Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 30 de março de 2012

Peça polêmica de Nelson Rodrigues retorna ao festival


Divulgação / João Fonseca e Guta Stresser em cena de O Casamento: lançamento do romance de Nelson Rodrigues de 1966 foi um escândaloJoão Fonseca e Guta Stresser em cena de O Casamento: lançamento do romance de Nelson Rodrigues de 1966 foi um escândalo
Espetáculo comemora os cem anos do dramaturgo cuja obra trouxe à tona neuroses familiares e transformou os palcos brasileiros.
Quem acompanhou o bombástico O Casa­­mento em 1997, na Ópera de Arame, pode ter interesse em conferir o amadurecimento experimentado pelo vasto elenco, que retornou em peso para a remontagem trazida pelos Fodidos Privilegiados hoje e amanhã ao Guairão (Pça. Santos Andrade, s/n.º). Nesses 15 anos que separam as duas versões, atores como Guta Stresser cresceram diante das plateias brasileiras.
“Obviamente somos todos mais velhos (risos). Há um amadurecimento como atores muito bacana. O mais gostoso foi sentir como todos cresceram e o trabalho melhorou”, contou à Gazeta do Povo o diretor João Fonseca. Sobre a direção, ele destaca que mudou muito pouca coisa na adaptação desse que é o único romance de Nelson publicado na íntegra, e não em capítulos.
Participa do elenco também a atriz Dani Barros, que acaba de levar o Shell-Rio de Janeiro por sua atuação em Estamira – Beira do Mundo, em cartaz a partir de terça-feira na mostra oficial deste festival.
O Casamento marcou aquela edição do evento curitibano ao apresentar um romance dos mais escarrapachados de Nelson Rodrigues no palco. Em meio à repercussão da crítica, a obra levou o Prêmio Shell daquele ano como Melhor Direção e Melhor Figurino (Charles Möeller). Guta foi indicada ainda como Melhor Atriz.
Na trama, o empresário Sabino descobre na véspera do casamento da mimada filha Glorinha que o futuro genro é homossexual.
O tema, aliado à verve rodriguiana, tornou o espetáculo bastante forte (não por acaso ele é indicado para maiores de 16 anos). “Há cenas bem explícitas, tanto sexualmente quanto na linguagem mais escancarada”, avisa o diretor.

Nenhum comentário: