Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

Entrevistas

Entrevista com o Professor e Escritor 
Pedro Matim Kokuszka

Entrevista com o Escritor Pedro Martim Kokuszka


Biografia
Nascido em 12 de novembro de 1947, na Linha Três, Secção Treze de Maio, município de Áurea, estado do Rio Grande do Sul. Cursou o primário n Escola Coronel Pedro Pinto de Sousa, o ginásio e 2º grau no Colégio Ângelo Emílio Grando de Erexim – RS. Desde jovem demonstrou o gosto pelo fotografar e escrever, tendo publicado artigos no jornal “Correio do Povo” de Porto Alegre RS, desde 1970. É por longo tempo colaborador dos jornais paranaenses especialmente “O Estado do Paraná” de Curitiba PR.Formado em Administração de Empresas “FADEPS”, com pós-graduações em Economia Agroindustrial pela UEPG, Metodologia da Ciência, pelas Faculdades Integradas Espíritas de Curitiba, Licenciatura em Matemática pelo CEFET de Curitiba PR. Como técnico agrícola profissionalmente atuou na ACARPA, hoje EMATER desde 1972, aposentando-se em 2001 e como Professor do Estado do Paraná desde 1985, estando licenciado  a partir de 2005.Incentivador de exposições fotográficas, tendo organizado em 1977 uma relacionada às comemorações dos 120 anos de imigração polonesa na Lamenha Grande, Almirante Tamandaré – PR. Autor de dezesseis obras, sendo a primeira em 2000 “ Nos Rastros dos Imigrantes Poloneses”, Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense.
Entrevista
Planeta Anderson: Além de escrever o Senhor possui outra riqueza artística que se destaca em sua casa. Como isso aconteceu?
Fotografia Adryelle Silva

Pedro Kokuszka: Na verdade a “Fotografia” foi minha primeira paixão, e desde menino eu já fotografava e agora tenho também um acervo fotográfico com muitas máquinas antigas, sendo a mais antiga de 1918.
Planeta Anderson: E o que pretende fazer com todas estas raridades?
Pedro Kokuszka: Tenho um projeto de construir na frente da minha casa duas torres: uma polonesa e outra russa. E nestas torres quero fazer o meu museu de Imagens, com todas minhas câmeras e fotos.
Planeta Anderson: Como foi que se tornou um escritor, sabendo que atua em áreas “aparentemente técnicas”
Pedro Kokuszka: “Uma coisa que lembro com muito amor e carinho é de meu pai lendo para mim e meus irmãos em polonês, todas as noites, Talvez este tivesse sido a maior inspiração do que me tornei”.
 Planeta Anderson: “Gostaria que todos tivessem o mesmo tratamento cultural que o Sr. Teve e que nos revelou com muito sentimento”.  Quantos livros já escreveu?
Pedro Kokuszka: Foram dezesseis e estou terminando mais uma coleção Infanto-Juvenil, parceria com a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré.
Planeta Anderson: Como aconteceu esta parceria com a Prefeitura?
Pedro Kokuszka: Essa é uma história interessante. Certa vez o Sr. Generoso, filho do Coronel João Candido de Oliveira, disse que falaria com alguém na Prefeitura para homenagear-me, mas neste meio tempo ele, infelizmente veio a falecer,e  tem coisa que não dá para entender, mistérios da vida, Um tempo depois o Vereador Osvaldo Estival Indicou meu nome para receber o Título de Cidadão Honorário de Almirante Tamandaré em 2008. E em 2010 fui ainda homenageado com o Projeto Semana da Leitura Pedro Martim Kokuska (segunda semana de Novembro) data de meu aniversário. Por este motivo senti que deveria fazer algo, então resolvi escrever As Coleções de Literatura Infanto-Juvenil, falando um pouco das “histórias e lendas” de Tamandaré, com os moradores mais antigos do município.
Planeta Anderson: Tem alguma outra obra em vista?
Pedro Kokuszka:  Sim, tenho! Duas em andamento: Botiatuba e seus Encantos e Mistérios na Lamenha Grande, mais um livro de aventura indígena: Cauê e Taiara em Alm. Tamandaré. E estou pensando num Romance também (O Dia em que o Sol Explodiu).
Fotografia Adryelle Silva
Planeta Anderson: Vamos polemizar um pouco. Como o Sr. Vê a Educação aqui no Brasil?
Pedro Kokuszka: Hoje são aproximadamente 14 milhões de pessoa analfabetas 9,6% da população. Se levarmos em consideração o tamanho do nosso território e a quantidade de pessoas não parece ser um Horror. Mas o nosso IDH está em 73º lugar no mundo, o que leva-me a crer que nossa situação Educacional está “de mal a pior”.Mas mesmo assim vejo com bons olhos que em cinquenta anos estaremos muito próximos de uma qualidade.
Planeta Anderson: Vejo-o bastante otimista em relação a Educação. Por quê?
Pedro Kokuszka: O Brasil ainda é um País muito novo, e tem tudo para crescer culturalmente, posso estar sendo utópico para muitos, mas não posso deixar de acreditar numa nação cuja qual faço parte. Cedo ou mais tarde vai aparecer alguém disposto a investir em EDUCAÇÃO.
Planeta Anderson: Quer deixar algum agradecimento?
Pedro Kokuszka: Quero agradecer ao Diretor da Editora e Gráfica Arins de Curitiba Pr. Senhor Jairo Arins, pois foi  a pessoa que me deu uma motivação muito grande após escrever minha primeira obra (Nos Rastros dos Imigrantes Poloneses), em 2001, Lançamento no Salão Paroquial da Igreja de São Miguel em Almirante Tamandaré Pr.Após ter lido algumas páginas me disse: _“ Não li todo o seu livro, mas posso dizer-lhe que Você não é fraco”. E assim foi o “ponta pé inicial”.
Planeta Anderson: Para finalizar. Faça um comentário qualquer, um que você considere importante  para os leitores.
Pedro Kokuszka: O que eu gostaria de falar, não é bem um comentário, pode ser considerado um SONHO ou UTOPIA, que é sobre os materiais literários. Eles deveriam ter o valor ou seu preço adequado ao poder aquisitivo dos brasileiros. Penso que atualmente os livros são muito caros, dificultando assim o crescimento do número de leitores no Brasil.

Imagens relacionadas:Fotografias Adryelle Silva

















































4 comentários:

Anônimo disse...

Muito agradecido pela oportunidade professor Ânderson. Parabens para sua filha a fotógrafa. Gostei.

Ivana Maria Barbosa disse...

Sou privilegiada por ter conhecido pessoas tão importantes. Quando cheguei em Almirante Tamandaré para trabalhar no Colégio Ambrósio Bini,
estava um dia chovoso, tudo parecia muito ruim.Fui recepcionada pelo Professor Pedro, que de pronto me desejou boas vindas com muita educação. De todos que estavam presentes a figura do professor foi a que fez a diferença. Nesse dia soube o valor desse senhor. O tempo passou e só veio a confirmação da pessoa ímpar que é o Professor Pedro Martim Kokuszka. Parabéns Professor Anderson, bela lembrança.

Anônimo disse...

Não sei se sou merecedor de tão ricas referências mas que nos deixarão alertas para estarmos entusiasmados nas futuras iniciativas. Dia 15 de junho as 9 horas da manhã no salaão de festas da capela de Botiatuba lançamento do livro "Botiatuba e Seus Encantos" com presença do Cônsul Polonês Marek Makowski. Dia 22 de junho as 9 horas da manhã no Centro de Convenções Edson Dahlke lançamento das 4 publicações infantojuvenis "A Carruagem", "Nhô Bálsamo" "Histórias que o Povo Conta" e "Visagens em Botiatuba" . Pedro Martim Kokuszka em 7 de maio de 2012.

Anônimo disse...

E o escritor Dalton Trevisan recebo grande prêmio literário de Portugal. Prêmio literário Camões. Mais 100 mil euros. Não viajará para receber os prêmios. Apenas agradeceu com um belo poema.