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terça-feira, 8 de maio de 2012

Hospital Cajuru é condenado a pagar indenização por morte de paciente


Hospital Universitário foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a pagar indenização de R$ 150 mil aos familiares de uma paciente que morreu de meningite pneumocócica há 12 anos.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgou nesta terça-feira (8) uma condenação ao Hospital Universitário Cajuru por danos morais após a morte de uma paciente, há 12 anos. A indenização, que deverá ser paga ao irmão e à mãe da vítima, soma R$ 150 mil, além de R$ 1.572,08 a serem pagos por danos materiais e mais R$ 2 mil a serem devolvidos aos familiares por despesas hospitalares.
A sentença também fixou uma pensão mensal em favor da mãe da paciente correspondente a 2/3 da quantia de R$ 678,62, incluindo 13º salário, que deverá ser paga pelo hospital até a data em que a vítima completaria 65 anos de idade – data não informada na ação.
A paciente Solange Maira Reynaud - que não teve a idade divulgada no processo - morreu em julho de 2000 vítima de meningite pneumocócica. De acordo com os autores da ação na petição inicial, Solange deu entrada no hospital às 11 horas do dia 12 daquele mês, com fortes dores de cabeça. Para a família, houve negligência da equipe médica no atendimento à vítima, já que o exame que diagnosticou a meningite foi realizado sete horas depois de sua entrada no hospital.
Durante audiência realizada em 2011, a mãe da vítima informou que o médico que realizou o primeiro atendimento deu Plasil e Dipirona injetável à paciente. Às 17 horas, depois de ficar todo o tempo deitada em uma maca, a moça foi encaminhada para fazer exames e, à noite, veio a falecer. Segundo a ação, somente após a interferência de um médico da família, o hospital realizou o exame que diagnosticou a meningite.
Além disso, o atestado de óbito da paciente informa que a causa da morte foi meningite meningocócica, mas na realidade foi a pneumocócica. Segundo os familiares, a equipe médica foi negligente ao não se atentar para os sintomas da paciente e realizar o procedimento básico para detectar a meningite: a manobra "sinais de Kernig e Brugdzinski", que permite verificar por meio da contração de braços e pernas que há rigidez na nuca.
O Hospital Universitário Cajuru informou, na tarde desta terça, que não foi notificado oficialmente sobre a decisão do TJ-PR e, por isso, não vai comentar o caso.

Grupo pressiona deputados por aprovação de PEC contra o trabalho escravo


Manifesto pela aprovação da proposta de emenda constitucional foi entregue ao presidente da Câmara, Marco Maia. Ele, no entanto, não garantiu que matéria seja votada nesta terça.

Grupo formado pelo ministro do Trabalho, Brizola Neto, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, artistas e integrantes de movimentos socais entregaram nesta terça-feira (8) um manifesto ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pela votação da PEC doTrabalho Escravo.
A proposta tramita na Câmara desde 2001. A previsão é que ela seja votada nesta terça no plenário, em sessão extraordinária. Em visita ao Senado, a ministra de Relações Institucionais,Ideli Salvatti, disse que a proposta tem apoio do governo.
Agência Brasil
Agência Brasil / Manifesto de artistas do Movimento Humanos Direitos e representantes das centrais sindicais, de negros, quilombolas, indígenas, ciganos, entre outros grupos, a favor da aprovação da PEC do Trabalho EscravoAmpliar imagem
Manifesto de artistas do Movimento Humanos Direitos e representantes das centrais sindicais, de negros, quilombolas, indígenas, ciganos, entre outros grupos, a favor da aprovação da PEC do Trabalho Escravo
Apesar do apoio e da iniciativa do grupo liderado pelos ministros, Marco Maia lembrou que ainda é preciso buscar um acordo com os demais deputados para que haja o quorum mínimo no plenário para que a proposta possa ser votada.
"Não é garantido que ela seja aprovada, uma vez que é necessário um quorum qualificado de 308 deputados", disse Maia. Segundo ele, mesmo sem a certeza de aprovação, a proposta permanecerá na pauta desta terça.
Presente no ato, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, fez um apelo aos deputados. "O que nós queremos hoje, sobretudo, não é apenas discurso, mas o voto favorável e a presença no plenário", afirmou Rosário.
O texto da PEC prevê a expropriação das áreas rurais e urbanas onde for constatado uso do trabalho em condições análogas à escravidão. Essa regra já é implantada para as propriedades em que há o cultivo de plantas psicotrópicas.

Mark Zuckerberg, do Facebook, dá início a roadshow em Nova York


AFP / Mark Zuckerberg, presidente do Facebook.Mark Zuckerberg, presidente do Facebook.O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, respondeu questões sobre a desaceleração no crescimento da receita da maior rede social do mundo e sua compra do Instagram por 1 bilhão de dólares ao dar início a um roadshow em escala nacional nos Estados Unidos para promover a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da companhia. A operação é avaliada em US$ 10 bilhões.
Vestindo sua tradicional combinação de blusão de capuz, calças jeans e tênis, o presidente de 27 anos de idade disse que realizaria novamente a compra do Instagram caso fosse necessário, de acordo com pessoas que compareceram ao evento.
Centenas de investidores compareceram à apresentação no Sheraton Hotel, em Nova York, que foi fechada à mídia, nesta segunda-feira (7).
A maior rede social do mundo espera captar cerca de US$ 10,6 bilhões com a operação, superando os IPOs de empresas do setor de tecnologia como o Google e concedendo à maior rede social do mundo um valor de mercado próximo ao da Amazon.
A rede social, que existe há oito anos, começou como um projeto no dormitório de Zuckerberg em Harvard e indicou uma faixa de preços para seu IPO de 28 a 35 dólares por unit na quinta-feira, o que avaliaria a companhia entre 77 bilhões de dólares e 96 bilhões de dólares.
O tamanho do IPO reflete o crescimento da companhia e as expectativas positivas sobre seu potencial de geração de lucro. Muitos investidores dizem que esperam que o Facebook aumente a faixa de preços de sua oferta enquanto o roadshow segue de Nova York para outras cidades importantes, como Chicago, Boston e San Francisco.

O que o Brasil pode copiar da educação chinesa


Medidas específicas podem ser testadas em regime piloto, com boa chance de terem sua adoção recomendada em grande escala

O EXEMPLO ASIÁTICO - A China mostra que a ideia de que não pode haver educação de alto nível em cenário de pobreza é balela. No último Pisa, a província chinesa de Xangai, que tem nível de renda per capita muito parecido com o brasileiro, deu um show
O EXEMPLO ASIÁTICO - A China mostra que a ideia de que não pode haver educação de alto nível em cenário de pobreza é balela. No último Pisa, a província chinesa de Xangai, que tem nível de renda per capita muito parecido com o brasileiro, deu um show (Philippe Lopez/AFP)
Desconfio que, à medida que o crescimento chinês for se mantendo firme em período de crise no Ocidente e sua educação continuar despontando nos primeiros lugares dos testes internacionais, muita gente vai se perguntar se devemos adotar o sistema político-econômico e educacional da China. 
Com o primeiro, apesar de todas as suas virtudes, eu, pessoalmente, não me entusiasmo: para mim, a liberdade é um valor supremo, e a democracia é uma conquista inegociável. 
O sistema educacional, pelo contrário, tem muito mais virtudes do que defeitos, e imagino que você deva estar se perguntando: dá pra copiar? Deveria ser o nosso modelo?
A resposta é não. Sistemas educacionais são frutos orgânicos do desenvolvimento histórico, social e cultural dos países em que estão inseridos, bem como atrelados ao seu projeto de futuro. Faria tanto sentido ao Brasil querer replicar o sistema de Xangai quanto ao Paysandu querer fazer uma cópia do Barcelona de Messi. 
O que dá pra fazer é olhar para algumas medidas específicas e implementa-las em regime piloto em alguns locais do Brasil pra ver se funcionam. Somente depois de testadas empiricamente é que poderiam ser recomendadas em escala.
Se eu fosse um gestor público brasileiro, as medidas que testaria são essas:

MEDIDAO QUE ÉPOR QUE TESTAR
Grupos de estudo de professoresRegime de reuniões semanais e quinzenais dos professores de mesma disciplina, no nível da escola e distrito, para preparar aula e compartilhar melhores práticasHá uma heterogeneidade muito grande no sistema brasileiro e um grau de autonomia exagerado para os maus professores. O grupo de professores ajuda a popularizar melhores métodos e monitorar os piores profissionais e escolas
Implantação de um professor-líder por turmaCada turma tem um professor que é o seu principal responsável, conhece os pais dos alunos, vê se todos vieram à aula, resolve conflitos etc.Permite abolir a chamada. Cria interlocução mais direta com os pais. Aumenta o senso de responsabilidade da escola perante seus alunos.
“Empowered management”As piores escolas têm sua administração substituída por profissionais das melhores escolasResgata a qualidade das piores escolas e ainda beneficia financeiramente as melhores escolas.
Dever de casaEstipular dever de casa escrito a partir do 3º ano, começando com cerca 1,5 horas/dia e chegando até 3h/dia no fim do ensino médio, especialmente em Matemática e Ciências.Toda a pesquisa empírica mostra que o dever de casa é fundamental para a aprendizagem, especialmente em exatas. No Brasil, se faz muito pouco e muito mal. É um ritual ou punição pro aluno, não ferramenta de ensino.
Aulas de 40 minutos com intervalo de 10 minutos entre elasAo contrário do sistema de aulas de 50 minutos sem intervalosOrganiza o calendário de forma realista e coíbe atrasos de professores e alunos
Diminuição de número de funcionários fora de sala de aulaMelhorar a relação professor/não-professor no sistema.O número de funcionários em relação a professores no Brasil é incríveis 5 vezes maior do que em Xangai. Enquanto houver esse inchaço, não sobra dinheiro pra gastar no que é mais importante.
Criação de prêmios para professores e divulgação dos vencedoresOs melhores professores de cada disciplina recebem prêmios em suas escolas, depois competem com os da região, cidade etc.O reconhecimento da comunidade pode ser tão ou mais importante que dinheiro para motivar o professor.
Progressão na carreira vinculada a esforço e iniciativa individualEm Xangai, para ganhar mais, professor tem de não apenas mostrar competência como se comprometer a aumentar significativamente suas horas de treinamentoCria uma contrapartida para o aumento, alinhando o interesse do professor com o do aluno. E torna a promoção uma iniciativa individual, sem requerer negociações coletivas desgastantes.
Treinamento para diretores e professoresNinguém pode se tornar diretor de escola sem curso de administração escolar. E todos os professores passam por treinamento nas férias, todos os anos.
A função de diretor é fundamental para o bom andamento das escolas, mas os diretores brasileiros não são preparados para o cargo. Dependemos do talento e perseverança de cada um.
Os professores precisam de atualização e acompanhamento constantes para que suas aulas não estagnem.
Criar fóruns online para professoresEspaços na internet em que o professor pode interagir com colegas e com experts pedagógicos da sua área da prefeituraDiminuir o isolamento e sensação de abandono dos professores, criar uma rede colaborativa, disseminar melhores práticas de ensino e tirar dúvidas
Ter data show em sala de aula e disponibilizar materiais onlineInstalar aparelho de projeção, cuja imagem ocupa parte da parede antes destinada ao quadro negroA instalação do datashow aproveita melhor o tempo em aula, evitando a cópia. A disponibilização de material online ajuda mesmo os piores professores a dar uma aula competente.
Criação de currículoFazer com que todos os professores da sua rede saibam o que têm de ensinar, aula a aula, e as competências que o aluno deve dominar ao fim de cada bimestreÉ impossível ter uma rede com ensino de qualidade se cada escola pode ensinar da maneira que quiser e sem clareza sobre o que precisa ser atingido
Fazer escolas de um ciclo sóTer escolas que sejam de 1º ao 5º ano, outras do 6º ao 9º e outras pro Ensino MédioPermite número maior de turmas por série e a criação de grupos de estudo de professores

Escola na China aplica injeção em alunos para aumentar seu rendimento



Ação polêmica aconteceu em escola na cidade chinesa 

de Xiaogang.

Médicos aplicam injeção com aminoácidos dentro da sala de aula.

Uma experiência médica tem provocado polêmica na China: estudantes estariam tomando injeções intravenosas para se sair bem no vestibular. As experiências médicas sempre foram comuns na China, mas dessa vez estão provocando muitas discussões.
Uma escola em Xiaogang está usando injeções com aminoácidos para aumentar a energia dos estudantes, e isso é feito em plena sala de aula. Os médicos garantem que isso não faz mal aos alunos.
Chegar a uma boa universidade é visto pelos chineses como um caminho para o sucesso, e o vestibular no país é extremamente competitivo.