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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 29 de setembro de 2013

Festa da Primavera do Col. Est. Ambrósio Bini

 28/09/2013


         Ontem aconteceu o Baile da Primavera do Col. Est. Ambrósio Bini, o intuito do Baile foi de arrecadar verba para a Formatura de 2013. O Evento aconteceu no Castelinho Eventos, em Alm. Tamandaré, próximo ao Terminal Tamandaré com a presença de aproximadamente 400 pessoas e contou com a presença da Primeira Princesa da Festa do Morango Thainá Becker Stauffer, a Diretora do Colégio Ivana Barbosa, o Comediante Jefferson Todor e os Professores Anderson Luiz Ferreira da Silva, Lindomar  Oliveira e Elena Barbosa. Estes foram apenas mais um bom motivo para mostrar a beleza do Evento onde aconteceu tudo dentro do que se esperava, muitos jovens confraternizando e se divertindo, principalmente no momento que ouve a apresentação da Atriz Brenda Montilla e  a eleição da escolha da rainha da Primavera, sendo merecedora a Aluna Maria Luiza dos Santos e tudo isso foi feito sem a venda de bebidas alcoólicas onde todos puderam se divertir verdadeiramente, sem uma ocorrência sequer fora do normal,  todos adoraram  e esperam quem sabe uma outra "festa" antes do fim do ano letivo...

          E para aqueles que acham que para se divertir precisa de umas " beritas" aprendam com esta turminha de Alm. Tamandaré. Muita festa, diversão, dança, sem uma gota de álcool... " PARTIU DAR O EXEMPLO AMBRÓSIO BINI E COMUNIDADE ESCOLAR"

          Parabéns aos funcionários, alunos, professores e toda comunidade do Colégio Ambrósio Bini pelo o grandioso evento e pelo desempenho do mesmo, e um Parabéns todo especial aos ALUNOS DO TERCEIRO ANO E A PROFESSORA ELENA, QUE SÃO VERDADEIRAMENTE OS PROTAGONISTAS DA FESTANÇA....

Algumas imagens do Evento:





























































sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Richa determina reajustes para professores em setembro

O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (20) o pagamento da incorporação de 0,6% no salário dos professores da rede estadual do Paraná na folha de setembro. Além disso, Richa assegurou a implantação na mesma folha das promoções e progressões dos profissionais da educação do Estado.

20/09/2013

Richa determina reajustes para professores em setembro

O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (20) o pagamento da incorporação de 0,6% no salário dos professores da rede estadual do Paraná na folha de setembro. Além disso, Richa assegurou a implantação na mesma folha das promoções e progressões dos profissionais da educação do Estado. A medida vale para professores de carreira e funcionários da educação básica, que prestam serviços administrativos nas escolas.

O pagamento do 0,6% será retroativo a maio e se somará ao reajuste de 6,49% concedido naquele mês, totalizando alta de 7,11% sobre o piso do magistério. “A educação é a prioridade absoluta do nosso governo. Para atender a categoria estamos fazendo um grande esforço nesse momento em que o Estado se encontra no limite prudencial com os gastos funcionais”, destacou o governador.

Richa também afirmou que em outubro o governo adiantará a última parcela, de 3,94%, referente à equiparação salarial dos profissionais do magistério em relação aos demais servidores de nível técnico superior do Estado.

Com os novos índices, o aumento salarial de 2013 para os professores atingirá 11,35% e a categoria acumulará, em menos de três anos, aumentos que somam 50,16%. “Estamos empenhados em assegurar conquistas dos profissionais que trabalham pelo futuro dos paranaenses”, afirmou Richa.

Com a equiparação, pela primeira vez na história do magistério estadual, os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico superior do estado.

O projeto de lei que prevê a incorporação de 0,6% na folha de pagamento do magistério foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador junto com a última parcela da equiparação. A diferença salarial entre as carreiras era de 26%.

Em outubro, o salário de ingresso dos professores para jornada de 40 horas semanais será de R$ 2.237,08, mais R$ 649,24 de auxílio transporte, pagos em dinheiro e sem desconto de imposto de renda, totalizando um vencimento mensal inicial de R$ 2.886,32. Atualmente, o piso nacional para a mesma jornada é de R$ 1.567,00.

HORA-ATIVIDADE - Outra grande conquista é o aumento da hora-atividade para professores terem mais tempo para preparar aulas, corrigir provas e planejar as atividades. Em agosto, o segundo semestre do ano letivo começam com mais hora-atividade dentro das escolas estaduais do Paraná: seis aulas semanais para carga de 20 horas.

É o segundo aumento de tempo extra-classe para professores neste ano. Em fevereiro as escolas saíram de quatro para cinco aulas semanais de hora-atividade. “Em menos de um ano avançamos 50% na jornada de hora-atividade. É mais tempo para o professor e mais qualidade nas aulas”, destaca o secretário de educação e vice-governador, Flávio Arns.

Aumentos dos professores:

2011: 12,80%

2012: 19,55%

2013: 7,11% (com 0,6% retroativo a maio)

Total acumulado: 44,47%

2013: 3,94% (última parcela da equiparação, em outubro)

Total em três anos: 50,16%

OUTROS AVANÇOS - Além dos avanços salariais, o governo estadual garantiu aumento de 50% da hora-atividade para os professores terem mais tempo para preparar aulas, corrigir provas e planejar as atividades. Hoje, são seis aulas disponíveis para educadores que têm carga de 20 horas semanais.

Richa reforça que a prioridade concedida pelo governo estadual à educação passa também pela ampliação do quadro próprio. Nos últimos anos, 17.261 profissionais foram contratados para as escolas e está aberto concurso para mais 13.771 professores e pedagogos.

Outro investimento feito para melhorar a qualidade de trabalho em sala é a entrega de 32 mil tablets para professores preparar aulas e fazer registros de classe online. Outros 30 mil equipamentos já foram encomendados. O governo trabalha ainda para levar internet a todas as salas de aula com lousa digital.

De 2011 até agora 2,1 mil professores foram liberados para cursos de formação pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Pela primeira vez a Secretaria da Educação abriu vagas para cursos de mestrado e doutorado, sem prejuízos aos vencimentos.

Além disso, antes do final do ano letivo, cada profissional da educação já tem conhecimento de qual escola vai trabalhar no ano seguinte. Nos anos anteriores, o atraso nesse processo prejudicava os trabalhos da semana pedagógica e o início das aulas.

INVESTIMENTOS - Os recursos para o transporte escolar dos estudantes quase triplicaram. Passaram de R$ 28 milhões (2010) para R$ 90 milhões este ano. O Estado também aumentou de R$ 3 milhões para R$ 32 milhões o valor para a compra de produtos orgânicos destinados à merenda escolar.

O plano de investimentos que está sendo executado neste ano totaliza R$ 500 milhões para construção de novas unidades e reformas que vão desde pequenos reparos a grandes intervenções, beneficiando aproximadamente 1,8 mil escolas.

O governo estadual também investe na construção de 70 novas escolas. Das novas unidades que serão construídas, 18 são Centros Estaduais de Educação Profissional. Com isso, o Paraná mais que triplica a rede que oferece profissionalização. O número centros profissionalizantes subirá de cinco, em 2010, para 23 até 2014.

O novo Programa de Descentralização de Recursos vai transferir, até o fim deste ano, R$ 75 milhões para manutenção e melhorias em 500 escolas paranaenses. Em 2012, foram 176 escolas beneficiadas. Até 2010, o valor máximo liberado para reformas era de R$ 15 mil por escola.          

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reforma Ambrósio Bini

Fresquinha!!!

Nesta manhã eu estava caminhando e vendo a devastação feita pelo tempo e pelo homem no Col Est Ambrósio Bini, em Almirante Tamandaré, o Interditado, na Bertolina K. de Oliveira, Depois de algumas fotos e uma certa melancolia, ao sair me deparei com o Dono da empresa ATROS, vencedora da Licitação e responsável pela reforma, fiquei automaticamente feliz. Conversei com Jackson e neste momento ele estava ali com o Serralheiro para medir os portões que inibirão a entrada de "vândalos". Levei-o até a Escola para falar com a Valdirene( Vice-Diretora ) e pedir informação sobre a instalação de energia para o começo das obras. Por enquanto estarão fazendo limpeza e a partir de Segunda Feira  uma equipe se instalará para  iniciar efetivamente as obras. Esteve presente também o Secretário Municipal de Educação professor Zeca, que previamente teria falado com o Chefe do Núcleo Sergio Ferraz, sobre os andamentos da reforma, e a professora Noeli que está sempre com o olhar voltado ao Ambrósio.

Texto e Fotos: Professor Anderson Ferreira












domingo, 8 de setembro de 2013

Imagens 3D - Mas como enxergar 3D?

Imagens 3D

Quem nunca ouviu falar do olho mágico e suas magníficas imagens 3D? O olho mágico funciona quando você tem imagens repetitivas que quando você concentra nelas faz aparecer uma imagem em 3D de uma figura que não exisita lá! Isso mesmo, parece mágica, mas na verdade tudo funciona através de um efeito de ilusão de ótica! Os olhos parecem ter a percepção de um novo plano, onde a imagem aparecerá na sua frente em 3 dimensões.

Mas como enxergar 3D?
Aqui vamos dar algumas dicas para vocês focarem nas fotos para aparecer as imagens em 3D. A maneira aqui explicada é a mais fácil de se conseguir enxergar as fotos 3D.
1- Analise a foto que você está vendo, repare que ela segue um padrão de repetição de blocos de imagens.
2- Olhe no meio de algum ponto entre as repetições das imagens.
3- Fixe bem o olhar e aproxime a cabeça da tela do computador, deixando bem próximo por alguns segundos
4- Afaste lentamente a cabeça, mas sem perder o foco do ponto central
5- A imagem começará a aparecer.
Isso requer um pouco de treino no começo, e muitas pessoas terão dificuldades. Mas a persistência fará com que vocês aprimorem, de modo que depois que tiver acostumado, as imagens do olho mágico aparecerão facilmente sem muito esforço. Mas lembre-se sempre, FOCOno ponto, jamais distraria com outras coisas ao seu redor.
Confira nossa seleção de imagens 3D e tente descobrir a imagem que se formará na foto:

sábado, 7 de setembro de 2013

Independência do Brasil

Independência do Brasil

Ficheiro:Independencia brasil 001.jpg
No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.

Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "
Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.Em 7 de setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na então capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
 Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.