Jogo da memória de pronomes
Objetivos
1) Reconhecer a função dos pronomes para a construção de sentidos nas diferentes situações comunicativas.
2) Reconhecer e classificar os pronomes.
2) Reconhecer e classificar os pronomes.
Ponto de partida
Sugestão de cartas para o jogo da memória:
Cartas de classificação
Cartas com exemplos
Observação: Coloquei apenas um exemplo de cada classificação e escolhi trechos de música, mas o interessante é apresentar pelo menos dois exemplos de cada tipo de pronome e escolher trechos de textos trabalhados em aula.
Cartas de classificação
PRONOME PESSOAL DO CASO RETO
|
PRONOME PESSOAL DO CASO OBLÍQUO
|
PRONOME DEMONSTRATIVO
|
PRONOME DE TRATAMENTO
|
PRONOME POSSESSIVO
|
PRONOME INDEFINIDO
|
PRONOME INTERROGATIVO
|
PRONOME RELATIVO
|
Cartas com exemplos
"Eu penso em você
Desde o amanhecer Até quando eu me deito." (Tribalistas) |
"Já sei namorar Já sei chutar a bola Agora só me falta Ganhar." (Tribalistas) |
"Cada paralelepípedo
Da velha cidade Essa noite vai Se arrepiar." (Chico Buarque) |
"Você
É algo assim É tudo pra mim É como eu sonhava, baby." (Tim Maia) |
"Meu filho vai ter Nome de santo Quero o nome mais Bonito." (Legião Urbana |
"E o que foi
prometido, Ninguém prometeu." (Legião Urbana) |
"Quem me chamou
Quem vai querer voltar pro ninho Redescobrir, seu lugar." (Guilherme Arantes) |
"Eu vou contar pra todos a história de um rapaz, Que tinha há muito tempo a fama de ser mal" (Roberto Carlos) |
Observação: Coloquei apenas um exemplo de cada classificação e escolhi trechos de música, mas o interessante é apresentar pelo menos dois exemplos de cada tipo de pronome e escolher trechos de textos trabalhados em aula.
Estratégias
1) Antes do início do jogo, fazer uma breve revisão sobre a função dos
diferentes tipos de pronomes (na construção de sentidos em diversas
situações comunicativas). Em seguida, organizar a turma em pequenos
grupos e entregar o envelope com as cartas do jogo. Se preferir,
entregue as folhas e peça que os alunos recortem as cartas e
confeccionem os envelopes. No final do jogo, os alunos podem produzir as
regras e uma síntese sobre o estudo realizado.
2) Instruções para o jogo (sugestão): colocar todas as cartas com exemplos viradas para baixo e as de classificação no canto da mesa, para serem compradas. Definir quem iniciará o jogo. Em seguida, o aluno deve comprar uma carta com a classificação do pronome e virar uma carta com exemplo. Se o exemplo corresponder à carta de classificação comprada, ele marca ponto e/ou joga novamente. Essas regras podem ser criadas pelos próprios alunos.
2) Instruções para o jogo (sugestão): colocar todas as cartas com exemplos viradas para baixo e as de classificação no canto da mesa, para serem compradas. Definir quem iniciará o jogo. Em seguida, o aluno deve comprar uma carta com a classificação do pronome e virar uma carta com exemplo. Se o exemplo corresponder à carta de classificação comprada, ele marca ponto e/ou joga novamente. Essas regras podem ser criadas pelos próprios alunos.
Comentários
1) Essa atividade deve ser realizada após estudo sistemático sobre pronomes.
2) O jogo pode ser construído pelos alunos durante o estudo sobre pronomes; eles podem selecionar os exemplos e definir outra forma de jogo sobre o conteúdo estudado.
2) O jogo pode ser construído pelos alunos durante o estudo sobre pronomes; eles podem selecionar os exemplos e definir outra forma de jogo sobre o conteúdo estudado.
Um comentário:
Muito bom!
Postar um comentário