Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 25 de março de 2012

Existe privacidade na internet?


Você viu a discussão sobre a nova política de privacidade do Google? Agora existe só um termo de uso - em que é preciso concordar para se registrar em sites e redes sociais - para os produtos da empresa: como Orkut, YouTube, Blogger e Gmail. Para muita gente a mudança não fez a menor diferença. Afinal, quase ninguém lê as normas. O usuário disponibiliza dados pessoais sem saber de que forma serão usados.
Colocar fotos, vídeos e informações na internet pode parecer inofensivo, mas tudo que é disponibilizado fica no banco de dados da empresa. Se rolou arrependimento do que postou e decidiu apagar, a informação parece sumir, mas continua registrada. Além disso, qualquer pessoa pode copiar.
A foto do seu perfil no Facebook, por exemplo, pode chegar até o computador de gente que você nunca viu na vida. "Não são só amigos e família que têm acesso. Estranhos e criminosos também podem ver. É o mesmo que deixar suas informações em um outdoor", explica Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da SaferNet.
Quem leu os novos termos do Google sabe que, se estiver logado, será registrado tudo o que é acessado, como vídeos e sites visitados. Recentemente, a empresa disponibilizou o Dashboard (www.google.com/dashboard), ferramenta que permite ao usuário ver e editar as informações que estão armazenadas.
O problema, segundo os especialistas, é que, os dados são vendidos para empresas de publicidade. Dizem também que algumas usam para interesse político ou para rastrear a vida do cidadão. Há países que exigem a permanência dos dados por pelo menos dois anos na rede para que sejam usados em caso de processo judicial e investigação.
O Google negou ao D+ que vende informações e disse que só mantém o que o usuário disponibiliza: históricos de buscas, círculos sociais e o modo como a pessoa usa cada um dos produtos. Segundo a empresa, saber tudo isso os ajuda a oferecer serviços e publicidade que têm a ver com a pessoa.
Para saber mais sobre essas mudanças acesse o blog http://googlebrasilblog.blogspot.com.br ou que leia a nova política de privacidade em www.google.com/intl/pt-BR/policies/privacy.

Nenhum comentário: