil, e consequentemente do bom desempenho escolar, são as doenças respiratórias. “Elas aumentam o número de despertares, fazem com que a criança acorde muito. Nesse caso, não é mais a quantidade de sono que deve ser avaliada, mas a qualidade”, relata.
O otorrinolaringologista e presidente da Comissão de Eventos e Cursos da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Marco César Jorge dos Santos, explica que problemas do trato respiratório são responsáveis pelo aumento da amígdala e da adenoide, o que pode ocasionar roncos e apneia do sono, afetando diretamente o descanso da criança. Além disso, ele também acrescenta que esses problemas acarretam a diminuição da secreção do hormônio do crescimento, o que impede o desenvolvimento adequado da estatura.
Devido a tantas complicações, a saúde das crianças não pode ser deixada de lado quando o assunto é sono. “Os pais devem ficar alerta às alterações para comunicar o médico, que deve estar treinado para avaliar e orientar a família para garantir que essa criança não venha a apresentar outros problemas no futuro”, finaliza Pimentel Filho.
O estudo acompanhou 39 crianças com idades entre 7 e 11 anos durante quatro noites consecutivas para determinar a quantidade de sono semanal delas, e os resultados foram certeiros: aquelas habituadas a dormir mais longamente tiveram melhores resultados nos exames de medição de QI e na apresentação de competências e performances acadêmicas.
Mesmo que os pesquisadores, em suas conclusões, assumam que a pesquisa tenha limitações pelo fato de a amostra de participantes ter sido relativamente pequena e de que a investigação deveria ter ser ocorrido por mais tempo, o coordenador do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (UnB), João da Costa Pimentel Filho, diz que a associação entre a qualidade do sono da criança e o desempenho dela na escola faz sentido. De acordo com ele, na literatura, já está provado que existe mesmo essa relação. “O sono é um estado da vida da pessoa extremamente importante devido às funções que desempenha e, se é cronicamente abalado, traz problemas sérios. Nas crianças pode resultar em problemas na aprendizagem”, explica.
Sintomas
Se o seu filho tem muito sono durante o dia, irrita-se com facilidade, muda de humor repentinamente, fique alerta: esses são os sintomas mais evidentes de que a criança pode estar tendo problemas durante o sono, de acordo com o neurocientista e coordenador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernando Mazzilli Louzada. Algumas vezes, no entanto, o cansaço pode dar lugar à hiperatividade, pois a privação do sono também dificulta o autocontrole, o que faz com que a criança fique mais impulsiva durante o dia.
Descobrir quais fatores estão impedindo que a criança tenha uma noite de sono adequada exige várias avaliações. Porém, segundo Louzada, antes de tomar alguma decisão, é necessário perceber se ela realmente está com dificuldades para ter um sono tranquilo ou se está sendo privada dessa condição pelo excesso de atividades.
Por isso, crianças que precisam acordar no início da manhã e que têm atividades contínuas ao longo do dia devem ter o sono equilibrado, ou seja, para acordar cedo é preciso dormir cedo. De acordo com Pimentel Filho, a rotina de sono deve ser condicionada pela família, e dormir na hora certa é importante em todas as fases da vida da criança. “Os pais precisam saber controlar isso, principalmente com aquelas crianças que têm falta de limites, querem ficar brincando. A falta de limites pode gerar um sono não regulado, repercutir seriamente no aprendizado e até mesmo na vida adulta”, diz.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Professores estaduais fizeram paralisação nesta quinta-feira


Jonathan Campos/Agência de Notícias Gazeta do Povo / APP-Sindicato espera a adesão à mobilização em todo o Estado dos 74 mil professores e 28 mil funcionáriosAPP-Sindicato espera a adesão à mobilização em todo o Estado dos 74 mil professores e 28 mil funcionários
PROTESTOS

Professores estaduais fizeram paralisação nesta quinta-feira

Em Curitiba, os manifestantes realizaram uma passeata pelas ruas do centro da cidade em direção ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
Mobilização em Curitiba
Os professores e funcionários da rede estadual de ensino fizeram uma passeata pelas ruas de Curitiba na manhã desta quinta-feira (30). A APP-Sindicato estima que havia cerca de 10 mil pessoas no ato. A Polícia Militar não soube informar se o número é correto ou não. À tarde, a partir das 14h30, os professores realizam uma assembleia para discutir as reivindicações da categoria na Sede do Paraná Clube.

  • Professores e funcionários da rede estadual de ensino fazem uma paralisação nesta quinta-feira (30) nas 2.139 escolas do Paraná. Em Curitiba, representantes das duas categorias realizaram uma passeata pelas ruas do Centro da cidade em direção ao Palácio Iguaçu. O sindicato das duas categorias, a APP-Sindicato, acredita que aderiram à mobilização no Estado pelo menos 95% dos 74 mil professores e 28 mil funcionários, que atendem mais de 1,3 milhão de estudantes.
O objetivo do protesto, de acordo com o sindicato, é pressionar o governo a atender as reivindicações pendentes das duas categorias. O governador Beto Richa sancionou nesta quarta-feira (29) o projeto de lei que garante um reajuste salarial aos professores em duas parcelas, 6,66% retroativo a julho deste ano e 6,65% a ser pago a partir de outubro que, unido à amortização da inflação de 5,1% concedida a todos os servidores em maio de 2012, chega aos 19,55% prometidos pelo governo à categoria em março deste ano.
Mesmo assim, os professores pedem que também seja implantada a hora-atividade prevista na Lei Nacional do Piso do Magistério, lei 11.738 de 2008, que determina que um terço da jornada de trabalho dos professores seja reservado para capacitação dos educadores e preparo das aulas. O APP-Sindicato ainda reivindica um aumento salarial de 8,59% para os demais funcionários das escolas, que sejam sanadas as dívidas referentes a promoções e progressões das duas categorias, a criação de um novo sistema de saúde mais eficaz e a abertura de novos concursos públicos.

Oito dicas para ativar e turbinar a memória.


VIDA PRÁTICA

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CÉREBRO “TREINADO”

Oito dicas para ativar e turbinar a memória.

Você é daquele tipo que costuma esquecer onde deixou o celular várias vezes ao dia? E é comum você já estar no carro e ter de voltar para casa para conferir se fechou mesmo a porta ou se não deixou a tevê ligada? Médicos neurologistas garantem que esse tipo de situação é mais comum do que se pensa. A boa notícia é que um “branco” na memória de vez em quando não quer dizer que você tenha algum problema mais sério. “Se você está nervoso, distraído ou estressado, sua atenção fica dispersa e é comum ter dificuldade de se lembrar de algumas coisas. O problema é quando esse quadro é repetitivo. Nesse caso, é bom consultar um médico”, explica o médico neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (Abneuro) Luiz Carlos Benthien. Para fugir desses lapsos, não há receita mágica, mas algumas dicas fazem diferença para manter a memória afiada mesmo com o passar dos anos. A principal é estimular a mente e se organizar. “Todos os dias, somos bombardeados por milhares de informações, preocupações e exigências, então não é possível se lembrar de tudo o que aconteceu no seu dia. Mas, quando você elege prioridades, foca no que é relevante e mantém a atenção e a concentração direcionadas, fica muito mais fácil não se esquecer do que era importante.” Para ajudar nessa tarefa, a Gazeta do Povo mostra oito recomendações que ajudam a estimular a memória:
1 - Bom humor
Décadas de compromissos registrados a lápis
Há mais de dez anos, o analista de exportação Claudio Prevedello Bento (foto) desenvolveu o hábito de ter uma agenda para anotar todos os seus compromissos. A experiência deu tão certo que agora ele não larga o pequeno livro por nada. “Mesmo com a correria do dia a dia, consigo ter meus horários bem organizados e fazer coisas que, se dependesse da minha memória, não iria lembrar”, diz. E o hábito já rendeu situações bem inusitadas. “Perdi as contas de quantas vezes me confundiram com um pastor evangélico. Como vou a todos os lugares com ela, tem muita gente que acha que é uma Bíblia”, conta, aos risos.
Mitos
Saiba o que é verdadeiro e o que não passa de lenda quando o assunto é memória:
Ingerir Ômega 3 ajuda a manter a memória?
Nem mito nem verdade – As pesquisas ainda não são conclusivas. Alguns estudos associam uma dieta rica em alimentos com ômega 3 (como salmão, sardinha e atum) com melhoras nos processos de memória. Outros descartam a relação e consideram que o efeito só é perceptível em grupos restritos de pacientes. Na dúvida, vale a pena incluir o nutriente na alimentação, porque ele comprovadamente diminui as taxas de colesterol ruim, eleva as de colesterol bom e faz bem ao coração.
Esquecimentos frequentes devem ser motivo de preocupação?
Verdade – Cada caso precisa ser avaliado individualmente, mas “brancos” muito frequentes podem ser indício de que algo está errado. Além disso, pessoas com mais de 60 anos, que têm quadros de alteração da memória recente, desorientação e repetição exagerada (falam várias vezes a mesma coisa porque não lembram o que disseram antes) precisam de avaliação médica para descartar um problema mais grave.
Alzheimer é uma doença hereditária e pode ser prevenida?
Mito – Por enquanto, o Alzheimer é uma doença sem prevenção, incurável e irreversível, ou seja, a medicação usada só é capaz de estabilizar a doença e conter sua evolução, mas não acabar com ela. O problema é genético (provocado por uma alteração nos genes) e não hereditário (causado por história familiar da doença).
Usar drogas compromete a memória?
Verdade – Pesquisas mostram que o uso de drogas, principalmente as ilícitas, como maconha, crack e cocaína, compromete a concentração e gera danos à capacidade de memorização.
Esquecimentos
Você costuma sofrer com problemas de memória? Que estratégias você tem para contorná-los?
É comum que, em um período de tristeza, nervosismo, angústia, desmotivação, luto, ansiedade, depressão ou estresse, a pessoa tenha sua capacidade de atenção e concentração diminuída, o que interfere diretamente na ativação da memória. Por isso, mantenha o bom humor, fuja de situações que provocam estresse e tire algum tempo do dia para descansar, fazer atividades prazerosas e se divertir.
2 - Sem milagres
Basta uma busca rápida na internet para ver uma lista de plantas e substâncias que prometem melhorar a memória, como o ginkgo biloba. Segundo os especialistas, nada disso tem comprovação científica. Siga apenas a prescrição médica. A medicação para Alzheimer também não tem ação preventiva, não melhora a memória de quem não tem a doença e causa efeitos colaterais nocivos a quem não teve o problema diagnosticado.
3 - Exercícios físicos
É comprovado: quanto mais ativa uma pessoa é, menor a probabilidade de ter distúrbios de memória. E os especialistas garantem que, além de ter uma atividade mental produtiva, com muita leitura, por exemplo, é fundamental exercitar o corpo. O ideal é fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana: 50 minutos três dias da semana ou 30 minutos cinco dias da semana. Marque a avaliação médica antes de começar, para determinar o exercício mais adequado para sua idade e seu tipo físico.
4 - Descanso
Enquanto dormimos o conhecimento é “sedimentado” no cérebro, por isso a fase de sono profundo é essencial para lembrar aquilo que leu, ouviu ou sentiu durante o dia. Mas vale uma ressalva: dormir bem não quer dizer dormir muito e mais vale a qualidade (com uma noite tranquila, sem interrupções) que a quantidade de sono. Cada pessoa precisa de um tempo diferente para descansar, mas acordar cansado e ficar desconcentrado durante o dia são sinais de que se deve procurar um médico.
5 - Agenda
Não adianta: se você tem vários compromissos por dia, precisa se lembrar de várias senhas ao mesmo tempo e não pode se atrasar para nada, não vai conseguir fugir da boa e velha agenda para organizar sua rotina. Para quem é mais tradicional, pode ser aquele modelo convencional, de papel. Para os mais modernos, manter uma agenda no celular ou no computador também funciona. Algumas empresas oferecem aplicativos de celular que também ajudam a organizar os horários durante o dia.
6 - Concentração
Nossa capacidade de lembrar está diretamente ligada à atenção que damos a elas. Se você não consegue se concentrar na leitura de um livro ou sai apressado – e desatento – de casa todos os dias, por exemplo, não vai memorizar essas ações e é natural que termine de ler a obra e seja incapaz de resumir o enredo. Ou chegue até o carro e não se lembre de ter fechado a porta de casa. Por isso, comporte-se de maneira consciente e se concentre principalmente em detalhes que possam ajudá-lo a se recordar das situações posteriormente.
7 - Rotina
Se você costuma chegar em casa após um dia de trabalho ou estudo e jogar a bolsa para um lado, os sapatos para o outro, deixar o celular em qualquer canto e depois tem dificuldades para se lembrar onde deixou suas coisas, não se preocupe: seu problema é desorganização, e não falta de memória. Crie uma rotina e comece a guardar tudo nos mesmos lugares, onde sempre poderá encontrá-los.
8 - Atividade
A ciência ainda não provou que ler, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas e ouvir música ajudam a conservar a memória, mas não custa tirar alguns minutos por dia para exercitar seu cérebro. Quanto mais você puder manter sua mente em atividade, melhor. O ideal é optar por livros, jogos e músicas que lhe deem prazer, o que aumenta as chances de o cérebro transformar essas informações em registros. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Melhor monitoramento da Região! Pode conferir

NO DIA DA ELEIÇÃO


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HORA DO VOTO

Prepare-se para a votação. Saiba dia, horário, locais de votação e o que permitido e proibido dentro da seção eleitoral.

Qual é o dia e o horário da votação?
Este ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 7 de outubro das 8h às 17h. Em caso de segundo turno, a votação acontece no dia 28 de outubro no mesmo horário.

Esqueci onde é o meu local de votação. O que eu faço?
Para saber o seu local de votação, basta acessar no site do TSE o menu Serviços ao eleitor, submenu Título e Local de Votação ou clique aqui. Em caso de dúvida, procure o seu Cartório eleitoral.

Que documentos preciso levar para votar? 
Para votar o eleitor deverá apresentar o documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista), sendo recomendada a apresentação também do título eleitoral.

Quem tem preferência para votar?
Terão preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.

Posso levar meu filho pequeno para votar comigo? Ou entrar na cabine de votação para ajudar um parente idoso que deseje votar?
Não há impedimento legal quanto à presença de crianças ou parentes auxiliando idosos no momento da votação. Mas, para isso, é preciso que o presidente da seção eleitoral analise caso a caso e autorize a presença de outras pessoas – além do eleitor – na cabine de votação.

Posso entrar com celular na cabine de votação?
Não. Na cabine é proibido entrar com celular, máquina fotográfica, filmadora, aparelho de radiocomunicação ou qualquer equipamento que comprometa o sigilo do voto. Se o eleitor entrar na seção eleitoral com esses equipamentos, deverá entregá-los ao mesário antes de ir para a cabine de votação.

Que roupa devo usar no dia da votação? Posso usar um broche com o número do meu candidato ou partido?
A lei permite, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato. O eleitor pode usar exclusivamente bandeiras, broches e adesivos.

Faça o teste e descubra se você está pronto para a votação


Elza Fiúza/ABr /
QUIZ DAS ELEIÇÕES

Faça o teste e descubra se você está pronto para a votação

Qual dia, horário, as principais normas e regras que você precisa saber para chegar bem preparado na eleição.
Faltam 45 dias para o primeiro turno da eleição municipal, em 7 de outibro. Você está informado sobre o pleito? Faça o teste e descubra.

Ducci e Ratinho Jr. estão empatados com 27%


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CURITIBA

Ducci e Ratinho Jr. estão empatados com 27%

Levantamento do Datafolha divulgado ontem mostra Gustavo Fruet em terceiro lugar, com 20% das intenções de voto.
Os candidatos à prefeitura de Curitiba Ratinho Jr. (PSC) e Luciano Ducci (PSB) apareceram empatados em primeiro lugar na segunda pesquisa Datafolha, divulgada ontem pela RPC TV. Em relação ao levantamento anterior do instituto, Ratinho manteve-se estável, com os mesmos 27%. Luciano Ducci, que tinha 23% em julho, subiu quatro pontos porcentuais e agora aparece também com 27% (veja infográfico abaixo)Gustavo Fruet (PDT), que até agora vinha aparecendo em empate técnico com os outros dois candidatos, oscilou de 23% para 20% e agora está em terceiro lugar.
Os dois candidatos que lideram a pesquisa divulgaram notas na noite de ontem comemorando o resultado. “Nosso crescimento mostra que a população está comparando nosso trabalho, nossa experiência e nosso time com os dos demais candidatos”, diz Ducci na nota. “A população de Curitiba está aceitando muito bem o nosso projeto e percebendo a nossa preparação, desde o início da campanha”, afirma Ratinho.
Já Fruet minimizou o resultado do levantamento. “Temos pela frente mais 38 dias de campanha até 7 de outubro, dia da eleição. As pesquisas são importantes, porém ainda devem ser analisadas com cautela neste momento da campanha”, disse, também em nota. Rafael Greca (PMDB), que oscilou de 10% para 8%, contestou os números. “Não é esta a realidade das ruas”.
Análise
De acordo com o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi, os números mostram que Fruet está estagnado, enquanto Ducci cresce e diminui o número de indecisos. Na opinião de Cervi, Fruet só teve até agora o ônus da coligação com o PT, o que lhe trouxe críticas. “Se Fruet não aparecer com a presidente Dilma na tevê, dificilmente entrará na periferia; e terá dificuldades”, afirmou.
Para Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, os principais resultados do Datafolha são a subida de Ducci e o viés de queda do candidato pedetista. “Para Fruet, acendeu o sinal vermelho. Não é nem o amarelo”, afirma. Segundo ele, isso se deve ao programa de Fruet na tevê e à menor estrutura de campanha na rua.

Temas que fascinam as crianças


Felipe Rosa/ Gazeta do Povo / Os alunos da escola Umbrella, como Monique e Anna Clara, têm a chance de brincar e aprender com os animais que são criados na instituiçãoOs alunos da escola Umbrella, como Monique e Anna Clara, têm a chance de brincar e aprender com os animais que são criados na instituição
CONCENTRAÇÃO

Temas que fascinam as crianças

Assuntos que despertam o interesse de meninos e meninas podem ser usados didaticamente para garantir a atenção dos alunos.
Castelos, dinossauros e bichinhos estão entre os assuntos que mais fascinam as crianças quando elas estão fora da sala de aula. O interesse por esses e outros temas pode servir de estímulo para que eles sejam incorporados ao conteúdo didático como forma de despertar a atenção de meninos e meninas e tornar o aprendizado mais eficaz.
Embora os educadores concordem que o planejamento pedagógico não possa ser constantemente alterado, eles defendem que o professor esteja atento ao que desperta interesse nos alunos durante as aulas e fora da escola. Com essas informações, é comum o desenvolvimento de projetos extracurriculares que entretenham as crianças.
Professores
Saiba como alguns assuntos têm potencial para serem abordados em sala de aula:
Filhotes
Embora muito presente na literatura infantil, o tema foge um pouco do conteúdo escolar. Como os alunos de até 3 anos gostam muito, costuma ser usado na pré-escola para mostrar a relação entre pais e filhos.
Dinossauros
Tema interessante dos 5 aos 12 anos. É usado em aulas de Ciências, Geografia e História para explicar como era o planeta Terra há milhões de anos.
Fundo do mar
Esse assunto é mais bem aproveitado por professores de Ciências e Biologia para explicar as diferentes espécies de peixes e anfíbios. Na educação infantil, é usado para mostrar os diferentes hábitats dos seres vivos.
Castelos medievais
Não encanta só as meninas. Para crianças de até 5 anos, é usado para contar como vivia o homem medieval. Para os maiores, aparece no conteúdo de História da Idade Média.
Guerras
O tema agrada a jovens entre 12 e 14 anos. Muitas curiosidades, como armamento e roupas, fogem do conteúdo de História e são trabalhadas em atividades extracurriculares.
Egípcios
Fora do currículo de História, professores usam o tema para mostrar aos alunos que já existiram outras civilizações na Terra, com crenças e costumes diferentes dos que existem hoje.
Dê a sua opinião
De que forma assuntos que atraem as crianças podem ser usados por pais e professores?
Na escola Umbrella, por exemplo, o currículo da educação infantil contempla assuntos de interesse das crianças. A cada ano, os professores trabalham com quatro temas diferentes, como dinossauros e castelos. “Por meio desses assuntos ensinamos conteúdos que estão no programa, como eras históricas diferentes. Fica muito mais fácil de eles entenderem e prestarem atenção”, conta a supervisora pedagógica da escola, Anna Carolina Jordan.
Atenção
Segundo os especialistas, essa é uma técnica primordial para garantir a atenção dos mais novos, que, a cada sete ou oito minutos, precisam ser fisgados por alguma coisa nova para manter o foco no que estão ouvindo. Joey Garcia, professor da pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), explica que a forma de prender a atenção dos alunos mudou significativamente nos últimos 20 anos. Antes, era muito usado o contraste de cores vibrantes ou o barulho, como bater na mesa de tempo em tempo. Hoje, são usados assuntos e personagens que despertam o interesse e mexem com o imaginário da criançada.
O mesmo artifício costuma ser usado com estudantes de até 14 anos. Além de aparatos tecnológicos e jogos eletrônicos, falar sobre guerras e a Antiguidade – mesmo que por um curto perío­do na grade curricular – atrai os jovens para o desenvolvimento de pesquisas em projetos de extensão.
Com moderação
Entretanto, a escola não pode e não deve absorver tudo que faz a cabeça dos alunos. Professores e pedagogos são contra desenhos, filmes e brinquedos que, além de serem extremamente divulgados pela mídia, reforçam o consumismo. “O papel da escola é justamente trabalhar com outros valores, despertar interesses diferentes dos quais os alunos são bombardeados a todo tempo pela televisão”, explica a diretora da Escola Projeto 21, Yara Amaral.
Sem medo
Provas com personagens infantis motivam os alunos
O uso de personagens que povoam desenhos animados e o imaginário das crianças também pode ajudar na hora da prova. Para que a criança tenha menos medo de fazer a avaliação e se sinta motivada, a Escola Santo Anjo usa uma técnica infalível: elabora questões com personagens como Peter Pan e Pequena Sereia, da Disney; os animais da série Backyardigans e a garotada da Casa Monstro. Isso vale para todas as crianças, do 1º ao 6º ano. “Quando eles começam a ler e percebem que o assunto interessa, a atenção dobra e sentem vontade de ir para a próxima questão para ver o que ela fala do personagem”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Michele Fátima de Almeida.
Família
Pais têm a chance de estreitar os laços de afeto com os filhos
Assim como a escola, os pais também podem aproveitar os assuntos que fascinam as crianças para estreitar os laços de afeto, que, segundo pedagogos, afeta indiretamente o desempenho escolar. A dica da diretora da Escola Projeto 21, Yara Amaral, é que os pais separem um tempo por semana para brincar ou conversar com a criança sobre os temas de que ela gosta, sem se preocupar com o fato de ser didático ou não. “Perceber que assuntos do jornal chamam a atenção do filho e discutir isso com ele, por exemplo, não só faz ele se interessar pelo que acontece no mundo desde cedo como aproxima a família.” A pedagoga explica que os filhos que têm esse contato com os pais tendem a ficar mais próximos, inclusive na adolescência, fase em que ocorre um afastamento.

O Cavaleiro do Óleo Ressurge


Divulgação / Nelson Rebello, o Oil Man, (à esquerda) e a equipe da Asteroide Filmes, responsável pelo curta-metragem que narra a volta do herói ciclista às ruas da cidadeNelson Rebello, o Oil Man, (à esquerda) e a equipe da Asteroide Filmes, responsável pelo curta-metragem que narra a volta do herói ciclista às ruas da cidade
CINEMA

O Cavaleiro do Óleo Ressurge

Desfecho do documentário sobre Oil Man vai ao ar no próximo domingo, na RPC TV. Curta mostra o retorno do herói curitibano, afastado por uma hérnia.
Oil Man é uma espécie de “meta-herói”. Sem superpoderes ou habilidades especiais, seu maior ato de heroísmo está, justamente, em conseguir ser um herói. Figura folclórica de Curitiba há 15 anos, completados em julho ou agosto – o próprio mito não sabe precisar o primeiro dia em que desfilou pela cidade em sua bicicleta, trajado apenas com uma sunga e besuntado com o indefectível óleo bronzeador, em 1997 — Nelson Rebello, de 51 anos é o personagem central de um curta-metragem dividido em duas partes cuja conclusão vai ao ar no próximo domingo, no quadro “Casos & Causos”, da Revista RPC, na RPC TV.
Exibição
Oil Man e a Volta do Homem Óleo
Domingo, dia 2, no quadro “Casos & Causos”, do programa Revista RPC, que vai ao ar na RPC TV, logo após o Fantástico.
Realizado pela produtora curitibana Asteroide Filmes, e escrito e dirigido pelos cineastas Guilherme Biglia e Giuliano Batista, o curta parte de um drama pessoal de Rebello, que descobriu uma hérnia inguinal unilateral e passou por uma cirurgia para removê-la, ficando três meses sem aparições públicas. Tudo começou com um infame flagrante. “Um dia, nós vimos o Oil Man andando de roupa pela cidade e tiramos uma foto, que acabou repercutindo muito nas redes sociais. Entramos em contato com ele para pedir desculpas pela superexposição e foi aí que descobrimos que ele estava de roupa porque estava voltando de uma consulta médica”, lembra Biglia, que explica a ideia do documentário: “não quisemos perpetuar a imagem dele como super-herói. Preferimos fazer uma abordagem mais pessoal, mostrando o olhar dele sobre a vida, ao invés do olhar de outras pessoas sobre ele”, explica.
Trama
Na primeira parte da produção, o espectador é apresentado à Sociedade dos Homens Óleo. Dois companheiros de Rebello, o fisiculturista Oil Rambo e o cover de Oil Man Lupcínio Meião encontram-se para receber a notícia da hérnia que pode colocar em xeque o futuro do Oil Man. Impedido de operar devido a uma taxa alterada em um dos exames, Rebello desespera-se e chega a anunciar sua retirada da Sociedade dos Homens Óleo, mas recebe, por fim, a autorização para a cirurgia. O filme foi exibido no domingo da semana passada, dia 12, com um intervalo de uma semana para arquitetar a volta triunfal e de dupla conotação do herói. “Depois que fizemos o primeiro episódio, convocamos as pessoas para fazer uma volta de bicicleta com o Oil Man no Parque Barigüi, no último domingo. Cerca de 300 pessoas apareceram e umas 60 pedalaram com ele. Tudo isso foi filmado e será incorporado à segunda parte”, conta o diretor e roteirista, que lista também outros detalhes sobre o desfecho da saga. “Vamos mostrá-lo entrando em cirurgia, a recuperação para a volta do Oil Man, o distribuidor de Matinhos onde ele compra suas sungas, e a grande volta.”
Oil Man e a Sociedade dos Homens Óleo e Oil Man e a Volta do Homem Óleo formam, juntos, o quinto curta-metragem da Asteroide Filmes e a segunda aparição cinematográfica de Nelson Rebello. Ele, que já havia filmado em 2004 o curta O Gralha e o Oil Man – Um Encontro Explosivo, do diretor Tako X, diz ter se surpreendido com o resultado, ainda que não se deslumbre com o destaque conquistado. “Os jovens [diretores] tiveram muita sensibilidade. Foi um filme muito humano, com drama, arte e show. Mas eu sou muito pé no chão, sei apenas o que é o Oil Man e sei que o sucesso não pode subir à cabeça. Uma coisa de cada vez.”
Guilherme Biglia também não esconde o valor sentimental da obra, cuja importância ele atribui a um resgate do paranismo. “O Oil Man é uma figura querida e já faz parte da história da cidade. Tudo o que fizemos foi discutido antes com ele, e seguimos a produção no seu ritmo. Sem falar que ele é um ator muito carismático, com uma presença de câmera incrível.”
Se a produção chega a uma conclusão sobre os poderes do Oil Man? O diretor e o roteirista afirma que o homem por trás da sunga é um paradoxo ambulante. “Ao mesmo tempo em que ele não passa despercebido na rua, ele não tem uma personalidade expansiva. Pelo contrário, é um cara tímido e tem uma necessidade de ficar na dele. É uma pessoa normal, que vive uma realidade diferente do resto, e nem por isso é mais ou menos louco que o próximo. A profissão e a vida dele é ser o Oil Man, ele não tem uma dupla identidade. É o Oil Man o tempo todo, mesmo quando está de roupa.”