Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 19 de julho de 2016

Plano de aula - DISSERTAÇÃO



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS PORTUGUÊS/ ESPANHOL

PLANO DE AULA

AULA 1 – 9º ano


            DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

            Estabelecimento: Colégio Ambrósio Bini, Almirante Tamandaré, Paraná.
            Professor Supervisor Técnico: Anderson Luiz Ferreira da Silva.
Professor Estagiário: Henrique John Krug.
            Assunto: Gênero textual dissertação e sua aplicabilidade real.
            Data: 10/05/2016.                             Horário: 07:30 às 10:00.
            Quantidade: Uma aula, de uma hora, para cada turma (03 turmas).

            CONTEÚDO

  • Será apresentado aos alunos o conceito e a aplicabilidade do gênero textual dissertação.
  • Par ilustrar a aplicabilidade, serão apresentadas situações da vida estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas) e situações da futura vida profissional (carreira pública ou privada) em que será necessário a confecção de um texto dissertativo. .
  • Nesta primeira aula, também será transmitido a noção de estrutura de um texto dissertativo argumentativo, destacando suas partes principais: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

INSTRUMENTOS (RECURSOS DIDATICOS)))

  • 40 cópias do Anexo I deste plano de aula, contendo informações sucintas sobre a estrutura de uma dissertação (de 20 a 30 linhas).

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

  • Os alunos não necessitarão de quase nenhum conhecimento prévio para o desenvolvimento deste plano de aula e desta sequência didática.
  • Todavia, é recomendada leituras diversas, de várias fontes, sobre vários assuntos polêmicos, em destaque na atualidade, para que o aluno construa um conhecimento de mundo e possua subsídios para elaborar sua capacidade argumentativa.
  • Também é recomendado um conhecimento mínimo da norma culta (norma padrão) da Língua Portuguesa.

OBJETIVOS

  • Os alunos deverão saber o que é um texto do gênero dissertação, além de conhecer suas principais características e sua estrutura física (título, introdução, desenvolvimento, conclusão) e estrutura teórica (tema, tese e argumentos).
  • Os alunos também deverão ter conhecimento de algumas situações reais de necessidade e aplicabilidade deste gênero literário, seja na esfera estudantil (vestibulares, ENEM, atividades acadêmicas), seja na esfera profissional (carreira pública ou privada), seja na esfera pessoal. Este objetivo também, além da aplicabilidade, tem a finalidade de alertar e conscientizar os alunos do mundo que os aguarda dentro de alguns anos (dentro de 04-05 anos), quando ingressarem na ida profissional.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Nesta aula não serão utilizados instrumentos de avaliação. Será reservado um espaço de tempo para diálogo e retirada de dúvidas sobre o conteúdo apresentado aqui.
  • Será solicitado aos alunos, para fins de fixação, que copiem o Anexo I no seu caderno. Se possível, a cópia deve ser realizada com as próprias palavras do aluno.

DESENVOLVIMENTO PROVÁVEL
ATIVIDADES DO PROFESSOR

1)      Nesta primeira metade da aula (20-30 minutos), o professor irá indagar os alunos se sabem o que é uma dissertação, a fim de sentir se a turma possui algum domínio sobre este gênero literário.

a)      O professor fará as perguntas abaixo, tentando instigar os alunos enquanto apresenta situações em que a aplicabilidade da dissertação é exigida.

Que tipo profissional você deseja se tornar quando for adulto? 

Pretendem fazer uma Universidade?

Sabem o que é uma Universidade Pública e Privada?

Sabem o que é um vestibular? Sabem o que é a prova do ENEM?

Sabem o que estes processos exigem do candidato?

Vocês sabem como expressar uma opinião ou posicionamento diante de determinado assunto?

Como obter conteúdo e subsídios para podermos nos posicionar?

Será que a dissertação só serve para o vestibular/ENEM?

Aqui será apresentada e discutida a importância deste gênero, principalmente, no processo seletivo para uma vaga em uma Universidade Pública, seja pelo vestibular, seja pelo ENEM. Será apresentado como funciona este processo e a importância decisiva deste tipo de gênero no resultado final do processo (peso). Será explicado o porquê este tipo de texto é exigido do candidato e o que ele exige do candidato.
b)     Neste ponto, após instigar os alunos sobre a importância deste gênero literário, o professor irá repassar o conceito de dissertação aos alunos. Os alunos terão o Anexo I em mãos para acompanhar o conceito.
O que é uma dissertação?
            Dissertação é um tipo de texto (gênero textual) que se caracteriza pela defesa de um ponto de vista do autor (tese), através de argumentos (dissertação argumentativa), sobre determinado assunto (tema). Para defender seu posicionamento, o autor utiliza seu conhecimento de mundo para se posicionar, opinar e criar seus argumentos. Utiliza fatos e dados par reforçar sua opinião, de forma a tentar convencer/conscientizar o leitor sobre seu posicionamento.
             Cabe lembrar que um texto do tipo dissertação pode ter várias páginas, todavia, vamos abordar o tipo de dissertação mais utilizado na vida estudantil e profissional, que é a dissertação cobrada em vestibulares e concursos públicos (de 20 a 30 linhas).
c)      Logo após esclarecer o conceito de dissertação, o professor irá realizar outras perguntas aos alunos, visando à aplicabilidade da dissertação na futura vida profissional dos alunos (carreira pública ou privada).
Sobre Carreira Pública
Vocês sabem o que é um concurso público?
Sabem com que idade vocês podem prestar um concurso público?
Sabem o que é necessário, como requisito, para prestar um concurso público?
Vocês sabem quais são os benefícios da carreira pública?
Vocês sabem quanto ganham aproximadamente profissionais concursados?
Sobre Carreira Privada
Vocês sabem o que é uma entrevista de emprego?
Se vocês fossem os chefes de uma empresa, e tivessem apenas uma vaga para vários candidatos, como vocês escolheriam este candidato?
Será que é importante saber se posicionar, manifestar sua opinião?
Sabem o que é preconceito linguístico?
2)      Nesta segunda metade da aula (15-20 Minutos), após tratar sobre a aplicabilidade e importância do gênero dissertação, o professor irá apresentar a estrutura básica de um texto dissertativo composto de 20 a 30 linhas (o mais comum). Será apresentado aos alunos as principais partes da estrutura física da dissertação: título, introdução, desenvolvimento e conclusão, além das principais partes da estrutura teórica da dissertação: tema, tese e argumentos.


  Será apresentada cada parte da estrutura do texto dissertativo:

ESTRUTURA FÍSICA DA DISSERTAÇÃO:

Título: É o nome do texto. Recomenda-se que sempre seja inserido um título para o texto dissertativo. Só não coloque o título se as instruções da atividade de texto solicitarem para não colocar. O título deve estar relacionado com o assunto ou com o posicionamento do autor. Recomenda-se que o título seja criativo e sugestivo.
Introdução: Recomenda-se que na introdução sejam explicitados e apresentados, tanto o assunto-chave da dissertação (tema), como a apresentação da ideia ou do ponto de vista do autor diante do assunto (tese). O ideal é que, ao ler a introdução, o leitor já saiba qual é o assunto-chave (tema) e, também, tenha uma ideia sobre o ponto de vista do autor sobre o assunto (tese).
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.
Desenvolvimento: Nesta parte o autor irá expor seus argumentos para defender seu ponto de vista ou ideia sobre determinado assunto (tese). O autor utilizará seu conhecimento de mundo, fatos e dados para fundamentar seus argumentos. Normalmente há de um a três parágrafos dedicados para a argumentação. Recomenda-se que cada argumento apresentado seja trabalhado em um parágrafo inteiro.
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a introdução tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 10 a 20 linhas.
Conclusão: Aqui o autor deverá dar um desfecho coerente com o assunto-chave da redação (tema), com o ponto de vista do autor (tese) e com os argumentos apresentados. Recomenda-se que na conclusão o autor retome o assunto (tema) e o ponto de vista (tese) de forma mais incisiva e firme do que durante o texto, de forma a firmar sua posição e concluir o texto.
  Em uma dissertação de 20 a 30 linhas, recomenda-se que a conclusão tenha de 3 a 6 frases ou orações, tendo, aproximadamente, entre 5 a 10 linhas.

ESTRUTURA TEÓRICA DA DISSERTAÇÃO:

TEMA é o assunto-chave de uma redação.

TESE é o ponto de vista do escritor sobre o Tema, ou seja, é o ponto de vista sobre o assunto-chave da redação.

ARGUMENTOS são as justificativas, explicações, exemplos, entre outras formas, que vão sustentar e fundamentar o ponto de vista (Tese) sobre o assunto-chave (Tema).


3)       Na parte final da aula, se possível, será reservado um tempo para o diálogo e explicação de eventuais dúvidas sobre o gênero apresentado.

ATIVIDADES DOS ALUNOS

1)      Nesta primeira aula, os alunos serão convidados para acompanharem e dialogarem com o professor, principalmente, no momento da explanação da importância e aplicabilidade do gênero dissertação.
2)      No fim da aula, será solicitado aos alunos que copiem o Anexo I para o caderno, mas, de preferência, que copiem o conteúdo utilizando suas próprias palavras. Este exercício visa à fixação do conteúdo, na medida em que incentiva o aluno a entender o texto contido no anexo para poder explica-lo com suas palavras.




     REFERENCIAS::
Franco, Jefferson Luiz. Livro de Prática Pedagógica V.. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Cruz, Eliane Travensoli Parise. Livro de Estágio Curricular Supervisionado em
Língua Portuguesa e Literatura I. UEPG, 2011. Ponta Grossa PR.

Zanon, Denise Puglia. Livro de Didática. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Saleh,  Pascoalina Bailon DE Oliveira. Livro de Prática Pedagógica I. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Raupp, Eliane Santos. Livro de Língua Portuguesa I. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Raupp, Eliane Santos. Livro de Língua Portuguesa II. UEPG, 2009. Ponta Grossa PR.

Roman, Elódia Constantina. Livro de Língua Portuguesa III. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

Roman, Elódia Constantina. Livro de Língua Portuguesa IV. UEPG, 2010. Ponta Grossa PR.

FUVEST.Provas de concursos vestibulares. Disponível:< ttp://www.fuvest.br/vest2009> Acesso em: 02 abr. 2016.

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Introdução ao Estudo da Dissertação - Parte 1. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8522> Acesso em: 05 mai. 2016.

 

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Tema, Tese e Argumento - Parte 2. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8521> Acesso em: 05 mai. 2016.

 

Estado do Paraná. Dia a dia da Educação. Agora Aprendo - Estrutura da Dissertação - Parte 3. Disponível: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=8523> Acesso em: 05 mai. 2016.

Um comentário:

Roberval Bonfim disse...

Vejo, que neste caso em voga, e me parece que em todas, a dissertação tem base no corpo redacional, seguindo de sobremaneira, as estruturas como; tema e ou problemática, introdução, desenvolvimento e conclusão. o que, dessa forma, não contribui muito com minha compreensão e deixa amarras muito fortes entre os parágrafos, ao delimita-los.