Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 23 de março de 2012

Fechamento não é oficial e São Marcos está aberta, diz reitora


23 de março de 2012  11h48  atualizado às 16h57

Apesar de os alunos não terem aula hoje, a reitoria disse que a universidade está aberta. Foto: Diogo Moreira/Futura Press
Apesar de os alunos não terem aula hoje, a reitoria disse que a universidade está aberta
Foto: Diogo Moreira/Futura Press
    A reitora da Universidade São Marcos, de São Paulo, Maria Aurélia Varella, afirmou nesta sexta-feira em entrevista ao Terra que o anúncio de que o Ministério da Educação (MEC) descredenciou a instituição de ensino não é oficial e, portanto, vai continuar funcionando normalmente. "Recebemos a notícia do fechamento da universidade com muita surpresa, mas isso não é oficial, se foi publicado no site não quer dizer que seja oficial. Só vamos tomar alguma medida depois que formos notificados, isso não aconteceu ainda".
A reitora afirmou que todos os alunos são orientados a retomar normalmente à universidade na segunda-feira. Questionada sobre o motivo de as aulas terem sido suspensas hoje, ela afirmou que não há nenhuma relação com o anúncio feito pelo MEC. "Os alunos haviam pedido para não ter aula hoje. Era uma programação deles que nós acabamos aceitando, mas a universidade está aberta, os funcionários estão trabalhando e segunda tem aula normal", disse.
Ela não quis comentar sobre uma nota que havia sido publicada pela manhã no site da universidade, confirmando que a instituição havia fechado às portas. "Houve uma confusão com a programação dos alunos", afirmou. Varella ainda disse que, caso a decisão seja publicada no Diário Oficial na próxima semana, a universidade vai tomar todas as providências para que os alunos não sejam prejudicados.
"Na minha interpretação estava tudo indo muito bem. Respondemos a todos os questionamentos do MEC e estávamos nos adaptando às exigências. Vamos aguardar a posição do MEC", disse. Segundo a universidade, na segunda-feira haverá uma reunião com representantes ministério para tratar sobre as medidas a serem adotadas.
Em nota divulgada nesta tarde no site, a universidade disse que "a informação contida no site do Ministério da Educação tem caráter informativo, sem qualquer respaldo oficial, e a forma de sua divulgação causou estranheza e está gerando um grande desencontro de informações entre imprensa, professores, alunos e sociedade".
Decisão do MEC
O MEC divulgou nota em seu site na quinta-feira anunciando que decidiu descredenciar a Universidade São Marcos "após verificar inúmeras irregularidade na oferta de cursos". Entre elas, o órgão citou o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo de desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. Segundo o MEC, a São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.
De acordo com o MEC, as irregularidades verificadas "comprometem o funcionamento" da universidade. Além de descumprir as medidas determinas pelo ministério no ano passado durante processo de supervisão, a pasta constatou que há "inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa".

Nenhum comentário: