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sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto de Pesquisa - O Ser Humano é por Natureza um Jornalista


AVM Faculdade Integrada
Português para Jornalistas
Anderson Luiz Ferreira da Silva







O Ser Humano é por Natureza um Jornalista










Almirante Tamandaré
2013

AVM Faculdade Integrada
Português para Jornalistas
Anderson Luiz Ferreira da Silva







O Ser Humano é por Natureza um Jornalista


Projeto de pesquisa apresentado à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Sandra Brant





Almirante Tamandaré
2013


SUMÁRIO
  1.  Introdução .............................................................................................................4
  2.  Tema .................................................................................................................5
2.1. Problema...... ...................................................................................................5
3.   Justificativa .........................................................................................................6
4.    Objetivos ...........................................................................................................7
4.1. Objetivo Geral ...................................................................................................7
4.2.  Objetivo Específico ...........................................................................................7
5.     Revisão de Literatura .......................................................................................8
6.     Metodologia ....................................................................................................10
7.     Referência Bibliográficas .................................................................................11



1.           INTRODUÇÃO
Neste projeto de pesquisa você entrará em contato com um assunto, cuja história, você também é um “protagonista”. O tema abordado diz respeito de uma faculdade humana, que só será realmente entendida, muito tempo depois, que é o pensamento jornalístico. E por intermédio de análises de bibliografias históricas, perceber-se-á que desde tempos remotos a concepção da faculdade jornalística sempre esteve presente no ser humano, sendo assim qualquer indivíduo que viva numa sociedade, por natureza, é um “Jornalista”.


 2.           Tema:
O jornalismo é por natureza uma faculdade humana
2.1.     Problema:
Como podemos afirmar que o jornalismo faz parte da natureza humana?



3.           Justificativa:
 O tema transcorre da observação de que cada indivíduo social, desde a sua existência, constitui características básicas, naturais, para o envolvimento intelectual e ou profissional, numa área de grande importância contemporânea que é o Jornalismo. Sua influência sociopolítico-econômico é de fundamental apreciação para a sociedade em todas as épocas. Tomemos consciência que tais informações tanto podem ser para o bem, mostrando, informando, esclarecendo toda uma população, sobre os seus direitos de cidadãos e ou consumidores, como também podem ser negativas, tentando manipular, ludibriar e tirar proveito com informações errôneas com intuito apenas financeiro, e isto acontece quando não existe respeito, responsabilidade, moral e ética. Infelizmente acontece e muito. As informações desta observação tem uma relevância científica, partindo do princípio que o pensamento jornalístico sempre esteve presente, e com esta pesquisa nortear-se-á a partir de inúmeros objetos para a constatação desta tese tentando, quem sabe, conseguir elementos suficientes para entender melhor todo o universo ligado ao Jornalismo mundial.


 4.           Objetivos:
4.1.            Objetivo geral: Caracterizar o ser humano em sua prática comunicativa mostrando o seu perfil jornalístico ao longo da história.
4.2.       Objetivos específicos: Desenvolver uma pesquisa histórica desde a antiguidade até os dias de hoje, evidenciando o ato da comunicação traçando um paralelo com a função jornalística.



 5.           Revisão de Literatura:
Antes mesmo do conceito de Jornalismo, percebe-se notadamente sua ação efetiva utilizada nas mais primitivas das civilizações. Toda e qualquer manifestação feita com a intenção de mencionar, publicar, informar, dar notícia sobre um fato ou acontecimento está ocorrendo o “Jornalismo”, assim, pode-se dizer, que todo ser humano por natureza tem “enraizado” em seu íntimo a sabedoria de um “jornalista”.
Giovanninni (1987) argumenta “O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas, sem muita exatidão, mas é necessário afirmar que ela sempre existiu, e acompanhou a evolução biológica do homem”.
Maria Do Socorro Ricardo (2008) comenta:A história do jornalismo é a história da comunicação desde a pré-notícia com sinais de fumaça até os veículos multimidiáticos atuais. Como se propagam as informações? Hoje, a notícia espalha-se num piscar; Brasil acessa o acontecimento on-line em Portugal e vice-versa; o que ocorre agora no outro lado, o mundo virtual, dificilmente, desconhece; pós-Escola de Sagres, pós-caravelas e pós-descobrimentos e colonizações. O mundo é outro. É o que se deslumbra a cada semana, a cada dia”.
A necessidade de saber sobre os acontecimentos, no decorrer da história, propiciou a sociedade, de certa forma, um amadurecimento, pois ao passo que as pessoas ficam sabendo daquilo que acontece ao seu redor, elas conseguem antecipar ações e ou metodologias para resolver assuntos cujos quais estarão interligados no desenvolvimento desta mesma sociedade.
Percebe-se ainda através de um outro texto alguns dos vários argumentos possíveis para reforçar esta tese que antes mesmo do conceito de Jornalismo a necessidade e evidência “jornalística” estava intrinsecamente ligada ao Ser Humano. Cita-se então uma passagem da Bíblica, que é de conhecimento geral, escrito por Êxodo:
Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. No sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos de Deus, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre YHWH (ou JHVH) (em aramaico e hebraico quer dizer: Deus, Javé, Geová) e povo de Israel”.
Então, com esta passagem tenta-se reforçar a ideia de jornalismo como atividade humana antes mesmo do conceito de Jornalismo, pois os Dez Mandamentos, foi amplamente divulgados, com a mesma intenção que Jornalistas hoje divulgam suas notícias e conhecimentos dos fatos que ocorrem no cotidiano.


 6.           Metodologia:
A Metodologia utilizada neste projeto de pesquisa se desenvolverá de maneira qualitativa, pois permitirá considerações subjetivas dos seres e a interação dos sujeitos, desenvolvendo e compreendendo os resultados individualizados em relação à interação no ato da comunicação como meio de divulgar fatos cotidianos num interesse “midiático”, sem a pré-conceituação de jornalismo ao longo do tempo.
Sendo assim, serão abordados vários autores comentando sobre o processo e evolução da comunicação dos indivíduos desde épocas remotas e ao analisar estes argumentos teremos como intuito, mostrar e deixar claro a todos, que mesmo antes do surgimento do Jornalismo, este conceito já estava presente na humanidade. E se, este conhecimento, já esteve presente antes mesmo do seu nascimento, fica óbvio entendermos que a tese em questão seja realmente correta.


 7.            Referências Bibliográficas
GIOVANINNI, Givani, Evolução na Comunicação, editora Nova Fronteira (1987).
RICARDO, Maria Do Socorro, Ensaio A História do Jornalismo em Santana do Ipanema Al. (2008). Portal Maltanet.
Êxodo, O Segundo Livro de Moisés Chamado; Capítulo 20: 1 a 17.
http://moodle.posavm.com.br/pluginfile.php/20483/mod_resource/content/6/0/uni4/uni4_cap1.html

quinta-feira, 21 de março de 2013

Instalação de estação-tubo em pleno calçadão chama atenção de pedestres


Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo / Estação-tubo é implantada no calçadão da Rua XVEstação-tubo é implantada no calçadão da Rua XV
CURITIBA

Instalação de estação-tubo em pleno calçadão chama atenção de pedestres

Dois tubos anexos são colocados no final da XV de Novembro, onde ônibus não trafegam.
Quem transitava pelo Centro de Curitiba, nesta quinta-feira (21), não pôde ficar impassível diante de uma cena curiosa: funcionários da prefeitura trabalhavam na instalação de uma estação-tuboem pleno calçadão da Rua XV de Novembro. Como os ônibus não passam por ali, os transeuntes se perguntavam porque as estruturas modulares eram armadas no local.
No início da tarde, dois tubos anexos já estavam montados no final do calçadão, início da Avenida Luis Xavier. Faltava as paredes de acrílico serem afixadas pelos funcionários, que trabalhavam sob olhares curiosos dos que passavam pelo local.
A Urbanização Curitiba S/A (Urbs) pôs fim à especulação no fim da tarde desta quinta-feira. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa que administra o transporte coletivo explicou que a implantação da estação-tubo no calçadão faz parte das comemorações do aniversário de Curitiba e do cinquentenário da Urbs.
Os tubos vão ficar no local por duas semanas, mas a data de lançamento ainda não foi definida. Na estação, a Urbs vai instalar uma pequena sucursal do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, que será aberta à visitação. O objetivo é que as pessoas possam ver de perto como funciona a unidade, por meio da qual a empresa monitora as câmeras de segurança instaladas em ruas e terminais de Curitiba.
A estação será equipada com monitores e sistemas iguais os usados no CCO. Os curitibanos poderão acompanhar o trabalho dos agentes, checando em tempo real o que acontece no trânsito.
Atualmente, 24 câmeras estão instaladas em ruas de Curitiba, visando o monitoramento do tráfego nos respectivos cruzamentos. Outros 208 equipamentos permanecem em estações-tubo e em terminais. Além disso, os ônibus começaram a ser equipados com dispositivo que permite acionar o CCO em caso de imprevistos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Doenças associadas à obesidade custam quase meio bilhão de reais por ano ao SUS


Doenças associadas à obesidade custam quase meio bilhão de reais por ano ao SUS

Ao todo, há 14,8 milhões de brasileiros obesos.
As doenças relacionadas à obesidade custam R$ 488 milhões todos os anos aos cofres públicos, informou nesta terça-feira (19) o Ministério da Saúde. Dados divulgados pela pasta indicam que 25% desse valor destinam-se a pacientes com obesidade mórbida, que, segundo o ministro Alexandre Padilha, custam cerca de 60 vezes mais do que uma pessoa obesa sem gravidade.
A pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) que apontou esses valores considerou dados de internação e de atendimento de média e alta complexidades relacionados ao tratamento da obesidade e de outras 26 doenças relacionadas, como alguns tipos de câncer, isquemias cardíacas e diabetes.
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita em 2011 pelo Ministério da Saúde, revelou que a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8% entre 2006 e 2011.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2009 apontou que 21,7% dos brasileiros que têm entre 10 e 19 anos apresentam excesso de peso; em 1970 esse índice era 3,7%. Segundo os dados, 1,14% das mulheres e 0,44% dos homens apresentam obesidade grave, o que representa 0,8% da população.
Ao todo, há 14,8 milhões de brasileiros obesos. O número equivale à quase metade dos obesos dos Estados Unidos. De acordo com Padilha, considerando as pessoas com até oito anos de estudo, o número de obesos é o dobro do verificado entre a população que frequentou a escola por mais tempo. Ele também ressaltou que a maior parte dos obesos está na população mais pobre.

Enem dá nota máxima a erros de português



Felipe Lima
Felipe Lima /
DESCASO

Enem dá nota máxima a erros de português

Estudantes conquistam a melhor nota na redação apesar de cometer falhas graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal.
“Rasoavel”, “enchergar”, “trousse”. Esses são alguns dos erros de grafia encontrados em redações que receberam nota 1.000 no Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem). As incorreções aparecem em uma amostra de 30 textos com a pontuação máxima, com a comprovação das notas pelo Ministério da Educação (MEC) e a confirmação pelas universidades federais em que os estudantes foram aprovados. Além desses absurdos na língua portuguesa, várias redações continham graves problemas de concordância verbal, acentuação e pontuação. Apesar de seguirem a proposta do tema “A imigração para o Brasil no século XXI”, os textos não respeitavam a primeira das cinco competências avaliadas pelos corretores: “demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”.
Segundo o “Guia do participante: a redação no Enem 2012”, produzido pelo MEC, os 200 pontos na competência 1 são atingidos apenas se “o participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. (...) Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta”.
Critérios
Apenas 1,1% dos candidatos do Enem 2012 obteve nota acima de 900 na redação, segundo o MEC. Confira quais são as cinco competências avaliadas pelos corretores. Cada uma delas vale 200 pontos:
- Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativo: ausência de marcas de oralidade e de registro informal, precisão vocabular, obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, flexão de nomes e verbos, colocação de pronomes átonos, grafia das palavras, acentuação gráfica, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e divisão silábica na mudança de linha (translineação).
- Competência 2: entender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
- Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5 : elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Conivência?
O que você acha da falta de exigência na qualidade das redações do Enem? Você concorda com a justificativa do MEC de que os erros devem ser suportados pelo fato desses alunos estarem “ainda em processo de letramento na transição para o nível superior”?
Deixe seu comentário abaixo 

  • O manual aponta, entre os desvios mais graves, erros de grafia, acentuação e pontuação. Na mesma redação em que figura a grafia “rasoavel”, palavras como “indivíduos”, “saúde”, “geográfica” e “necessário” aparecem sem acento. E ao menos dois períodos terminam sem o ponto final.
Em outro texto, aparecem problemas de concordância verbal, como no trecho “os movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI é (sic)”. O mesmo candidato, equivocadamente, conjuga no plural o verbo haver no sentido de existir em duas ocasiões: “É fundamental que hajam (sic) debates” e “de modo que não hajam (sic) diferenças”.
Uma terceira redação nota 1.000 apresenta a grafia “enchergar” e problemas de concordância nominal. Em outro texto, além da palavra “trousse”, há ausência de acento circunflexo em “recebê-los” e uso impróprio da forma “porque” na pergunta “Porém, porque (sic) essa população escolheu o Brasil?”.
Justificativa
Perguntado sobre a análise dos textos, o Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, alegou que não comenta redações, “por respeito aos participantes, a vista pedagógica é dada especificamente a quem prestou o exame”. Segundo o Inep, “uma redação nota 1.000 deve ser sempre um excelente texto, mesmo que apresente alguns desvios em cada competência avaliada. A tolerância deve-se à consideração, e isto é relevante do ponto de vista pedagógico, de ser o participante do Enem, por definição, um egresso do ensino médio, ainda em processo de letramento na transição para o nível superior”.
Sobre os critérios usados na correção da redação do Enem 2012, estabelecidos pela coordenação pedagógica do exame, a cargo de professores doutores em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), o Inep informa que a análise do texto é feita como um todo. Segundo a nota, “um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa”.
Especialistas lamentam a falta de exigência dos corretores
Dar notas máximas para textos com erros graves de português é prejudicial para os alunos, confirmam especialistas. A prática fomenta a acomodação dos alunos e os impede de reconhecer as diferentes nuances do idioma.
“A atribuição injusta do conceito máximo a quem não teve o mérito estimula a banalização do uso da língua portuguesa, impedindo nossos alunos de falar, ler e escrever reconhecendo suas variedades linguísticas. Além disso, provoca a formação de profissionais incapazes de se comunicar e de decodificar o próprio sistema da língua portuguesa”, aponta Jerônimo Rodrigues de Moraes Neto, pós-doutor em Linguística Aplicada e professor da UFRJ e da Uerj.
Cláudio Cezar Henriques, professor titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Uerj, reitera que, ao ingressar na universidade, esses alunos terão de se ajustar às normas da língua de prestígio acadêmico se quiserem se tornar profissionais capacitados. Ele observa que a banca corretora não usa o termo “erro”, mas “desvio”, algo que, segundo ele, é “eufemismo da moda”.
“A demagogia política anda de braço dado com a demagogia linguística. É preciso lembrar que as avaliações oficiais julgam os alunos, mas também julgam o sistema de ensino. Na vida real, redações como essas jamais tirariam nota máxima, pois contêm erros que a sociedade não aceita”, lamenta.
Ex-corretor de redação do Enem e professor do Colégio Militar de Porto Alegre, Osvaldo Viera chegou a fazer um desabafo no Facebook criticando a correção. Segundo Viera, os coordenadores do consórcio Cespe/UnB, que treina os avaliadores, orientavam que ele não fosse tão rigoroso. Integrante da banca corretora de redação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há dez anos, Viera não foi mais aceito na do Enem.
“A coordenadora dizia que eu precisava ser menos crítico e corrigir mais rápido. Não fui mais chamado porque pesei muito a mão. Mas recebia redações que, muitas vezes, eu não identificava como sendo em língua portuguesa, tamanha a desconstrução sintática e os erros ortográficos. Não há como aceitar erros de norma culta numa redação. Esse é o caminho que o MEC deveria seguir”, recomenda Viera.

Papa visitará o Rio e Aparecida do Norte (SP), afirma Dilma


Roberto Stuckert Filho/PR / A presidente Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado recebido pelo Papa Francisco após a cerimônia que marcou o início de seu pontificadoA presidente Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado recebido pelo Papa Francisco após a cerimônia que marcou o início de seu pontificado
VATICANO

Papa visitará o Rio e Aparecida do Norte (SP), afirma Dilma

Dilma contou que o papa conversou “em portunhol” e que confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude, evento que deve atrair milhões de pessoas ao Rio em julho deste ano.
O papa Francisco visitaria Aparecida do Norte(SP), além do Rio de Janeiro, em sua primeira viagem internacional, marcada para julho. A informação foi revelada pela presidente Dilma Rousseff, que nesta quarta-feira esteve em uma reunião privada com o pontífice, no Vaticano. Mas o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse à reportagem que o Vaticano não tinha ainda nenhum anúncio oficial a fazer sobre a viagem.

Ao ser questionada por um jornalista argentino sobre o que achava de um papa argentino, Dilma respondeu: “vocês tem muita sorte. Mas,como dizemos no Brasil, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro". Dilma contou que o papa conversou “em portunhol” e que confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude, evento que deve atrair milhões de pessoas ao Rio de Janeiro em julho deste ano. Mas a viagem não se limitará à capital carioca. “O papa me informou que também irá para Aparecida”, disse Dilma, ao deixar o encontro.
Já Lombardi tinha uma versão diferente. “Não tenho nenhum detalhe a confirmar”, disse. “A presidente está livre para dizer o que quiser. Mas de nossa parte não há nada ainda a ser anunciado”, afirmou.
Lombardi reconheceu que a viagem ao Brasil deve de fato ocorrer. “Mas os planos ainda não estão feitos”, disse. Quando ainda era cardeal, Jorge Bergoglio esteve em Aparecida em 2007 para a Conferência Episcopal Latino-americana. Na conversa de cerca de 30 minutos, o papa ainda teria demonstrado comoção diante da tragédia de Santa Maria - o incêndio que matou mais de 200 pessoas numa boate. Segundo ela, o papa ainda tratou do tema das drogas e principalmente em relação ao crack em sua conversa com a presidente. “Ele é um papa muito normal”, completou a presidente, que nesta quarta retorna ao Brasil.

terça-feira, 19 de março de 2013

Comunidade Escolar do Col. Est. Ambrósio Bini em Reunião com a SUDE(Superintendência de Desenvolvimento Educacional)



Comunidade Escolar do Col. Est. Ambrósio Bini em Reunião com a SUDE(Superintendência de Desenvolvimento Educacional)

                 Aos 19 dias do mês de março o Col. Est. Ambrósio Bini de Almirante Tamandaré – Pr. reuniu uma comissão formada por Alunos, Funcionários, Pais e Professores, para ir até a SUDE(Superintendência de Desenvolvimento Educacional)com o intuito de saber sobre o Processo referente à reforma do antigo prédio do Colégio(interditado).
                
               Chegando lá, contrariando as expectativas, a comissão foi recepcionada com muita atenção e comodidade pela Sra. Marise Loures( Secretária da Superintendência) e pelo Engenheiro, que também acompanha o processo Sr. Cândido. Este passou informações importantes sobre o prédio e como será feita a reforma.Serão colocadas sondas rotativas, que tem um custo mais elevado e qualidade muito superior que as sondas normais(SPT), consta também a reforma de todos o telhado, piso da quadra de esportes com cobertura(Ginásio).

               O Sr. Cândido nos entregou também o Protocolo Geral do Estado – Histórico de 
Tramitação, veja abaixo:                                             nº Protocolo: 11.712.413.-4



Sendo assim, constata-se que o processo já está na Casa Civil esperando a assinatura do Ilmo. Sr. Governador Beto Richa para liberar a licitação. Após liberado, o processo volta à SUDE, nas Mão da Sra. Luci que preparará a divulgação( prazo de 30 dias). Daí sim a abertura e verificação da Empreiteira vencedora.

Agora a Comunidade do Col. Est. Ambrósio Bini estará aguardando por mais uma Etapa desta negociação que se estende por 11 anos. Espera-se um desfecho breve e positivo.

Algumas fotografias deste momento:




















Parabéns pelo dia da Escola


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka

segunda-feira, 18 de março de 2013

Campanha Uniforme Escolar Ambrósio Bini


Sabe aquela calça do que não lhe serve mais, a camiseta que ficou pequena, pode ser o uniforme de alguém que está precisando muito.Seja solidário e faça a alegria de uma pessoa que realmente precisa e pode ter certeza que que seu gesto irá emocionar muito.

       Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso,  usar uniforme evita situações constrangedoras como temos visto nos últimos dias na mídia, que é a escola exigir que a aluna volte para casa por estar usando roupas inadequadas ao local de estudo!
Utilizando o uniforme,  nem a escola tem do que reclamar e nem o aluno terá problemas em passar por constrangimentos!!!!
É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Osuniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.
Infelizmente algumas escolas públicas já não exigem mais o uso do uniforme, antigamente era padrão toda escola particular ou pública o uso do uniforme era essencial, e ressaltamos que o uso de uniforme nunca ocasionou trauma em ninguém; ao contrário , os alunos tinham orgulho em exibir seu uniforme e dizer que faziam parte desta ou daquela escola, seja ela pública pu privada.
Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.
Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.
Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.
Cada escola faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de agasalhos, moletons, malhas, camisetas e tênis.
O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!

Anvisa suspende os produtos com soja da marca Ades



Na semana passada, a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco
Até a publicação desta reportagem a Ades não havia se pronunciado. 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta segunda-feira (18), a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos 'alimento com soja' da marca Ades, fabricados pela linha de produção TBA3G da empresa Unilever Brasil, localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais.

A Agência justifica em resolução publicada também nesta segunda-feira no DOU (Diário Oficial da União) que a punição aos produtos se deve "por suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares" do órgão.

A suspensão abrange todos os lotes dos produtos com os sabores de abacaxi, vitamina banana, cereais com mel, zero frapê de coco, chá verde com tangerina, zero laranja, chá verde com limão, zero maçã, chocolate clássico, zero original, chocolate com coco, zero pêssego, frapê de coco, zero vitamina banana, laranja, zero uva, maçã, laranja, manga, maracujá, melão, morango, uva, original, pêssego, shake morango. Alguns sabores tiveram suspensão em mais de um tipo de embalagem.

Catorze pessoas ingeriram suco AdeS contaminado 
A Resolução 1.005 da Anvisa descreve as embalagens específicas de cada produto suspenso. 

Recall


Na semana passada, a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013, do lote com as iniciais AGB 25. Segundo a empresa, houve uma alteração no conteúdo do envase devido a uma falha no processo de higienização, o que resultou no envasamento de solução de limpeza no lugar de suco.

De acordo com nota emitida pela Unilever, o consumo dessa substância pode causar queimaduras. O lote que sofreu alteração foi distribuído nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Paraná.

Na ocasião do anúncio do recall, a empresa pediu que os consumidores que estivessem de posse de sucos desse lote não consumissem o produto e entrassem em contato com a Unilever pelo telefone 0800 707 0044, das 8h às 19h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br