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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil acaba nesta sexta


Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano.

A campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil termina nesta sexta-feira (24) em todo o País. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos já compareceram aos postos de saúde.
Desse contingente, 845.455 mil foram vacinadas contra doenças como a poliomielite, o sarampo, a rubéola, caxumba, coqueluche e meningite. O número representa 28% do total de crianças que visitaram os postos de vacinação, sendo que nem todas precisaram tomar alguma vacina porque já estavam com a caderneta em dia.
O objetivo da ação, segundo o governo, é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas.
Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.
Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Curitiba
Em Curitiba, os pais podem levar as crianças a uma das 109 unidades básicas durante o horário normal de funcionamento. São nove vacinas disponíveis: BCGHepatite BPoliomieliteTetravalenteRotavírusTríplice ViralDupla BacterianaPneumocócica e Meningocócica “C”.

Tamandaré terá novo Hospital Nossa Senhora das Graças


Hospital passará a funcionar nas instalações do antigo Nossa Senhora da Conceição Foto:PMAT

O Hospital Nossa Senhora das Graças – Almirante Tamandaré, passará a funcionar nas instalações do antigo hospital privado Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. No último dia 26, a Prefeitura de Almirante Tamandaré enviou um projeto de lei à Câmara Municipal solicitando autorização legislativa para firmar o convênio com o hospital e com a Secretaria de Estado de Saúde e nessa terça-feira (21), o projeto de lei foi votado pela Câmara e aprovado por unanimidade.
O Hospital é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e vinha mantendo as negociações com a Prefeitura e Governo do Estado em sigilo uma vez que dependia de liberação para utilizar as dependências do antigo hospital Nossa Senhora da Conceição.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Czaikowski, o hospital já dará início ao processo de seleção dos profissionais para atender a população do município dando preferência aos profissionais que residem em Tamandaré. “Estamos trabalhando para que no próximo mês o hospital já passe a funcionar no nosso município”, afirmou o secretário destacando o ainda que nessa sexta-feira(24), participará de uma reunião para realizar a contratualização junto ao estado e o hospital.
Para o prefeito Goinski, o convênio representa uma grande conquista para o município, uma vez que os serviços médico-hospitalares custam muito caro e somente por meio de parcerias como essa com o estado é possível viabilizar uma estrutura desse porte.  Com o convênio, o município irá investir cerca de 130 mil reais mensais, o estado cerca de 130 mil reais e mais equipamentos, o governo federal (SUS) em até 250 autorizações de internamento hospitalar (AIHs) mensais, e o hospital será responsável pela gestão da unidade.

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem


A próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas no formato do Exame.

Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição doÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.

Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Uma providência já foi tomada para induzir essa modernização dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Barbosa Alves, uma das explicações para os maus resultados da etapa em diferentes indicadores, além do Ideb, está na própria estrutura organizacional do ensino médio que se baseia na preparação para o vestibular e tem pouca atratividade para o projeto de vida do adolescente.
“A visão de que o ensino médio serve para formar pessoas para ingressar na universidade não se aplica à realidade de muitos. Os jovens têm necessidades econômicas e sociais diferentes. Existe uma pressão para que parte dos jovens ingresse no mercado de trabalho e aí o curso superior entra como uma segunda possibilidade” explica Alves, que é vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
O secretário do Espírito Santo, um dos estados em que a nota do Ideb caiu de 2009 para 2011, defende um modelo de ensino médio que dialogue com as diferentes necessidades dos estudantes e inclua também a preparação para o mundo do trabalho, já que para muitos o ingresso na universidade pode não estar na lista de prioridades.
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada - que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.

Casal gay é autorizado a adotar filho


Henry Milleo/ Gazeta do Povo / Desde a última terça, Alyson apresenta em sua certidão de nascimento o nome dos dois paisDesde a última terça, Alyson apresenta em sua certidão de nascimento o nome dos dois pais
CURITIBA

Casal gay é autorizado a adotar filho

Após sete anos de brigas judiciais, os dois receberam permissão do Superior Tribunal de Justiça para criar menino de 11 anos.“Foi uma longa gestação”, diz Toni Reis ao explicar todo o processo pelo qual ele e seu companheiro, David Harrad, juntos há 22 anos, passaram até conseguir realizar o sonho de adotar uma criança. Foram sete anos de espera até que, no mês passado, receberam a autorização oficial.
Desde o início, Toni, 48 anos, professor e presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e o tradutor David, 54 anos, tinham o desejo de aumentar a família. A ideia original era adotar duas crianças de 5 anos, mas ao conhecerem Alyson, de 10, em meados de abril de 2011, a história mudou.
Dentro da lei
Toni conta que desde 1995, quando o casal começou a planejar efetivamente a adoção, os dois foram procurados por famílias que queriam entregar suas crianças. “Mas nós queríamos que tudo fosse dentro da lei”, ressalta. Quando decidiram se candidatar à adoção, encontraram mais um empecilho: David é britânico e era preciso regularizar a situação dele no país para começar o processo. Isso aconteceu somente em 2005.
A partir daí, o casal procurou a Vara da Infância e Juventude de Curitiba. Eles queriam a adoção conjunta, por entenderem que dessa forma garantiriam segurança ao filho, principalmente em caso de falecimento. “Seria mais fácil, claro, que apenas um de nós adotasse a criança, e nós vivêssemos juntos. Mas decidimos garantir legalmente os direitos da criança”, conta. Por ser o primeiro caso de adoção conjunta por um casal homoafetivo na Vara da Infância de Curitiba, o órgão levou três anos para proferir a sentença: os dois só poderiam adotar meninas, e desde que elas tivessem mais de 12 anos.
Achando a restrição discriminatória, o casal entrou com recurso e o Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a adoção sem qualquer restrição. O Ministério Público recorreu contra a decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal, que não aceitou o pedido por motivos técnicos. Mais uma vez o Ministério Público interferiu. O processo ainda está em tramitação no STJ, mas a Justiça decidiu que a guarda poderia ser concedida, para o bem da criança. A nova certidão de Alyson chegou nesta terça-feira.

Adaptação
Chegada de Alyson mudou a rotina da casa
Os pais de Alyson contam que, pelo fato de o menino trazer toda uma bagagem de vida, o início da adaptação foi um pouco trabalhoso, mas nada que não pudesse ser contornado. Assim como David e Toni, Alyson tem um planejamento de vida. Todo o mês ele é revisado. É uma espécie de contrato onde ele tem escritas suas metas para o futuro, seus deveres e direitos. “Dias atrás ele olhou para nós e disse: ‘Ainda bem que eu tenho esses limites, senão estaria perdido’”, diz Toni.
Na escola o processo de adaptação foi rápido, embora os colegas de turma façam uma ou outra brincadeira. “Mas é a mesma situação de chamar alguém de gordinho ou baixinho, por exemplo”, afirma Toni.
Trajetória
Garoto já havia passado por sete casas-abrigo
Em uma palestra, no Encontro Nacional de Apoio à Adoção, no ano passado, os caminhos de Toni, David e Alyson começaram a se cruzar. Na ocasião, o casal conheceu a juíza da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro e alguns meses depois receberam uma ligação perguntando se não gostariam de conhecer um garoto de 10 anos. Não era o plano original, mas os dois decidiram aceitar o convite. Foi amor ao primeiro encontro. Alyson, que já havia passado por sete casas-abrigo, estava em uma casa de mãe acolhedora.
As idas e vindas entre Curitiba e Rio foram de cerca de oito meses, até que em dezembro Toni e David receberam a guarda provisória de Alyson, que duraria 180 dias. No mês passado foi necessário renovar a guarda, mas dias depois o pedido de adoção foi aceito. “Quando o carteiro nos trouxe o Sedex com a documentação, brincamos com ele que era a nossa cegonha”, lembra Toni. Agora o menino passou a se chamar Alyson Miguel Harrad Reis.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Amarilis - criações artesanais


Seja bem-vindo !!!

Amarilis - criações artesanais

          A Amarilis nasceu de uma grande vontade em compartilhar com outras pessoas a crença na importância da valorização do que é simples e natural, principalmente na formação da criança em sua descoberta do mundo.
         Acreditamos poder proporcionar a oportunidade de adquirir produtos que prezam pela qualidade e cuidado em sua confecção, sempre atentos aos pequenos detalhes que valorizam cada peça. Assim como repassar reflexões, pensamentos e idéias sobre o que acreditamos ser essencial para o ser humano e para a sua convivência com os demais.
      Nossos produtos são confeccionados de forma artesanal, com a utilização predominante (inclusive no enchimento) de materiais inteiramente naturais: malha e tecidos de puro algodão, feltro de lã e fios de lã pura de carneiro, madeira, etc. Este critério na confecção dos brinquedos visa a familiarizar a criança com o mundo natural por meio de seus materiais, nos quais ela aprende a reconhecer cor, textura, forma, peso, etc. 
          Bem-vindo a este espaço!!!
Dedoches
Bebês de painço
Conheça também o site:
www.paramoautodesenvolvimento.jimdo.com
Um espaço construído com informações acerca de possibilidades de atendimentos psicoterapêuticos e orientação de vida, pautados na Antroposofia e também esclarecimentos sobre método Pilates e problemas posturais. 
Acesse o Site abaixo:

O que é Dosha?


Dosha
Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.
Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.
O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.
Vata
É o dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.
Pitta
É o dosha formado por fogo e água, suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.
Kapha
Formado por água e terra, é o dosha com características de ser úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender àobesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.

Veja qual é o seu dosha


Faça o teste e descubra quaís são suas características.


Características de cada dosha


Pitta:

O dosha pitta governa a digestão e o metabolismo. É responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem no corpo, e está estreitamente envolvido com a produção de hormônios e enzima. O pitta no corpo é comparado ao princípio do fogo na natureza – ele queima, transforma e digere. Pitta é quente, aguçado e ácido, e as pessoas deste tipo geralmente exibem essas qualidades. A intensidade é sua principal característica. Cabelo ruivo e uma face rosada indicam uma predominância de pitta, bem como a ambição, a inteligência aguçada, a franqueza, a ousadia e a tendência a ser argumentador ou ciumento. Mas o lado combativo de pitta não precisa se expressar de uma forma extravagante ou grosseira. Quando equilibradas, as pessoas pitta são calorosas, carinhosas e satisfeitas.
É extremamente Pitta:
• Ficar faminto se o jantar atrasar meia hora.
• Viver em função do relógio e detestar desperdiçar o tempo.
• Acordar à noite sentindo calor e sede.
• Assumir o comando de uma situação ou sentir que deveria fazê-lo.
• Aprender através da experiência que as outras pessoas às vezes o acham por demais exigente, sarcástico ou crítico.
• Ter um andar determinado.


Vata:

Vata é o princípio governante do corpo. Está sempre em movimento e tende a ser rápido, frio, seco, áspero e leve. As pessoas que são vata também são dominadas por essas qualidades. Sua característica é a “mutabilidade”. As pessoas de vata são imprevisíveis e muito menos estereotipadas do que as do tipo Pitta ou Kapha. Sua variabilidade – de tamanho, forma, disposição de ânimo e ação – é a característica que o distingue. A energia física e mental se manifesta aos arrancos.
É extremamente Vata:
• Sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite.
• Amar a agitação e as constantes mudanças.
• Ir dormir em horas diferentes a cada noite, pular refeições e ter hábitos irregulares de um modo geral.
• Digerir bem a comida num dia e mal no outro.
• Ter crises emocionais de curta duração e que são logo esquecidas.
• Andar depressa. 


Kapha:

O dosha kapha é responsável pela estrutura do corpo. O ayurveda diz que kapha está relacionado com os princípios da terra e da água na natureza. O dosha kapha é tipicamente pesado, estável, firme, frio, oleoso, lento, inerte e macio, e as pessoas do tipo kapha se caracterizam por essas qualidades materiais. Sua característica básica é “relaxado”. O dosha kapha gera estabilidade e regularidade. Ele fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas deste tipo. Elas são consideradas afortunadas no ayurveda porque, por via de regra, gozam de excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila.
É extremamente Kapha:
• Ficar ruminando as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão.
• Levantar devagar, ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda.
• Ser feliz com o status quo e preservá-lo apaziguando os outros.
• Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia).
• Buscar conforto emocional na comida.
• Ter movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo.

Sopas que emagrecem.


Antonio More/Gazeta do Povo / Espinafre e lentilhaEspinafre e lentilha
DIETA

Sopas que emagrecem.

Já que o inverno é propício para tomar sopas, por que não aproveitar, incluí-las na dieta e perder peso com a ajuda delas?
A nutricionista Ana Lúcia Bonilla Chaves diz que é uma boa opção, mas apenas no jantar. “Quem se alimenta apenas de sopa uma hora não vai aguentar”, alerta.
Antonio More/Gazeta do Povo
Antonio More/Gazeta do Povo / Creme de abóboraAmpliar imagem
Creme de abóbora
A ideia é fazer caldos quentinhos, que satisfaçam o paladar e as necessidades nutricionais sem adicionar muitas calorias.
Creme de abóbora
Ingredientes
• 400 g de abóbora em cubos
• 1 cebola média picada
• 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• 1/2 copo de leite desnatado
• 4 colheres (sopa) de queijo cottage
• 1 colher (sobremesa) de parmesão light ralado
• 1 pimenta-dedo-de-moça
• 80 g de peito de peru light em cubinhos
• Salsa picadinha e sal a gosto
Preparo
Cozinhe a abóbora com 1/2 litro de água e sal até ficar macia. Reserve alguns pedaços. Refogue a cebola em água. Junte a abóbo­ra e a água do cozimento e cozi­nhe mais um pouco. Bata no liquidificador e leve ao fogo. Junte a pimenta, o amido de milho dissol­­vido no leite e mexa até ferver. Retire do fogo, junte o cottage, os pedaços de abóbora, o peito de peru. Coloque o parme­são, a salsa e regue com o azeite. Rende 4 porções de 115 Kcal (cada).
Espinafre e lentilha
Ingredientes
• 100 g de carne magra (alcatra ou peito de frango em tirinhas)
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 1 cebola picadinha
• 1 dente de alho picadinho
• 1/2 pacote de lentilha
• 1 anis-estrelado
• 1 e 1/2 litro de água
• 1/2 maço de espinafre ou 4 bolinhas de espinafre congelado
• Pimenta-do-reino
Preparo
Refogue a carne no azeite até ficar sequinha. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios. Coloque a lentilha, o anis e a água para cozinhar. Quando a lentilha estiver cozida, adicione o espinafre e cozinhe até ele murchar. Se quiser, coloque uma pitada de pimenta-do-reino. Rende 6 porções com 50 Kcal (cada).
Agradecimento
Sandro Duarte, professor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, fone (41) 3324-6669.

Avalie o ensino por trás das siglas


Ensino

Quarta-feira, 22/08/2012
 /
INDICADORES

Avalie o ensino por trás das siglas

Longe de serem um emaranhado de letras e números, sistemas de medição de desempenho podem ser úteis aos pais quando bem compreendidos.
A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Edu­­cação Básica (Ideb) na semana passada chamou a atenção da imprensa e de todo o setor educacional. Apesar do destaque dado aos números e das primeiras análises feitas sobre eles, é difícil mensurar até que ponto a população compreende o significado desses indicadores e para que eles servem. Para especialistas, o intenso contato com os dados, sem entendê-los, pode induzir estudantes e pais de alunos a caírem no equívoco da supervalorização dos números ou, no outro extremo, na subutilização desses instrumentos.
Um dos erros mais comuns a que famílias estão sujeitas seria a adoção de uma nota, analisada de forma isolada, como critério único para determinar a qualidade do ensino e a adequação de uma escola para o aluno. “O dado estatístico é apenas uma parte do todo. Não podemos dizer que a nota obtida revela todo o potencial de uma escola”, diz a psicopedagoga e professora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Ca­­­­tólica do Paraná (PUCPR) Evelise Portilho.
Compartilhe a sua experiência
O desempenho das escolas em índices educacionais influencia a sua escolha por uma instituição? O que você leva em consideração?

Para ela, uma visita à escola e conversas com a direção da instituição são essenciais para identificar se o colégio se adapta às expectativas da família. Isso não pode ser substituído por uma simples consulta à nota do Ideb, por exemplo. Segundo Evelise, é preciso olhar com a mesma prudência para índices ou pro­­vas de desempenho de outros ciclos da educação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Na­­cio­­nal de Desempenho de Estudantes (Enade). “Em todos esses casos, as estatísticas são apenas uma maneira de olhar a realidade.”
Exigência natural
Para o pesquisador e dou­­­­­­tor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Ma­­lheiro, os índices são instrumentos necessários e naturalmente exigidos pela população quando se trata da prestação de serviços. “Quando vamos a um restaurante, hotel ou hospital, queremos ver a sua classificação. Por que não exigiríamos o mesmo na educação?”, questiona.
No caso do Ideb, Malheiro defende, inclusive, a colocação da nota obtida pela instituição na entrada da escola para tornar o resultado visível a toda a comunidade. A ideia já é aplicada em alguns municípios brasileiros e tramita no Congresso Nacional como projeto de lei, de autoria do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). “Ajudaria a acabar com a manutenção de um sistema de baixa qualidade e des­­pertaria as famílias e a vizinhança para agirem contra a enganação no ambiente escolar”, afirma Malheiro.
Essa forma de usar o índice, no entanto, divide a opi­­nião dos educadores. A Fundação Abrinq, por exemplo, emitiu nota no ano passado condenando a proposta. A instituição considera que a medida expõe os alunos de escolas mal avaliadas a constrangimentos e alega ser inconstitucional.
Conheça cada um
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o resultado de um cálculo que leva em conta os números de aprovação, reprovação, evasão escolar e o desempenho dos alunos nas avaliações do Saeb e na Prova Brasil. É o indicador que permite o mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados. Por meio dele, é possível identificar onde estão as escolas com maiores problemas, que precisam de mais investimentos e cobrança de resultados.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho 
de Estudantes é uma prova aplicada 
todos os anos à parte das graduações do país. O teste é obrigatório a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, já que a obtenção do diploma é condicionada à participação no Enade. Cada curso é avaliado a cada três anos.
Prova Brasil
É um exame obrigatório para todos os estudantes de 5º e 9º anos de escolas públicas. Na avaliação, os estudantes testam seus conhecimentos em Matemática e Português. A Prova Brasil não avalia o aluno individualmente; está focada no sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A avaliação não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas cobra as competências que os alunos devem dominar em determinada idade.
IGC
O Índice Geral de Cursos é um indicador que mede a qualidade das instituições de ensino superior no país, avaliando cursos de graduação e pós-graduação (mestrados e doutorados). Para medir a qualidade das graduações, o índice usa a média dos CPCs dos últimos três anos, além da nota do Enade. No caso dos cursos de mestrado e doutorado, é usada a nota emitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
CPC
O Conceito Preliminar de Curso é uma nota elaborada com base na análise de vários aspectos de cada curso superior, como nota dos ingressantes, nota dos concluintes, proporção de professores com doutorado e infraestrutura – de acordo com a opinião dos alunos. A média de três CPCs, unidos à nota do Enade, compõe um IGC.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada anualmente, cujo objetivo original era avaliar o aprendizado dos alunos de ensino médio no país. Nos últimos anos, no entanto, o exame tornou-se uma das principais formas de acesso ao ensino superior, seja por meio da obtenção de bolsas de estudo ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é uma prova aplicada a cada dois anos que avalia uma amostra de alunos matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Participam estudantes de escolas públicas e particulares, rurais e urbanas. Como os resultados são obtidos por amostragem, não há indicadores por escola ou município, apenas por regiões e unidades da federação. As provas são constituídas por questões de Matemática e Português e os estudantes recebem notas de zero a dez. Além disso, são coletados dados socioeconômicos dos alunos, professores e diretores e informações sobre as condições físicas e recursos das escolas.

A fórmula nada secreta das escolas campeãs


Ensino

Quarta-feira, 22/08/2012
Antônio Costa/Gazeta do Povo
Antônio Costa/Gazeta do Povo / A baixa rotatividade de professores é uma das medidas adotadas na Escola Municipal São Luiz, de CuritibaA baixa rotatividade de professores é uma das medidas adotadas na Escola Municipal São Luiz, de Curitiba
EDUCAÇÃO

A fórmula nada secreta das escolas campeãs

Não existe milagre. As escolas com as melhores notas no Ideb 2011 têm receitas simples como disciplina e diretores comprometidos.
O segredo do sucesso das escolas que tiveram as melhores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 não se trata de nenhuma inovação educacional ou tecnológica. Pelo contrário. Todas seguem um modelo tradicional de organização, disciplina e cobrança de resultado, uma fórmula que pode ser aplicada em qualquer lugar, sem mistério.
Para que esse modelo funcione, o primeiro passo é uma boa gestão. Diretores comprometidos e rigorosos são capazes de transformar o espaço escolar e conquistar bons resultados. Na Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba, – 3.º lugar do Paraná nos anos finais do ensino fundamental, com nota 6,1 – a diretora Gorete Stival Paula cobra a participação dos pais na educação dos filhos.
Check list
Ao visitar uma escola, esteja atento a características que ajudam as instituições a alcançarem ótima colocação no Ideb:
• Disciplina.
• Aula de reforço em contraturno em todos os bimestres.
• Limpeza e organização do espaço físico.
• Valorização do professor, incentivando que ele trabalhe por muitos anos na mesma escola.
• Participação dos pais nas reuniões bimestrais.
• Turmas pequenas, o que possibilita o professor dar atenção igual a todos os alunos.
• Diretores comprometidos e exigentes.
• Planejamento pedagógico seguido à risca.
• Recurso da APMF para a compra de materiais que faltam.
• Atividades extracurriculares que complementam assuntos vistos em sala.
• Colaboração da comunidade, como a liberação de espaços que faltam nas escolas, a exemplo de quadras de esporte e salão de eventos.
Valorização
A valorização do professor e o reconhecimento do seu trabalho fazem com que ele se sinta motivado a continuar os estudos e aprimorar o currículo. No Colégio Militar de Curitiba, por exemplo, 63% dos docentes civis têm mestrado, sendo que parte deles tem dedicação exclusiva. Já em Foz do Iguaçu, os professores de todas as escolas da rede municipal recebem 14º salário quando a instituição em que trabalham atinge uma meta estabelecida para o Ideb. Dependendo do resultado, até um 15º salário pode ser incorporado.
Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Christian Rizzi/Gazeta do Povo / Turmas da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, de Foz, têm dois professores em salaAmpliar imagem
Turmas da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, de Foz, têm dois professores em sala
Ela chega a fazer mais de quatro sessões de uma mesma reunião até que todos os pais compareçam. “Faço assim [convoca quantas reuniões for preciso] até que todos venham e conversem com as professoras para saber como seu filho está na escola”, comenta.
Na Escola Municipal Pre­sidente Pedrosa – nota 7,5 nos anos iniciais do ensino fundamental (mesmo desempenho de outros oito colégios do estado), 1.ª de Curitiba e 12.ª do Paraná –, a cobrança é semelhante, só que com os professores. As diretoras Rosângela de Jesus Narciso e Viviane de Fátima Estegues exigem que todos sigam à risca o planejamento pedagógico elaborado semanalmente. Lá, tudo é pré-avaliado, desde as tarefas de casa até o livro a ser lido por um contador na biblioteca. Essa metodologia contribuiu para que a nota saltasse 2,1 pontos em seis anos.
Um dos problemas apontados pela superintendente da Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Meroujy Giacomassi Cavet, para o baixo desempenho de uma escola é a alta rotatividade de professores. Na maioria dos colégios que se destacou no Ideb no Paraná, isso é algo bem longe de ocorrer. O quadro efetivo de docentes permite que eles tenham maior comprometimento com a proposta pedagógica e, com isso, possam acompanhar de perto o desempenho de cada estudante.
Essa supervisão, aliada à vontade do professor de estar em sala e ensinar, resulta em qualidade. “Aqui, o profissional cumpre o seu papel. Cobra tarefa, dá aula de reforço, conversa com a família do aluno e pede que ela, em casa, acompanhe as atividades do filho”, conta a diretora da Escola Municipal São Luiz, Simone da Cunha, que também teve nota 7,5 e divide colocação com a Presidente Pedrosa.
Equipe multidisciplinar
Nas escolas Santa Rita de Cássia, João Paulo I e Benedicto Cordeiro, de Foz do Iguaçu – que ficaram entre as dez melhores do Brasil, entre 51.809 colégios de anos iniciais –, além das aulas de reforço e das turmas reduzidas, os alunos são acompanhados por uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.
Na campeã nacional do Ideb, a Escola Santa Rita de Cássia, alunos do 5.º ano têm duas professoras, em vez de uma. Cada profissional trabalha com as disciplinas que mais tem afinidade. A experiência, em prática desde 2007, tornou-se um diferencial porque possibilita ao aluno interagir com diferentes abordagens. “Os estudantes dialogam com dois professores e isso estimula o conhecimento. Às vezes, eles se cansam de ouvir um só”, diz a professora Leda Márcia Dias Dal Lin, responsável pelas disciplinas de Português e Ciências.
Espaço conservado: um bom começo
Uma escola bem conservada, sem pichações e sem carteiras e janelas quebradas faz toda a diferença no desempenho do aluno. Das oito escolas visitadas pela reportagem, em Curitiba e Foz do Iguaçu, todas são exemplos de que – mesmo com estrutura antiga, mas limpa e organizada, e sem recursos para comprar equipamentos modernos – é possível deixar o local confortável e acolhedor para os estudantes.
O consultor educacional Renato Casagrande explica que esse fator reflete na forma como os alunos enxergam o lugar em que estudam e gera respeito tanto pelo ambiente como pelo responsável por ele, que é a figura do diretor.
Porém, nem sempre o recurso destinado pelo governo dá conta de suprir todas as necessidades. É aí que entra, mais uma vez, a família. Boa parte do que as escolas gastam com material de limpeza e de papelaria é proveniente de recursos da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). Na última festa junina da Ângelo Trevisan, por exemplo, a associação arrecadou R$ 47 mil, dinheiro usado na escola ao longo do ano.
O tamanho da escola também afeta o desempenho de alunos e professores. As três campeãs de Foz são pequenas e contam com no máximo 30 alunos em cada sala, modelo que recebe elogios da professora do setor de Educação da UFPR Araci Asinelli da Luz. “Não tem como você fazer vínculos e dar um atendimento personalizado em uma sala com 50 alunos”, diz.
Aliadas ao ambiente estruturado, todas essas escolas provam ainda que a disciplina não é coisa do passado. Em todas, diretores e professores estão preocupados em manter o local sem bagunça e fazer o aluno respeitar e obedecer ao professor, seja no cumprimento das tarefas ou na postura no pátio e em sala.

Governo corta ponto de 11,5 mil servidores em greve


O Ministério do Planejamento informou que a medida não atingiu os professores das universidades federais, que já fecharam acordo de reajuste salarial entre 25% e 40% até 2015.

O governo federal cortou o ponto referente aos dias parados de 11.495 servidores públicos federais em greve, de um total de 582.437 trabalhadores ativos no Executivo.

Na semana passada, o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, enviou um documento aos dirigentes de recursos humanos dos órgãos do Poder Executivo reiterando a orientação para que eles efetuem o corte do ponto dos grevistas.
O Ministério do Planejamento informou que a medida não atingiu os professores das universidades federais, que já fecharam acordo de reajuste salarial entre 25% e 40% até 2015.
O governo já havia afirmado que aplicaria sanções aos grevistas. Hoje, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que grevistas seriam punidos em casos de desrespeito à lei. Segundo o ministro, foi baixada uma "clara orientação" aos diretores da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que "medidas cabíveis" na Justiça sejam tomadas em casos de ilegalidade.

Assembleia aprova reajuste de 31,73% a professores universitários estaduais


Nesta terça, projeto passou pela CCJ e por duas discussões em plenário.


A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei
419/2012, que concede reajuste de 31,73%nos salários dos professores das instituições estaduais de ensino superior. Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)no início da tarde, a proposta seguiu para plenário, onde foi aprovada de forma bastante rápida em duas discussões.

Além disso, com a iminência de greve da categoria, os deputados dispensaram a redação final da matéria -- apenas uma formalidade --, fazendo com que ela já possa seguir para sanção do governador Beto Richa(PSDB).
De acordo com o texto, o pagamento do reajuste será feito em quatro parcelas anuais de 7,14%, com início em outubro deste ano até 2015. O aumento representará um impacto de 1,33% na folha de pagamento dos servidores públicos do estado.