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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Há 540 anos nascia Nicolau Copérnico, um dos pais da astronomia moderna

Nicolau Copérnico contribuiu para a mudança de paradigma na astronomia

Retrato de Nicolau Copérnico em 1580 Foto: Reprodução
Retrato de Nicolau Copérnico em 1580
Foto: Reprodução

De olho em Marte e asteroides rasantes, a astronomia ganha destaque no noticiário e ocupa, cada vez mais, um espaço central nos avanços e esforços científicos do século 21. Não seria assim se um indivíduo nascido há exatos 540 anos nesta terça-feira não fosse fascinado pelos céus. O polaco Nicolau Copérnico (Torun, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) recolocou o Sol em seu devido lugar, criou um modelo heliocêntrico e forneceu o ponto de partida para a astronomia moderna. Seu livro derradeiro, De revolutionibus orbium coelestium ("Das revoluções das orbes celestes"), foi publicado em seu último ano de vida e ensejou a chamada Revolução Copernicana.
A contribuição de Copérnico para a ciência é mais complexa do que se supõe normalmente. Não se pode dizer que ele tenha criado a teoria do heliocentrismo nem que tenha revolucionado sozinho a astronomia. De acordo com Nigel Bannister, professor do departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, o cientista não poderia ser considerado “o pai da astronomia moderna”, como muitas pessoas o tratam. “Títulos assim são sempre problemáticos. Não há dúvida de que Copérnico deu enormes contribuições à astronomia, e é certamente um dos gigantes na história da astronomia como uma ciência moderna, mas existem muitos outros que fizeram descobertas ou postularam teorias que são tão importantes quanto. Eu tenderia a chamá-lo de um dos pais fundadores da astronomia moderna, já que seu trabalho promoveu uma grande mudança na compreensão do sistema solar e do nosso lugar no universo”.
Seu trabalho promoveu uma grande mudança na compreensão do sistema solar e do nosso lugar no universo
Nigel Bannisterprofessor da Universidade de Leicester
No século 16, época de Copérnico, a teoria de Ptolomeu, de que a Terra encontrava-se no centro do universo, não era apenas observação empírica, destituída de instrumentos apropriados, mas também de crença religiosa. Para substituir o geocentrismo pela ideia de que era o nosso planeta que girava em torno do Sol, o cientista e matemático polonês partiu de fundamentos gregos propostos por Aristarco de Samos 1,8 mil anos antes. “Como era praxe no renascimento, ele foi buscar nos clássicos gregos uma inspiração”, afirma Augusto Damineli, professor de pós-graduação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). “Ele retomou a ideia de que seria mais natural que os corpos menores girassem em torno do maior (o Sol). Remontou então esse sistema que havia sido abandonado 250 anos antes de Cristo e colocou nele os avanços dos sistema geocêntrico (excêntricos, epiciclos e deferentes)”.
O polonês contribuiu para a ideia de Aristarco com relações matemáticas que faltavam no trabalho original. “Mas, infelizmente, seu argumento matemático estava errado”, afirma Bannister. “Embora tenha posicionado o Sol corretamente no centro do Sistema Solar, para reproduzir os movimentos dos planetas em sua descrição matemática, ele manteve as órbitas perfeitamente circulares que Ptolomeu havia proposto. Então Copérnico, assim como Ptolomeu, ainda precisava usar epiciclos para explicar os movimentos dos planetas. Seus epiciclos eram menores do que os de Ptolomeu, com certeza, mas era a abordagem errada”.
Mais tarde, Johannes Kepler descobriu que órbitas elípticas eram a resposta para descrever os movimentos planetários. “A tal ‘Revolução Copernicana’ precisou de várias outras contribuições para acontecer”, explica Damineli. Assim, segundo ele, a mudança de paradigma se deve ao resultado combinado da teoria de Copérnico com avanços posteriores, de nomes como Kepler, Galileu Galilei, Tycho Brahe e Isaac Newton.
A igreja e o geocentrismo
A religião acompanhou Copérnico desde cedo. Órfão aos 10 anos de idade, o garoto foi criado pelo tio, então bispo de Ermland. Mais tarde, uma de suas irmãs virou freira, e um de seus irmãos, padre. Já adulto, Copérnico conciliou suas atividades como astrônomo, matemático e jurista com o trabalho de cônego na Igreja Católica de Frauenburgo.​
Paradoxalmente, as ideias de um cientista tão influenciado pela igreja iam de encontro ao que a religião pregava. Para o catolicismo, a Terra era o centro do universo. Tratava-se de suposição válida, contando os instrumentos de observação disponíveis, a tendência ao antropocentrismo e uma interpretação rígida da bíblia. Contudo, mesmo naquela época, Copérnico não era uma voz única. Havia outros cientistas com ideias semelhantes, a quem o polonês ofereceu leituras de sua teoria antes que ela fosse publicada.
Nova vida a uma ideia antiga
O livro De revolutionibus orbium coelestium veio a público apenas em 1543, pouco depois da morte de Copérnico, aos 70 anos. Devido ao falecimento do autor e a um capítulo inicial relativizando as posições defendidas pelo cientista - supostamente escrito por outra pessoa, à sua revelia -, o material não causou grande controvérsia. Assim, o astrônomo foi poupado do fanatismo religioso que levou, no século 17, Galileu Galilei à prisão.
Estátua de Nicolau Copérnico na Varsóvia Foto: Marek and Ewa Wojciechowscy/Wikimedia Commons / Divulgação
Estátua de Nicolau Copérnico na Varsóvia
Foto: Marek and Ewa Wojciechowscy/Wikimedia Commons / Divulgação
Além de suas próprias e revolucionárias descobertas no campo da física e da astronomia, Galileu defendia e aprimorava a visão de Copérnico, em contraposição ao geocentrismo defendido pela Igreja Católica. Com essa posição, foi conduzido aos tribunais da inquisição. Acusado e ameaçado, teve de se retratar. O cientista estava certo, mas a igreja não concedeu tão rapidamente. Somente 350 anos após a morte de Galileu, no dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico.
Muito antes da inquisição, colocar a Terra no centro do mapa espacial foi um erro. Já se teorizava que o nosso planeta orbitava o Sol antes do nascimento do astrônomo polonês, em 1473. Mas os cálculos e a coragem do cientista foram responsáveis por “dar nova vida a uma ideia muito antiga e por sua adoção na ciência moderna”, segundo Bannister. Hoje, depois de muito tempo, apoiado pela astronomia e por cientistas como Copérnico, o homem enxerga mais longe.

Classificados da Copa FOLHA

O regulamento da Copa FOLHA de Tamandaré definiu 28 classificados da primeira fase, e mais os quatro melhores da edição 2.011 / 2.012, que formarão o grupo de 32 concorrentes na etapa seguinte.

Ocorrerá um jogo extra entre Tabu / Cesar Leite Automóveis x Barcelona, para definição da quarta vaga, em jogo único, local a ser decidido no arbitral da próxima quarta-feira.

Já no grupo João Gardnem, a situação de empate na quarta vaga é diferente porque três equipes chegaram juntos e destes dois serão classificados, também jogos extras. Estão classificados Menino Deus e União Ahú. O trio Estrela, Projeto CEIFAR e Lacoste decide duas vagas, de acordo com o regulamento. Sorteio indica o primeiro jogo e vencedor estará classificado, quem ficar na espera enfrenta o derrotado e o vencedor será o segundo classificado, na disputa de três.

OS CLASSIFICADOS
Grupo Jair Meira: Vila Torres, Roma, Boca Juniors e Operário Pilarzinho.

Grupo João Gardnem: Menino Deus e União Ahú classificados. Estrela, Lacoste e Projeto CEIFAR, decidem, em jogos extras, duas vagas.

Grupo Valdevino Antonio Santos: Bocaiuvense, Santíssima Trindade, União Boni e Petrópolis / Coiado.

Grupo René Vaz Bitencourt: Bad Boys, Tabajara, Cruzeiro e União Camargo.

Grupo João Antonio Gonçalves: Anjo Dourado, Tupã / Andaraki Calçados, Areias e Unidos do Capinzal.

Grupo Arnoldo Tosin: Dinamite, Imperial e Manilha classificados. Fazem jogo extra Tabu / Cesar Leite Automóveis e Barcelona.

Grupo Boleslau Boles Dranzuck: Palmeirinha, União 14, Barro Branco e Pinheirinho.
Entram na segunda fase: Deportivo Bordignon, Quatro Barras, Fênix e Pioneiro Campo Magro.

ARBITRAL QUARTA-FEIRA
Clube com qualquer questão pendente, taxa de inscrição, cheque sem a devida cobertura, taxa de arbitragem em débito, deverá cumprir com a obrigação em pleno arbitral, antes da votação para os diversos setores, quanto apresentação dos grupos. Também os problemas causados pelo Rio Verde, que prejudicaram terceiros, serão analisados.

Cartões irregulares, ainda deverão ser eliminados e cada clube da primeira fase terá direito a cinco registros, o que não prevalece para os quatro que entram agora. O Sete de Setembro está entre os quatro melhores da edição anterior, porém, não se inscreveu para a presente disputa. O arbitral, será realizado às 20 horas, na sala de reuniões da Copa FOLHA de Tamandaré.


Shutterstock / Saladas são uma ótima opção para limpar o organismoSaladas são uma ótima opção para limpar o organismo
ALIMENTAÇÃO

Detox pós folia

Cuidados simples com a alimentação podem diminuir os efeitos da ressaca e do cansaço após tantos dias de descuidos.
Depois de quatro dias de muita festa, bebidas e petiscos, o corpo sente os efeitos da falta de cuidados. O inchaço, o mal estar e a famosa ressaca escondem muitas vezes o acúmulo de toxinas no organismo que prejudicam o bom funcionamento de alguns órgãos. “A toxicidade pode causar cansaço físico, má circulação sanguínea, problemas de pele como acne, entre outras disfunções”, alerta a Dra. Tatiane N. Wagner da Bioderma Medicina e Estética.
A eliminação das substâncias tóxicas pode ser feita com o aumento do consumo de água, uma alimentação mais leve e equilibrada. Outra alternativa são os sucos desintoxicantes, produzidos com frutas, verduras e algumas farinhas como a linhaça. “Para que a ressaca se cure mais rapidamente, é necessário deixar o fígado em repouso e hidratar o organismo para eliminar mais rapidamente as toxinas. Para ativar o processo de detoxificação costumo recomendar a ingestão de chá verde, hibisco e sucos detoxificantes à base de couve, gengibre, salsa e frutas diversas”, comenta Andrea Dario Frias, PhD em nutrição.
Confira as principais dicas de Andrea para curar a ressaca pós-carnaval:
- Mantenha o organismo hidratado. Substitua as bebidas alcoólicas e açucaradas por chás e sucos naturais.
- O chá verde e chá de hibisco são ricos em substâncias detoxificantes e aceleram a cura da ressaca, além de serem práticos.
- Faça 4 a 5 refeições leves no dia, moderando a quantidade de alimentos. Essas refeições devem ser ricas em frutas, hortaliças e grãos integrais.
- Caldos e sopas leves podem ser boas opções em dias de ressaca. Prepare-os com hortaliças de cor verde escura, que são ricas em substâncias detoxificantes.
- Não consuma frituras e alimentos excessivamente gordurosos. Opte por alimentos grelhados e cozidos.

Mentes sempre inquietas


Marcelo Andrade / Gazeta do Povo / Apesar de sofrer de TDAH, Isabela Romanichen, de 8 anos, leva uma vida normal graças ao diagnóstico e tratamento ainda na infância. Na foto, a menina brinca com o irmão Pedro, de 4 anos, e ambos são observados pelos pais Patrícia Mocelin e Cláudio RomanichenApesar de sofrer de TDAH, Isabela Romanichen, de 8 anos, leva uma vida normal graças ao diagnóstico e tratamento ainda na infância. Na foto, a menina brinca com o irmão Pedro, de 4 anos, e ambos são observados pelos pais Patrícia Mocelin e Cláudio Romanichen
ESPECIAL

Mentes sempre inquietas

Um desafio para pais e professores, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem tratamento e os especialistas garantem: ter uma vida normal é possível.
Desde pequeno parece ligado na tomada. Envolve-se em traquinagens diversas e corre para lá e para cá sem que nada o detenha, nem sequer o perigo. Mas não para por aí. Tem tanta dificuldade em se concentrar que, ao ler um livro, esquece seu conteúdo logo após as primeiras páginas. Além disso, sofre de distúrbios do sono e tem uma mente que viaja na velocidade da luz.
A descrição acima mostra a vida de uma criança que apresenta um dos transtornos infantis mais comuns: a hiperatividade ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), como preferem chamar os especialistas, pois a hiperatividade por si só também é um sintoma observado em outros problemas. Segundo pesquisas internacionais, o transtorno atinge de 3% a 5% das crianças no mundo inteiro e, em cerca de 30% desses casos, o distúrbio pode persistir na idade adulta.
A Isa é um doce perigo
Com oito meses de vida, ela ficou de pé e se jogou do berço. Com um ano, caiu da mesa de jantar. Aos dois, quebrou o braço. Aos três, quase ficou cega por ter batido o olho e, a partir de então, quando os acidentes se tornaram cada vez mais frequentes, os pais de Isabela Mocelin Romanichen, hoje com 8 anos, perderam as contas de quantos ela sofreu tanto na escola quanto em casa. Ao mostrar suas cicatrizes, que revelam uma história melhor que a outra, Isabela esbanja sinceridade: “Eu gosto muito do perigo”. Esse comportamento impulsivo, caracterizado principalmente pela falta de noção do perigo, é bastante característico dos hiperativos, situação que os pais de Isabela, a farmacêutica Patrícia Leila Mocelin, 39 anos, e o administrador de empresas Cláudio Romanichen, 46 anos, descobriram apenas quando ela tinha 4 anos e meio. “Desde a gravidez, nós vimos que havia algo de diferente. Ela se mexia demais. Até os médicos reparavam”, diz Patrícia. Porém, como o conhecimento sobre o transtorno era ainda pouco difundido em Curitiba, ela só foi diagnosticada por uma especialista de São Paulo. “Atualmente, Isabela só toma remédio uma vez por dia para ir à aula, caso contrário, é o terror dos professores”, brincam os pais. Apesar do TDAH, seu boletim é de dar inveja e, para ajudar a gastar o tempo e a acabar com a energia, ela pratica tênis e piano, mas já passou por judô, karatê e ginástica olímpica. Segundo o pai, ter uma criança com TDAH é uma situação duplamente difícil. “Em um simples piscar de olhos, apesar de todos os cuidados, um acidente pode ocorrer, e, além disso, não são raras as vezes em que as pessoas não compreendem nossas dificuldades e acabam nos julgando de forma errada, como se não educássemos nossa filha direito”, desabafa. O casal ainda tem um filho, Pedro, de 4 anos, que não sofre de TDAH.
Walter Alves / Gazeta do Povo
Walter Alves / Gazeta do Povo / Andressa Louise Schlosser Neves, 15 anos, foi diagnosticada há 1 ano e meio com TDAH: após o início do tratamento, melhora no rendimento escolar e menos hiperatividadeAmpliar imagem
Andressa Louise Schlosser Neves, 15 anos, foi diagnosticada há 1 ano e meio com TDAH: após o início do tratamento, melhora no rendimento escolar e menos hiperatividade
Atenção para dar e vender
A empresária Elaini Ilse Schlosser Neves, 49 anos, sabia direitinho o que fazer quando sua filha Andressa Louise Schlosser Neves, hoje com 15 anos, tirava notas baixas nas provas: tirava a chapinha, a maquiagem e – a parte do castigo que mais doía em Andressa – os tênis, que tinham de ser substituídos por odiadas sandálias. “E o baixo rendimento escolar era apenas a ponta do iceberg, pois Andressa não conseguia se concentrar, esquecia do que lia, brigava bastante comigo e com a irmã e era extremamente impulsiva”, conta Elaini. Mas o que se pensava ser preguiça e pura travessura acabou se revelando ser TDAH. Após passar por várias escolas que em nada ajudaram, um colégio foi o grande responsável por identificar o transtorno em Andressa, há pouco mais de um ano. “Depois do tratamento, tudo mudou para mim. Minhas notas melhoraram da água para o vinho e agora consigo me concentrar. Não sou mais tão hiperativa e impulsiva”, relata Andressa, que, para quem não conseguia ler e reter as informações, agora tem a história como sua matéria favorita.
O que fazer
Veja algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença no lidar com crianças que têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:
- Aceite as limitações da criança: possivelmente ela sempre será mais ativa que o normal, mas sua hiperatividade pode ser controlada. Paciência e tolerância são as melhores estratégias.
- Providencie uma válvula de escape para a criança liberar o excesso de energia e ocupar o tempo: muitas vezes, a hiperatividade é principalmente mental. Nesse caso, diferentes atividades e esportes são uma boa pedida.
- Mantenha sua casa bem organizada: a rotina e a organização ajudam a criança a agir de modo mais previsível. No geral, garanta que ela durma cedo e alimente-se bem.
- Consulte um profissional habilitado para dar início ao tratamento adequado: o tratamento consiste em diversas etapas e, pode ou não, ser medicamentoso.
O psiquiatra infantil Maurício Nasser Ehlke explica que o TDAH é um transtorno neurobiopsicosocial caracterizado basicamente por impulsividade, desatenção e agitação, que pode aparecer em diversos graus. “No geral, existem três tipos principais: os desatentos e hiperativos, os só hiperativos e os só desatentos”, revela. “E vale lembrar que o TDAH nem sempre vem sozinho. Em pelo menos 70% dos casos, as crianças têm mais algum tipo de transtorno, como o de humor, de conduta ou de ansiedade, por exemplo.”
Genes
O neuropediatra do Hos­­pi­­tal de Clínicas da Uni­­ver­­si­­dade Federal do Paraná (UFPR) Sérgio Antonio Antoniuk conta que muitos estudos mostram tratar-se de uma disfunção cerebral hereditária. “O que acontece nessas crianças se deve a um distúrbio neuroquímico. Os principais neurotransmissores estão presentes em pouca quantidade e a transmissão nervosa entre os neurônios acontece de uma maneira truncada. Por isso, quando o tratamento exige a ingestão de remédio, especificamente o metilfenidato, que tem vários nomes comerciais, o que ele faz é facilitar a transmissão entre as conexões cerebrais”, diz Antoniuk.
Mas a pedagoga Maria Cristina Bromberg alerta: não se trata de um problema cognitivo. “A maioria dos TDAH é extremamente inteligente. O problema geralmente reside na concentração. Devido à agitação, a criança não consegue manter o foco da atenção direcionado. Assim, tem dificuldade para aprender, ouvir e até mesmo olhar”, afirma, com a experiência de quem lida com o tema há pelo menos 22 anos.
Para Maria Cristina, é essencial que as escolas se preparem para receber esses alunos e ajudem na identificação do transtorno, ao invés de se tornar mais um problema para a família. “Muitas vezes, pela grande convivência diária com as crianças, os professores são um dos primeiros a ver que algo na criança é diferente. Por isso, eles têm de ser aliados e não inimigos”, defende.
De acordo com o psiquiatra Leocádio Celso Gonçalves, muitos pais ainda têm de lidar com o preconceito, além de todas as dificuldades que a família enfrenta. “Quando a maior parte da população observa essas crianças, a tendência é culpar os pais pelo comportamento desmedido dos filhos. Como se o comportamento hiperativo fosse resultado da falta de imposição de limites e da má educação”, explica. O psiquiatra também lembra que a tendência do transtorno é melhorar com a idade, diminuindo até a intensidade dos sintomas. “Contudo, quanto antes iniciado o tratamento, mais fácil e rápido pode ser a reversão do quadro”, ressalta.
Hiperatividade X agitação
Mas como saber distinguir se o seu filho é hiperativo ou apenas agitado, como uma criança completamente normal? Isso só os especialistas podem dizer, tendo como base alguns exames e a observação comportamental. Porém, mesmo dentro do mundo médico, existem divergências.
Para o psiquiatra Maurício Nasser Ehlke, existe um superdiagnóstico de TDAH. “É errada a ideia de que agitação e hiperatividade são sinônimos perfeitos. O TDAH traz perturbação à vida familiar, faz o rendimento escolar cair e desgasta as relações sociais. Mas a confusão é frequente porque muitas crianças menores são normalmente agitadas.”
Histórias comoventes de adultos hiperativos
A reunião com todos os gerentes da multinacional para a qual trabalhava estava chata demais. Ele sabia de tudo que estava sendo dito. Por isso, Carlos* não pensou duas vezes e levantou-se da mesa de reuniões para ficar perambulando pela sala. Resultado: ele dormiu em pé por alguns minutos. Hoje, aposentado e com 72 anos, Carlos lembra-se que esta situação constrangedora havia sido um episódio de alerta. Ele tinha algo de diferente. Mais tarde, somente aos 60 anos, descobriu-se que este algo era conhecido por quatro letrinhas: TDAH. “Fui diagnosticado com a desordem muito tarde. Se isso tivesse ocorrido mais cedo, minha vida teria sido diferente. Eu poderia ter cursado uma universidade, por exemplo, mas nunca passava da primeira página dos livros. Eu poderia nunca ter feito uma estripulia que levou meu pai a me dar uma grande surra, pela qual ele nunca se perdoou e eu nunca o perdoei”, conta.
Carlos tomou medicamento (metilfenidato) por bastante tempo, mas hoje encara o golfe como seu principal remédio. “Para jogar, é preciso ter muita concentração. Assim, o jogo acabou se tornando um grande exercício para mim. Minha atenção e foco melhoraram muito depois dessa prática.”
O empresário Adriano*, 40 anos, tinha os mesmos problemas quando se descobriu com TDAH. “Fui atrás do meu transtorno, compreendi seu funcionamento e, além do tratamento, bolei uma série de estratégias para aprimorar meu rendimento no trabalho e nos estudos”, diz. Desde então, ele anota tudo que lhe vem à mente para não esquecer, tem uma agenda mais controlada, pratica alguma atividade que ajude na concentração, como ioga ou esportes, e estuda sempre copiando os trechos que lhe parecem mais importantes.


Antonio More/Gazeta do Povo / Assim como Gabriel Kienem, nenhum aluno do Novo Ateneu pode usar o celular nas aulas. A regra vale em outras escolasAssim como Gabriel Kienem, nenhum aluno do Novo Ateneu pode usar o celular nas aulas. A regra vale em outras escolas
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Regras definem comportamento

Normas de conduta escolar devem ser conhecidas e respeitadas por pais e alunosDos primeiros anos escolares – quando a criança vive experiências sem se preocupar com a socialização – até as séries que convivem com a turbulenta adolescência, é tarefa obrigatória da escola definir regras sociais claras e que favorecem a convivência e o aprendizado de todos os alunos. Normas são necessárias para definir o que é esperado, exigido ou proibido em relação aos estudantes.
Usualmente descritas no regimento interno do colégio, as regras de conduta vão além da simples definição de direitos e deveres dos jovens. Elas devem abordar também o respeito às diferenças, a tolerância e o equilíbrio entre desejos e responsabilidades. “É importante ter condutas que facilitam o aprendizado e possibilitam que os alunos aproveitem melhor as aulas e as atividades na escola”, afirma Vera Izabel Pugsley Julião, diretora do Colégio Novo Ateneu, que tem em seu site um manual de conduta.
Regimento Escolar
É o documento que estrutura, define, regula e normatiza as ações em cada escola e costuma ser disponibilizado na biblioteca, coordenação pedagógica ou site da instituição. Todos os alunos devem ter acesso a ele e, em algumas escolas, podem inclusive participar da sua elaboração.
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Que regras de convivência são usadas na escola de seu filho e poderiam ser replicadas em outros colégios?
Família
Para que crianças e adolescentes entendam e respeitem as regras, é fundamental que a família apoie o que é definido pela escola. É comum pais tentarem driblar determinadas normas, o que confunde os filhos, segundo a psicóloga Fernanda Roche, mestre em Saúde Mental Infantil e coordenadora do espaço Criança em Foco. “Se não há unidade de linguagem entre pais e escola, os estudantes não têm um contorno delineado sobre o que é ou não é aceito pelo código de valores escolar”, diz.
As regras dentro das escolas devem ser justas e equiparadas a todos, mas, além das normas documentadas, é comum que ocorram acordos informais entre professores e estudantes. Os pactos podem ser informados aos pais na reunião de início das aulas ou durante o ano letivo, conforme o desenrolar das situações. Esse é mais um motivo para que a vida escolar do filho seja acompanhada de perto.
“Os pais com filhos na educação infantil de hoje vêm de uma geração pós-ditadura que diz que quer, pode e paga, mas essa postura questionadora em relação à escola não ajuda. Quanto mais esses pais aceitarem o modelo de firmeza e carinho vindo da escola, melhor conseguirão lidar com os filhos em casa”, diz Fernanda.
Assim como há regras comuns a todas as escolas, alguns acordos variam confor­me a linha pedagógica do colégio. Ao matricular a criança em determinada escola, automaticamente, os pais estão aceitando as normas propostas.
Para ajudar o convívio e ser respeitado
• Dia do brinquedo
A relação de segurança que as crianças têm com seus brinquedos faz com que algumas escolas permitam que os alunos levem carrinhos e bonecas à sala de aula em um dia da semana, especialmente nos primeiros anos da educação infantil. Nesse momento, é preciso que os pais ajudem na escolha do que será levado, que não deve ser de muito valor ou difícil de ser substituído, evitando transtornos maiores caso haja estrago ou extravio do objeto. Alguns itens costumam ser vetados, como armas de brinquedo ou eletrônicos.
• Festa na escola
Na educação infantil, dia de aniversário é dia de festa em muitas escolas, embora algumas permitam apenas uma comemoração por mês para todos os aniversariantes do período. O mais comum é permitir a entrada dos pais do aniversariante na escola para uma celebração simples, com bolo, salgadinhos e docinhos durante o recreio. Sobre os presentes, há desde a sugestão de não haver troca até a entrega sem restrições. O ideal é que eles não sejam desembrulhados na frente dos colegas e que não haja distinção entre quem será presenteado.
• Com que roupa
Enquanto o uso do uniforme é obrigatório na maioria das escolas particulares, nas públicas, a norma passa pelo crivo do Conselho Escolar e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários. Há instituições que sugerem o uso de uniforme apenas em algumas ocasiões. No Anjo da Guarda, por exemplo, alunos só precisam estar uniformizados quando há passeios fora da escola, por questão de segurança, segundo Vera Miraglia, diretora do colégio. Outra regra comum é o impedimento do uso de roupas e artigos de times de futebol.
• Apaixonados no pátio
O namoro entre colegas não é proibido, mas as manifestações amorosas precisam ser dosadas. Problema de conduta mais comum a ser enfrentado em colégios de ensino médio, os namoricos em público podem render recados aos pais e até advertência. “Os casais podem andar de mãos dadas, mas se despedem com beijo no rosto, como acontece entre amigos. Os pais sempre são avisados, então, se os adolescentes não querem que eles fiquem sabendo, nem fazem nada na escola”, conta Vera Izabel Pugsley Julião, diretora do Novo Ateneu.
• Atividades paralelas
Ações planejadas pelos alunos, como venda de rifas, abaixo-assinado ou amigo secreto, geralmente exigem autorização da escola. Essa medida é tomada como forma de evitar constrangimento com famílias que não querem que os filhos se comprometam sem a autorização deles. Em relação a festas e atividades externas, mesmo que a escola permita a distribuição de convites a poucos alunos, é bom ter bom senso. Se a intenção é convidar apenas os colegas mais próximos, não é preciso combinar em sala de aula, na frente de toda a turma.
• De olho na saúde
Estudante doente não pode ser impedido de ir à escola, mas a família precisa ser orientada a evitar mandá-lo ao convívio de colegas. Além de preservar quem está mal, é evitada a contaminação. “Tem pai que gosta quando a escola diz que não tem problema mandar a criança, doente. Mas eles têm de pensar que, assim como a escola fala isso para eles, diz o mesmo para outros pais. Ninguém quer deixar um filho bem na escola e buscá-lo doente depois”, lembra a psicóloga Fernanda Roche. A administração de remédios deve ser feita por uma pessoa responsável na escola.
• Conectados, na aula
Na escola é assim: regra para professores e funcionários, regra para alunos. Celulares e afins precisam ficar desligados durante o horário de aula. Telefonemas, mensagens, jogos ou músicas, são permitidos apenas nos intervalos ou no recreio. Na maioria das vezes em que o telefone toca em aula, é a própria família que está ligando, conta Vera Julião. “Um dia, um professor de Matemática atendeu o celular de um aluno no meio da aula. Era a mãe do garoto dizendo que só precisava passar um recadinho rápido”, conta a diretora.

Rússia registra mais de 250 mortes por conta do frio


REUTERS/Ilya Naymushin / Baixas temperaturas registradas na Rússia já fizeram centenas de vítimasBaixas temperaturas registradas na Rússia já fizeram centenas de vítimas
INVERNO

Rússia registra mais de 250 mortes por conta do frio

Três mil pessoas também foram hospitalizadas com sintomas de congelamento parcial e hipotermiaO frio já causou mais de 250 mortes na Rússia durante este inverno - no Hemisfério Norte - e a hospitalização, com sintomas de congelamento parcial e hipotermia, de cerca de três mil pessoas, informou nesta terça-feira um porta-voz das autoridades de saúde russas.
Quase metade das vítimas foi registrada em três regiões da Sibéria: Chelyabinsk (50), Tiumen (46) e República Altaica (25).
Pelo menos 47 pessoas buscaram atendimento com sintomas de congelamento nas últimas 24 horas, entre elas seis crianças, precisou a fonte médica à agência "Interfax".
"Desde o início do inverno, cerca de seis mil pessoas sofreram com o frio na Rússia, sendo que metade recebeu atendimento hospitalar", indicou o porta-voz.
Em Moscou, seis pessoas morreram desde o começo da temporada de frio e outras 239 foram atendidas pelos serviços de saúde.
A capital russa vive o inverno com mais neve em cem anos, informaram as autoridades municipais, que no começo de fevereiro calculavam em 216 centímetros a neve que caiu desde o princípio do inverno, quando a média nos meses mais frios ronda os 152 centímetros.

Anatel multa operadoras por descumprimento de metas na telefonia fixa

A Telefônica Brasil (atual Vivo) em R$ 3,9 milhões e a Telemar Norte Leste (atual Oi) recebeu punição de R$ 4,6 milhõesA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a empresa Telefônica Brasil (atual Vivo) em R$ 3,9 milhões pelo descumprimento de metas de qualidade na telefona fixa. Segundo a portaria publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União, se a empresa renunciar ao direito de recorrer da decisão, poderá ter uma redução de 25% na multa.
A empresa informou que “está tomando as providências cabíveis” e explicou que as razões que originaram o processo administrativo referem-se ao ano de 2011 e já foram superadas com os investimentos realizados. “A operadora continua atuando para oferecer níveis cada vez maiores de qualidade”, disse a Telefônica/Vivo, em nota.
A empresa Telemar Norte Leste (atual Oi) também foi multada em R$ 4,6 milhões por descumprimento de metas previstas no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) para a telefonia fixa. A Anatel aceitou parcialmente o pedido de reconsideração da operadora e baixou em R$ 18 mil o valor da multa aplicada anteriormente.
Na semana passada, a Oi já havia recebido uma multa de R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade impostas pela Anatel às operadoras de telefonia móvel.
A Oi informou que está analisando o teor da medida anunciada pela Anatel, referente a um processo do ano de 2002, e disse que deverá recorrer judicialmente da decisão. “A Oi ressalta ainda que considera necessário, no caso de multas regulatórias, observar a razoabilidade e a proporcionalidade das multas”, informa a empresa.

Planalto anuncia medida para retirar 2,5 milhões da miséria


Antonio Cruz/ABr / Presidente Dilma Rousseff em discurso no anúncio da ampliação do Bolsa Família Presidente Dilma Rousseff em discurso no anúncio da ampliação do Bolsa Família
PROGRAMAS SOCIAIS

Planalto anuncia medida para retirar 2,5 milhões da miséria

Novo benefício social, que começará a ser pago em março por meio do cartão do Bolsa, irá transferir dinheiro extra suficiente para que a pessoa supere a linha oficial de miséria, de R$ 70O governo anunciou no final da manhã de hoje uma nova ampliação do Bolsa Família que tirará da miséria os 2,5 milhões de pessoas que ainda constam como extremamente pobres no Cadastro Único -o banco de dados federal com informações de famílias de baixa renda.
O novo benefício social, que começará a ser pago em março por meio do cartão do Bolsa, irá transferir dinheiro extra suficiente para que a pessoa supere a linha oficial de miséria, de R$ 70. Exemplo: se a pessoa ganha R$ 50, receberá do governo ao menos mais R$ 21. A nova transferência terá um custo anual de R$ 928,4 milhões.
Antonio Cruz/ABr
Antonio Cruz/ABr / A nova transferência de renda terá um custo anual de R$ 928,4 milhõesAmpliar imagem
A nova transferência de renda terá um custo anual de R$ 928,4 milhões
Com isso, o governo diz que terá retirado da extrema pobreza todos os 22,1 milhões de pessoas que, no início do governo Dilma, constavam como miseráveis no Cadastro Único.
No entanto, diferentemente do que a publicidade oficial dá a entender, para que a presidente cumpra sua promessa de erradicar a miséria, mesmo que sob critérios apenas monetários, ainda é preciso incluir ao menos 700 mil famílias (ou cerca de 2,5 milhões de pessoas) no cadastro, como a Folha mostrou no sábado.
A promessa agora é que, até o final deste ano, essas pessoas serão encontradas e cadastradas, para só então começarem a se beneficiar dos programas sociais federais.
Sem esse novo benefício, o Bolsa Família já custa em torno de R$ 20 bilhões.
A mudança de hoje é a sexta realizada pela gestão Dilma para erradicar a miséria. A medida, assim como as outras cinco, será feita por meio de uma medida provisória.
Desde que a presidente assumiu, os programas sociais sofreram repetidas mudanças, sempre buscando aumentar o número de pessoas atendidas.
Três das medidas ocorreram naquele ano e fizeram com que 3,1 milhões dos extremamente pobres deixassem essa condição: reajustes do Bolsa Família, ampliação dos benefícios do programa e a previsão de que gestantes e nutrizes pudessem recebê-lo.
No ano passado, o Brasil Carinhoso, que prevê um repasse suficiente para que a pessoa deixe a miséria, afetou um total de 16,4 milhões de cadastrados. Primeiro, ele alcançava famílias com filhos de até 6 anos. Depois, foi ampliado para famílias com filhos de até 15 anos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atenção Comunidade Escolar Ambrósio Bini!!!

          Os eventos presenciados por muitos alunos, professores e comunidade no dia de hoje foram medidas emergenciais feitas do Ministério Publico, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município.

          Queremos deixar CLARO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR DO Col Est Ambrósio Bini QUE TUDO TRANSCORRERÁ "NORMALMENTE" EM NOSSO ESTABELECIMENTO.

           ASSIM SENDO, SEMANA QUE VEM AS AULAS CONTINUARÃO NORMALMENTE, COM ALGUMAS ADAPTAÇÕES, POR UM PERÍODO PEQUENO DE TEMPO.
         
           AS DUAS SALAS DE AULAS DA FRENTE ESTARÃO TEMPORARIAMENTE FECHADAS PARA UMA REFORMA. ESTA REFORMA É NECESSÁRIA, POIS PERCEBEMOS QUE A INTEGRIDADE DE NOSSOS ALUNOS É MUITO MAIS IMPORTANTE.

            ENTÃO, PREOCUPADOS COM A SEGURANÇA  DOS DOCENTES, DISCENTES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS,  ESSAS MEDIDAS ESTARÃO SENDO TOMADAS SEM NENHUM TRANSTORNO DO ANDAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES.

            PARA QUE AS TURMAS QUE ESTARÃO TEMPORARIAMENTE SEM SUAS SALAS, VAMOS LIBERAR A BIBLIOTECA, DIVIDI-LA EM DUAS, ASSIM CONSEGUIREMOS ALOJAR TODOS OS ALUNOS.

            Queremos deixar claro que não é uma interdição, mas sim uma prevenção em relação a segurança...


Secretaria antecipa aprovação de licenças especiais


A Secretaria de Estado da Educação vai mudar o sistema de licenças especiais para facilitar o planejamento dos professores e dos demais servidores da rede estadual de educação do Paraná. Com novo modelo, o servidor que fizer a solicitação poderá saber já em março em qual período do ano ele usufruirá da licença.


O novo sistema começa a vigorar a partir desse mês de fevereiro, quando os servidores com direito à licença especial devem solicitar o formulário específico e protocolar o pedido. Nessa inscrição o servidor vai indicar em quais períodos do ano, por ordem de prioridade, ele prefere usufruir da licença. Na próxima semana a Secretaria irá estipular numa instrução normativa o período para as inscrições.

“O servidor saberá antecipadamente, já no começo do ano, qual serão os três meses em que ele irá usufruir da sua licença. A medida parece simples, mas terá um impacto muito importante na vida dos servidores e também da Secretaria, que poderá planejar melhor os trabalhos”, avalia o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Licença especial é um direito que todos servidores públicos de carreira têm. Para cada cinco anos de trabalho, o Estado concede três meses de licença remunerada, a pedido do servidor.

A Secretaria libera todos os anos cerca de 15 mil servidores, distribuídos em três períodos do ano: de 22 de março a 19 de junho, de 21 de junho a 18 de setembro e de 20 de setembro a 18 de dezembro.

“Em anos anteriores os servidores protocolavam a solicitação de licença para determinado período com até um mês de antecedência do início do benefício, o deferimento ou não saia dias antes do período pretendido e, em caso de indeferimento, sem opção de programar para um período posterior, dificultando o planejamento”, diz Graziela Andriola, chefe do Grupo de Recursos Humanos da Secretaria.

Os critérios para definir quais são os prazos por ordem de prioridade estão sendo finalizados e constarão em normas internas da secretaria.

Neste ano a Secretaria da Educação tem garantida a substituição de todos os servidores que entrarão em licença ou estarão afastados das funções. “A Secretaria tomou todas as providências e antecipou as contratações temporárias para suprir 100% das demandas das escolas da rede estadual e com isso não faltará servidor em nenhuma função”, garante Graziele.

INSCRIÇÕES PARA O GTR TURMA PDE 2012



As inscrições para o Grupo de Trabalho em Rede - GTR TURMA PDE 2012 começam a partir do dia 14 de fevereiro para os professores da Rede Estadual de Ensino. Os interessados em participar deverão estar cadastrados no Portal Dia a Dia Educação para efetivar a inscrição. 

As inscrições serão online, no endereçowww.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20.

O Grupo de Trabalho em Rede é uma atividade relacionada à formação continuada no PDE e realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, com atividades a distância e totalizando carga horária de 64 horas.

O período para a realização das inscrições será dividido em duas etapas: na primeira, a partir do dia 14 até 25 de fevereiro, poderão se inscrever todos os professores concursados, QPM e QUP, no GTR de sua disciplina de concurso ou nas áreas de Educação Especial e Gestão Escolar.

Na segunda etapa, do dia 01 a 11 de março de 2013, poderão se inscrever também os professores PSS e serão disponibilizados apenas os GTRs que possuírem vagas.

Planejamento garante professores em todas as escolas no primeiro dia de aula




A distribuição antecipada das aulas e das funções para cerca de 88 mil profissionais da educação garantiu que todas as 2.100 escolas da rede estadual iniciassem o ano letivo sem falta de professores e pedagogo. Com o planejamento da Secretaria de Estado da Educação, os 1,3 milhão de alunos que estudam em colégios e escolas em todo o Estado entraram nas salas, nesta quinta-feira (14), com tranquilidade.

A distribuição de aulas foi feita ainda em dezembro e permitiu a organização das escolas e dos professores. “Cada professor e pedagogo começou o ano letivo sabendo quantas e quais disciplinas terão no ano e também em quais escolas irão trabalhar”, disse o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a distribuição de aulas é feita antecipadamente. Em anos anteriores, as aulas eram distribuídas uma semana antes da volta às aulas, causando transtornos para professores, funcionários e, principalmente, para os alunos e familiares.

“Foi um retorno tranquilo do ponto de vista da organização das escolas. Já havíamos feito a distribuição de aula, já tínhamos a maioria das escolas organizadas”, afirmou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.

HORA-ATIVIDADE - A novidade neste ano é a redução de 16 para 15 aulas semanais para professores, dando mais tempo para planejamento, correção de provas e aperfeiçoamento profissional.

A Secretaria de Estado da Educação está elaborando um documento de orientação para garantir que a hora-atividade tenha qualidade. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (15), em Curitiba, durante reunião com representantes da APP-Sindicato e deve ser encaminhada às escolas após debate com a categoria.

A iniciativa da Secretaria é ter uma proposta pedagógica para a hora-atividade. “Não há sentido apenas o aumento da hora-atividade, mas sua organização de forma que tenhamos melhoria da qualidade do ensino e de aprendizagem oferecida ao aluno”, explicou a superintendente de Educação, Eliane Rocha.

A ideia é orientar as escolas sobre as ações que podem ser desenvolvidas durante a hora atividade como planejamento, aperfeiçoamento profissional, participação de reuniões pedagógicas, atendimento à comunidade escolar e preparação de aulas. “O documento será levado às escolas para que também elas possam debater e propor e que o resultado venha a atender as necessidades e as expectativas também”, comentou a superintendente.

O sindicato foi convidado a participar do processo de elaboração do documento. “A qualidade da implementação da hora-atividade vai trazer melhoria muito importante para a escola pública do estado do Paraná”, disse Marlei Fernandes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que é Nepotismo:



Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, e é uma palavra que derivado latim.

Originalmente, a palavra era usada exclusivamente no âmbito das relações do papa com seus parentes, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Nepotismo é diferente de favoritismo, pois o favoritismo não implica em relações familiares com o favorecido.
Nepotismo ocorre quando um funcionário é promovido por ter relações de parentesco ou vínculos com aquele que o promove, mesmo que haja pessoas mais qualificadas e mais merecedoras para o cargo. Outro exemplo de nepotismo é quando alguém é acusado de fazer fama, às custas de algum parente já famoso, geralmente se for o pai, a mãe, ou algum tio ou avô. Por exemplo: Wanessa Camargo é filha do cantor de sertanejo Zezé Di Camargo, e tornou-se conhecida inicialmente pelo grau de parentesco.
Existe também o chamado nepotismo cruzado, que é a troca de parentes entre agentes públicos para que tais parentes sejam contratados diretamente, sem concurso. Nepotismo cruzado também é o ajuste mediante designações recíprocas, ou seja, a nomeação, daqueles relacionados, que sejam parentes de autoridade, por outra autoridade do mesmo ente federativo.

Steve Martin é pai pela primeira vez aos 67 anos


 REUTERS/Danny Moloshok/Files / Filho do ator americano nasceu em dezembro, mas a notícia foi divulgada somente nesta semana Filho do ator americano nasceu em dezembro, mas a notícia foi divulgada somente nesta semana
EUA

Steve Martin é pai pela primeira vez aos 67 anos

Fontes próximas do ator se disseram surpresas pelo fato do nascimento, em dezembro do ano passado, ter ficado despercebido até agora, apesar de Martin ser conhecido por sua discrição.
O ator americano Steve Martin, casado com Anne Stringfield, foi pai pela primeira aos 67 anos, informou nesta quarta-feira o jornal "New York Post" em sua página na internet.
Fontes próximas do ator se disseram surpresas pelo fato do nascimento, em dezembro do ano passado, ter ficado despercebido até agora, apesar de Martin ser conhecido por sua discrição.
"Eles tiveram um bebê e ninguém sabe como mantiveram isso em segredo", afirmaram as fontes, que não informaram o sexo do bebê.
Segundo as amigos do ator, o casamento dele e de Anne vai muito bem, pois os dois tiveram que "trabalhar duro" para se tornarem pais.
O nascimento foi confirmado depois pelo representante de Steve Martin à revista "People": "são pais de primeira viagem e tiveram um bebê recentemente", explicou.
Martin e Anne se casaram "de surpresa", em 2007, na casa do ator, em cerimônia que contou com a presença de ícones do cinema como Tom Hanks e Diane Keaton. Os convidados não sabiam que estavam indo a um casamento, já que os anfitriões disseram que se tratava de uma festa.