Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Conteúdo Programático de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Col. Est. Ambrósio Bini Almirante Tamandaré


PORTUGUÊS (2º e 3º ano) – Ensino Médio

OBJETIVO DA ÁREA:
            A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
            Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura  como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

REDAÇÃO
OBJETIVO DA ÁREA:

                  A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

LITERATURA
OBJETIVO DA ÁREA:
                  
              Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
     
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ano Ensino Médio

- Interpretação de textos de diferentes gêneros;
- Funções da linguagem;
- Fato / Opinião;
- Revisão das classes morfológicas;
- Verbos: tempos do presente, do pretérito perfeito imperfeito, do futuro (todos do indicativo)
- Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
- Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos,pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo,tipos de predicado;
- Vozes verbais
- Funções do pronome se;
- Oração subordinada: substantiva, adjetiva.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REDAÇÃO 2º ano Ensino Médio

O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação
- O relato: relatório
O texto narrativo
- Elementos da narrativa:
A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear
B) Discurso direto, indireto e indireto-livre
C) Tipos de narrador
D) Personagens
E) Tempo cronológico e psicológico.
O texto dissertativo.
- Tipos de parágrafos de introdução.
- Dissertação expositiva e argumentativa.
- Descrever e dissertar.
- Narrar e dissertar.
- Técnicas de argumentação
- A carta argumentativa
- Características da carta
- Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo argumentativo
- A máscara na carta

Informatividade e senso comum
Paralelismo
Editorial
- Artigo de opinião
- Temas de vestibulares
- Serão trabalhos dois livros ( um por semestre) .

LITERATURA 2º ano Ensino Médio

- Arcadismo;
- Romantismo;
- Realismo/Naturalismo;
- Parnasianismo;
- Simbolismo.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3º ano ENSINO MÉDIO

- Interpretação de texto s de diferentes gêneros;
- Funções da linguagem;
- Fato / Opinião;
- Estrutura das palavras;
- Formação de palavras;
- Concordância nominal / concordância verbal;
- Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo acordo);
- Ortografia;
- Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
- Morfologia (apresentação das classes morfológicas);
- Morfologia : artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;
- Verbos: tempos do presente,tempos do pretérito perfeito,pretérito imperfeito, futuro (indicativo)
- Verbos:regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
- Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos,
pronome-objeto,adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo,tipos de predicado;
- Vozes verbais;
- Funções do pronome se;
- Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;
- Oração coordenada.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REDAÇÃO 3º ano ENSINO MÉDIO

Revisão
- Texto Dissertativo
- Delimitação do tema
- A linguagem dissertativa
- As características do texto dissertativo-argumentativo
- Tipos de introdução
- O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e
Progressão
- A conclusão
A carta dissertativa
- Estrutura e elementos da carta
- A máscara na carta

Coerência e coesão textuais
- A redação no Enem
- Critérios de correção do Enem
- Critérios de avaliação de outros vestibulares
Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano.

- Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares


LITERATURA 3º ano ENSINO MÉDIO
- Pré-Modernismo;
- Modernismo;
- Literatura contemporânea.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá professor, tubo bem?

Estou revisando a materia do ensino médio e fiquei curioso.

Onde é que divulgam as matérias que devem ser dadas no ensino da gramática da língua portuguesa no ensino médio? Me refiro a um documento oficial...

Estou procurando na internet mais não achei...

Eu também poderia fazer uma pergunta diferente...

Como o Sr. por exemplo sabe quais são as matérias que tem que da na aula de português (sem se orientar por um livro e sim por um "padrão")?

Desde já agradeço pela atenção.

Prof. Anderson Ferreira disse...

Olá! Respondendo.O Padrão não é tão fechado assim, depende da Escola, Região, Governo, etc. Mesmo assim existe um Documento, no caso do paraná, Diretrizes Curriculares da Educação Básica ( DCE ), vou lhe passar o Link para vc ver de onde se baseiam todo o conteúdo trabalhado nas Escolas do Paraná.
Se não ficou claro, terei o maior prazer de respondê-lo em suas dúvida...

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf

Anônimo disse...

Nossa professor, muito obrigado. É isso aí mesmo. :)

Anônimo disse...

Em minha escola o cronograma é bem diferente e eu acho até irregular...

Unknown disse...

Obrigado ♥️

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Conteúdo de língua portuguesa do segundo grau do ensino médio completo,é de suma importância para questões de concurso público, Para Este ano de 2021.

Anônimo disse...

Gostei do material

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quais conteúdos programáticos são direcionados ao 2 ano do ensino médio na disciplina de Língua Portuguesa ?

Prof. Anderson Ferreira disse...

Muito obrigado e bom uso.

Prof. Anderson Ferreira disse...

Onde fica? Pode ser que eu possa ajudar.

Prof. Anderson Ferreira disse...

Disponha!

Prof. Anderson Ferreira disse...

Vou organizar para todos os anos, agora com o Novo Ensino médio.