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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Capitalismo e Socialismo – Diferenças. Tem preferência ou não faz diferença para você?

Capitalismo e Socialismo – Diferenças
 Comparação entre Capitalismo e Socialismo, principais diferenças, características, resumo, diferenças entre sistema capitalista e socialista.
Principais diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo
- Capitalismo: liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia.
- Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia.
- Capitalismo: salários dos trabalhadores definidos pelo mercado.
- Socialismo: salários controlados e definidos pelo governo.
- Capitalismo: preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura.
- Socialismo: preços controlados pelo governo.
- Capitalismo: investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada.
- Socialismo: investimentos feitos apenas pelo Estado.
- Capitalismo: existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento.
- Socialismo: baixa desigualdade social.
- Capitalismo: existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas.
- Socialismo: inexistência de classes sociais.
- Capitalismo: meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada).
- Socialismo: fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo.
- Capitalismo: valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s).
- Socialismo: a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores.
- Capitalismo: existência de pobreza e miséria em grande parte dos países.
- Socialismo: o governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.
- Capitalismo: sistemas de educação e saúde público e privado.
- Socialismo: sistema de educação e saúde público.
Observação: as características apontadas são baseadas nas experiências dos países que aplicaram na prática o capitalismo e o socialismo. Foram considerados aspectos econômicos e sociais na comparação.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/capitalismo/capitalismo_socialismo.htm

terça-feira, 19 de julho de 2016

Plano de aula - DISSERTAÇÃO



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS PORTUGUÊS/ ESPANHOL

PLANO DE AULA

AULA 1 – 9º ano


            DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

            Estabelecimento: Colégio Ambrósio Bini, Almirante Tamandaré, Paraná.
            Professor Supervisor Técnico: Anderson Luiz Ferreira da Silva.
Professor Estagiário: Henrique John Krug.
            Assunto: Gênero textual dissertação e sua aplicabilidade real.
            Data: 10/05/2016.                             Horário: 07:30 às 10:00.
            Quantidade: Uma aula, de uma hora, para cada turma (03 turmas).

            CONTEÚDO

  • Será apresentado aos alunos o conceito e a aplicabilidade do gênero textual dissertação.
  • Par ilustrar a aplicabilidade, serão apresentadas situações da vida estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas) e situações da futura vida profissional (carreira pública ou privada) em que será necessário a confecção de um texto dissertativo. .
  • Nesta primeira aula, também será transmitido a noção de estrutura de um texto dissertativo argumentativo, destacando suas partes principais: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

INSTRUMENTOS (RECURSOS DIDATICOS)))

  • 40 cópias do Anexo I deste plano de aula, contendo informações sucintas sobre a estrutura de uma dissertação (de 20 a 30 linhas).

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

  • Os alunos não necessitarão de quase nenhum conhecimento prévio para o desenvolvimento deste plano de aula e desta sequência didática.
  • Todavia, é recomendada leituras diversas, de várias fontes, sobre vários assuntos polêmicos, em destaque na atualidade, para que o aluno construa um conhecimento de mundo e possua subsídios para elaborar sua capacidade argumentativa.
  • Também é recomendado um conhecimento mínimo da norma culta (norma padrão) da Língua Portuguesa.

OBJETIVOS

  • Os alunos deverão saber o que é um texto do gênero dissertação, além de conhecer suas principais características e sua estrutura física (título, introdução, desenvolvimento, conclusão) e estrutura teórica (tema, tese e argumentos).
  • Os alunos também deverão ter conhecimento de algumas situações reais de necessidade e aplicabilidade deste gênero literário, seja na esfera estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas), seja na esfera profissional (carreira pública ou privada), seja na esfera pessoal. Este objetivo também, além da aplicabilidade, tem a finalidade de alertar e conscientizar os alunos do mundo que os aguarda dentro de alguns anos (dentro de 04-05 anos), quando ingressarem na ida profissional.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Nesta aula não serão utilizados instrumentos de avaliação. Será reservado um espaço de tempo para diálogo e retirada de dúvidas sobre o conteúdo apresentado aqui.
  • Será solicitado aos alunos, para fins de fixação, que copiem o Anexo I no seu caderno. Se possível, a cópia deve ser realizada com as próprias palavras do aluno.

DESENVOLVIMENTO PROVÁVEL
ATIVIDADES DO PROFESSOR

1)      Nesta primeira metade da aula (20-30 minutos), o professor irá indagar os alunos se sabem o que é uma dissertação, a fim de sentir se a turma possui algum domínio sobre este gênero literário.

a)      O professor fará as perguntas abaixo, tentando instigar os alunos enquanto apresenta situações em que a aplicabilidade da dissertação é exigida.

Que tipo profissional você deseja se tornar quando for adulto? 

Pretendem fazer uma Universidade?

Sabem o que é uma Universidade Pública e Privada?

Sabem o que é um vestibular? Sabem o que é a prova do ENEM?

Sabem o que estes processos exigem do candidato?

Vocês sabem como expressar uma opinião ou posicionamento diante de determinado assunto?

Como obter conteúdo e subsídios para podermos nos posicionar?

Será que a dissertação só serve para o vestibular/ENEM?

Aqui será apresentada e discutida a importância deste gênero, principalmente, no processo seletivo para uma vaga em uma Universidade Pública, seja pelo vestibular, seja pelo ENEM. Será apresentado como funciona este processo e a importância decisiva deste tipo de gênero no resultado final do processo (peso). Será explicado o porquê este tipo de texto é exigido do candidato e o que ele exige do candidato.
b)     Neste ponto, após instigar os alunos sobre a importância deste gênero literário, o professor irá repassar o conceito de dissertação aos alunos. Os alunos terão o Anexo I em mãos para acompanhar o conceito.
O que é uma dissertação?
            Dissertação é um tipo de texto (gênero textual) que se caracteriza pela defesa de um ponto de vista do autor (tese), através de argumentos (dissertação argumentativa), sobre determinado assunto (tema). Para defender seu posicionamento, o autor utiliza seu conhecimento de mundo para se posicionar, opinar e criar seus argumentos. Utiliza fatos e dados par reforçar sua opinião, de forma a tentar convencer/conscientizar o leitor sobre seu posicionamento.
             Cabe lembrar que um texto do tipo dissertação pode ter várias páginas, todavia, vamos abordar o tipo de dissertação mais utilizado na vida estudantil e profissional, que é a dissertação cobrada em vestibulares e concursos públicos (de 20 a 30 linhas).
c)      Logo após esclarecer o conceito de dissertação, o professor irá realizar outras perguntas aos alunos, visando à aplicabilidade da dissertação na futura vida profissional dos alunos (carreira pública ou privada).
Sobre Carreira Pública
Vocês sabem o que é um concurso público?
Sabem com que idade vocês podem prestar um concurso público?
Sabem o que é necessário, como requisito, para prestar um concurso público?
Vocês sabem quais são os benefícios da carreira pública?
Vocês sabem quanto ganham aproximadamente profissionais concursados?
Sobre Carreira Privada
Vocês sabem o que é uma entrevista de emprego?
Se vocês fossem os chefes de uma empresa, e tivessem apenas uma vaga para vários candidatos, como vocês escolheriam este candidato?
Será que é importante saber se posicionar, manifestar sua opinião?
Sabem o que é preconceito linguístico?
2)      Nesta segunda metade da aula (15-20 Minutos), após tratar sobre a aplicabilidade e importância do gênero dissertação, o professor irá apresentar a estrutura básica de um texto dissertativo composto de 20 a 30 linhas (o mais comum). Será apresentado aos alunos as principais partes da estrutura física da dissertação: título, introdução, desenvolvimento e conclusão, além das principais partes da estrutura teórica da dissertação: tema, tese e argumentos.


  Será apresentada cada parte da estrutura do texto dissertativo:

ESTRUTURA FÍSICA DA DISSERTAÇÃO:

Título: É o nome do texto. Recomenda-se que sempre seja inserido um título para o texto dissertativo. Só não coloque o título se as instruções da atividade de texto solicitarem para não colocar. O título deve estar relacionado com o assunto ou com o posicionamento do autor. Recomenda-se que o título seja criativo e sugestivo.
Introdução: Recomenda-se que na introdução sejam explicitados e apresentados, tanto o assunto-chave da dissertação (tema), como a apresentação da ideia ou do ponto de vista do autor diante do assunto (tese). O ideal é que, ao ler a introdução, o leitor já saiba qual é o assunto-chave (tema) e, também, tenha uma ideia sobre o ponto de vista do autor sobre o assunto (tese).
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.
Desenvolvimento: Nesta parte o autor irá expor seus argumentos para defender seu ponto de vista ou ideia sobre determinado assunto (tese). O autor utilizará seu conhecimento de mundo, fatos e dados para fundamentar seus argumentos. Normalmente há de um a três parágrafos dedicados para a argumentação. Recomenda-se que cada argumento apresentado seja trabalhado em um parágrafo inteiro.
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 10 a 20 linhas.
Conclusão: Aqui o autor deverá dar um desfecho coerente com o assunto-chave da redação (tema), com o ponto de vista do autor (tese) e com os argumentos apresentados. Recomenda-se que na conclusão o autor retome o assunto (tema) e o ponto de vista (tese) de forma mais incisiva e firme do que durante o texto, de forma a firmar sua posição e concluir o texto.
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a conclusão tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.

ESTRUTURA TEÓRICA DA DISSERTAÇÃO:

TEMA é o assunto-chave de uma redação.

TESE é o ponto de vista do escritor sobre o Tema, ou seja, é o ponto de vista sobre o assunto-chave da redação.

ARGUMENTOS são as justificativas, explicações, exemplos, entre outras formas, que vão sustentar e fundamentar o ponto de vista (Tese) sobre o assunto-chave (Tema).


3)       Na parte final da aula, se possível, será reservado um tempo para o diálogo e explicação de eventuais dúvidas sobre o gênero apresentado.

ATIVIDADES DOS ALUNOS

1)      Nesta primeira aula, os alunos serão convidados para acompanharem e dialogarem com o professor, principalmente, no momento da explanação da importância e aplicabilidade do gênero dissertação.
2)      No fim da aula, será solicitado aos alunos que copiem o Anexo I para o caderno, mas, de preferência, que copiem o conteúdo utilizando suas próprias palavras. Este exercício visa à fixação do conteúdo, na medida em que incentiva o aluno a entender o texto contido no anexo para poder explica-lo com suas palavras.




     REFERENCIAS::
Franco, Jefferson Luiz. Livro de Prática Pedagógica V.. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Cruz, Eliane Travensoli Parise. Livro de Estágio Curricular Supervisionado em
Língua Portuguesa e Literatura I. UEPG, 2011. Ponta Grossa PR.

Zanon, Denise Puglia. Livro de Didática. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Saleh,  Pascoalina Bailon DE Oliveira. Livro de Prática Pedagógica I. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Raupp, Eliane Santos. Livro de Língua Portuguesa I. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Raupp, Eliane Santos. Livro de Língua Portuguesa II. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Roman, Elódia Constantina. Livro de Língua Portuguesa III. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Roman, Elódia Constantina. Livro de Língua Portuguesa IV. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

FUVEST.Provas de concursos vestibulares. Disponível:< ttp://www.fuvest.br/vest2009> Acesso em: 02 abr. 2016.

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Introdução ao Estudo da Dissertação - Parte 1. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8522> Acesso em: 05 mai. 2016.

 

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Tema, Tese e Argumento - Parte 2. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8521> Acesso em: 05 mai. 2016.

 

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Estrutura da Dissertação - Parte 3. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8523> Acesso em: 05 mai. 2016.

domingo, 17 de julho de 2016

Conheça o Programa PEV ( Projeto Egressos Voluntário) e venha fazer parte desta família


  • Esta página está sendo criada com o objetivo de atrair ex-alunos do Col. Est. Ambrósio Bini para participar do Programa PEV (Projeto Egressos Voluntários)

Acesse o link abaixo para ver no Facebook:

https://www.facebook.com/pevambrosiobini/photos/a.1692138231071325.1073741827.1692135234404958/1692859694332512/?type=1&theater



Mutirão para Limpeza do Col.Est. Ambrósio Bini - O Retorno

Viagem no tempo/ dez anos de abandono do AMBRÓSIO BINI - Paraná.wmv

Colégio Ambrósio Bini - A Valorização dos Bons!!!

Entrega do Certificado 

aos Alunos Destaques do 1° Trimestre do Colégio Estadual Ambrósio Bini - Alm. Tamandaré - Pr.


No Plano de Ação da atual Gestão tem como meta a valorização dos Alunos, Professores, Funcionários e Toda Comunidade Escolar Ambrósio Bini e a entrega do Certificado de Desempenho aos alunos destaques é um dos caminhos que a Escola (Direção, Orientação Pedagógica, Professores, Agentes I e Agentes II, mais o Conselho Escolar e APMF) colocou em ação neste primeiro semestre. A princípio parece algo simples, mas estamos percebendo o efeito positivo que esta singela atitude está provocando, muitas pessoas já nos falaram o quanto repercutiu positivamente na Comunidade.

Estamos muitos agradecidos a todos que estão se empenhando para que nosso Querido Colégio se torne realmente uma instituição de Qualidade, tanto como formador de cidadãos como futuros profissionais. Queremos deixar bastante claro que a participação da família é fundamental para que consigamos chegar ao objetivo desejado. 
Aproveito para Parabeizar todos os Pais que receberam os convites da Escola para estarem neste momento com seus filhos e se fizeram presentes e até participaram das fotos, foi um momento mágico para todos nós, agradecemos de Coração.
E para finalizar queremos dizer que no segundo trimestre teremos critérios mais claros e bem definidos para os alunos destaques, esperamos que toda comunidade colabore e que sejamos um Exemplo de Escola e Educação...
Boas Féria a todos e até dia 01 de AGOSTO, com todo o pique que a Escola merece. 

Obrigado, A Direção.












sábado, 16 de julho de 2016

Carta aos Eleitores de Tamandaré


            Prezados Eleitores, estamos próximos de mais uma eleição para Prefeitos e Vereadores e estou escrevendo este texto para informá-los que não participarei deste pleito, antes de qualquer coisa, quero agradecê-los pela confiança nas eleições passadas.
             Acredito que muitos sabem que participei das Eleições para a Direção do Colégio Estadual Ambrósio Bini, juntamente com o Professor Lindomar Miranda e, Felizmente, fomos Eleitos e assumimos a Direção do Colégio em 22 de Fevereiro deste ano. Este é o único motivo, motivo suficiente para não ser Candidato a Vereador, pois os compromissos e responsabilidades que assumi são incomparavelmente mais importantes, neste momento. 
           Não sou de deixar de uma luta por outra, e minha luta agora é com o Colégio Estadual Ambrósio Bini, Professores, Funcionários, Alunos, Pais e toda Comunidade Escolar. Esta luta é por uma Escola de Qualidade, Democrática e Cidadã. 
               Espero que possam encontrar outro candidato para confiar os seus votos, neste momento não tenho nenhuma indicação, mesmo porque, o que eu faria não acredito que outros façam por mim. Se por um acaso eu encontre alguém que esteja afinado com meus ideais e comprometimentos com o Povo e o Município de Almirante Tamandaré, pode ser que eu declare o meu apoio. Por enquanto Votemos na Legenda 27 (PSDC) que é o Partido que estou Filiado.
Agradeço e Boa Eleição para Todos...

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Apagador



O Apagador
Apaga, apaga a dor apaga
Nas salas esquecidas hoje reconstruídas
No vazio era poeira
Abandonado era sujeira
Trouxe o giz o mestre
Trouxe à classe os semestres
Bimestres, trimestres.
Nas mãos o saber riscam o quadro
Cada palavra um ditado
Mas no final de cada ensinamento
Vem espaço para o próximo Noviciado
Aquilo ensinado com esplendor
Vai colocar em cena o apagador.
(Adryelle Maris Ferreira da Silva)

domingo, 31 de maio de 2015

10 Dicas para Mandar Bem na Redação

10 Dicas para Mandar Bem na Redação

Escrever requer treino, atenção e muita leitura. Para você que quer praticar, segue algumas dicas que o ajudarão nesta tarefa.

10 Dicas para mndar bem na redação

terça-feira, 26 de maio de 2015

O Texto por si só é uma dádiva aos olhos daqueles que verdadeiramente enxergam

“Basta de textos fracos e previsíveis que, em nome da ecologia, da moral, da história, ou da ciência, estão enchendo de banalidades e de narrativas idiotas as bibliotecas das escolas públicas e privadas do país. Vamos ao que interessa: a formação de leitores verdadeiramente conscientes, porque instalados na fortaleza literária, na formação filosófica, para as possibilidades de um mundo que não está pronto ainda, está apenas formando para as diferenças, para as pluralidades, para a democracia verdadeira”.

O Texto por si só é uma dádiva aos olhos daqueles que verdadeiramente enxergam
Existem textos fracos? Previsíveis? Banais? Responder estas questões pode ser uma afronta à Doutora Graça Paulino, no entanto sem medo de expor uma opinião a respeito do tema abordado, a resposta é não. Podem-se ser considerados tais adjetivos, as maneiras, metodologias de como serão trabalhados “esses” textos.  Por mais que aparentam ser simples e singelo, previsíveis ou banais, não os são, pois dentro dos contextos que se encontram pode-se levar aos alunos uma riqueza tão grande quanto texto de “fortaleza literária” e pode até ser considerado contraditório exigir do aluno uma consciência literária antes mesmo de mostrar o alicerce, cujo ainda está em formação.
O trabalho do Professor mediador é importantíssimo e fundamental para que alunos tenham a partir de textos “medíocres” uma visão crítica, fazendo-os enxergar além do texto, levá-lo ao seu mundo, a sua realidade ao seu eu social. Desta maneira, com o passar do tempo e contato com textos cada vez mais filosóficos, gradativamente, ele se tornará o leitor que se almeja, um leitor consciente, crítico, indagador, investigativo, e assim perceber-se-á que daqueles textos iniciais foram os primeiros degraus, que se não os tivesse, talvez fosse incapaz de se chegar ao topo.

Portanto, um grande leitor depende de um grande instrutor (Professor), aquele que vai abrir seus olhos para as pequenas e para as enormes “coisas” (temas relevantes dentro de uma perspectiva do aluno e seu mundo individual e social). E isso transcorrerá normalmente nos mais variados tipos e gêneros textuais.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Confronto entre Governo do Paraná e Servidores / Professores

Base governista ignora batalha campal e aprova lei da previdência

Alheios ao confronto que deixou 213 feridos, 31 deputados chancelaram projeto do governo


Durante a tarde de quarta-feira (29) um novo conflito, entre servidores e policiais militares eclodiu na região do Centro Cívico em Curitiba. Segundo informações do G1 Paraná, há registro de feridos no local. Por volta das 15h20 professores tentam se esconder na prefeitura de Curitiba. Policiais voltaram a atirar bombas nos professores e a Guarda Municipal foi acionada para comparecer ao local.

A categoria está em greve desde sábado (25) e milhares de alunos estão sem aula. Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, segundo a Guarda Municipal. Desses, 42 precisaram de atendimento médico.

Às 16h, milhares de manifestantes tentavam ultrapassar a barreira humana feita pelos policiais para poder acompanhar a sessão. A polícia usou bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha e gás lacrimogêneo, de acordo com os manifestantes.
A aprovação das mudanças, em primeiro turno, ocorreu em uma sessão na tarde de terça-feira com 31 votos favoráveis e 20 contrários. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário.


RESUMO (Até ás 17h30)
- Deputados tentam votar projeto que altera custeio da ParanaPrevidência
- Emendas já foram aprovadas, e 2ª discussão deve ocorrer ainda hoje
- Policia e professores ficaram mais de duas horas em conflito
.- A todo momento se ouvia barulho de bomba e de tiros de balas de borracha
- Guarda Municipal afirma ter atendido mais de 100 feridos
- No Plenário, deputados falam sobre embate.
Professores feridos buscam refúgio na Prefeitura de Curitiba - Foto: Samuel Nunes - G1

Habeas Corpus


Foi revogado no inicio da tarde de hoje pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) o habeas corpus que permitia a entrada dos servidores na Assembleia Legislativa do Paraná durante a votação do projeto que altera o Paranaprevidência. As informações são da CBN Londrina e do Paraná Online.
O habeas corpus foi conseguido ontem pelos sindicatos para acesso à Casa para acompanhar a segunda votação do projeto Agora só será permitida a entrada dos presidentes das entidades que representam o funcionalismo público do Estado.
Os professores que estão no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (29), bloquearam todas as entradas possíveis dos deputados na Casa. A votação para o projeto que prevê modificações na previdência do funcionalismo público deverá ir ao plenário por volta das 14h30.
Com esse bloqueio pode haver confusão no entorno da Alep. Apesar de o cordão feito pelos manifestantes, a relação entre professores e policiais se mantém calma. O clímax deve acontecer quando os parlamentares começarem a chegar para a sessão.
A manifestação começou na Praça 19 de Dezembro e os professores caminham em direção à Alep, direto ao encontro dos mais de mil policiais que bloqueavam o acesso. Quando se aproximaram da Alep, não conseguiram colocar o caminhão de som da APP-Sindicato mais a frente, na Cândido de Abreu, e houve confusão.
Um ônibus da PM foi enviado para bloquear a passagem do caminhão de som e um dos professores causou alvoroço ao tentar impedir a passagem do veículo. Ele deitou no chão, em frente ao gigante e muitos manifestantes se juntaram ao ato. Um cordão feito pelos professores, além dos que estavam no chão, impediu que o ônibus passasse. Para evitar que algo pior acontecesse, o veículo não saiu do local.


Alheios a tudo que se passava do lado de fora do plenário da Assembleia Legislativa, os deputados governistas pareciam participar de mais um dia normal de sessão. Com exceção do líder do Executivo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), 30 parlamentares aliados permaneciam impassíveis em suas cadeiras, sorrindo e jogando conversa fora. No comando de todos eles, o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), afirmou apenas que “lá fora, o problema é da segurança pública, não da Assembleia”.



 
 









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