Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Conteúdo Programático de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Col. Est. Ambrósio Bini Almirante Tamandaré


PORTUGUÊS (2º e 3º ano) – Ensino Médio

OBJETIVO DA ÁREA:
            A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
            Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura  como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

REDAÇÃO
OBJETIVO DA ÁREA:

                  A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

LITERATURA
OBJETIVO DA ÁREA:
                  
              Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
     
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ano Ensino Médio

- Interpretação de textos de diferentes gêneros;
- Funções da linguagem;
- Fato / Opinião;
- Revisão das classes morfológicas;
- Verbos: tempos do presente, do pretérito perfeito imperfeito, do futuro (todos do indicativo)
- Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
- Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos,pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo,tipos de predicado;
- Vozes verbais
- Funções do pronome se;
- Oração subordinada: substantiva, adjetiva.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REDAÇÃO 2º ano Ensino Médio

O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação
- O relato: relatório
O texto narrativo
- Elementos da narrativa:
A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear
B) Discurso direto, indireto e indireto-livre
C) Tipos de narrador
D) Personagens
E) Tempo cronológico e psicológico.
O texto dissertativo.
- Tipos de parágrafos de introdução.
- Dissertação expositiva e argumentativa.
- Descrever e dissertar.
- Narrar e dissertar.
- Técnicas de argumentação
- A carta argumentativa
- Características da carta
- Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo argumentativo
- A máscara na carta

Informatividade e senso comum
Paralelismo
Editorial
- Artigo de opinião
- Temas de vestibulares
- Serão trabalhos dois livros ( um por semestre) .

LITERATURA 2º ano Ensino Médio

- Arcadismo;
- Romantismo;
- Realismo/Naturalismo;
- Parnasianismo;
- Simbolismo.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3º ano ENSINO MÉDIO

- Interpretação de texto s de diferentes gêneros;
- Funções da linguagem;
- Fato / Opinião;
- Estrutura das palavras;
- Formação de palavras;
- Concordância nominal / concordância verbal;
- Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo acordo);
- Ortografia;
- Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
- Morfologia (apresentação das classes morfológicas);
- Morfologia : artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;
- Verbos: tempos do presente,tempos do pretérito perfeito,pretérito imperfeito, futuro (indicativo)
- Verbos:regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
- Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos,
pronome-objeto,adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo,tipos de predicado;
- Vozes verbais;
- Funções do pronome se;
- Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;
- Oração coordenada.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REDAÇÃO 3º ano ENSINO MÉDIO

Revisão
- Texto Dissertativo
- Delimitação do tema
- A linguagem dissertativa
- As características do texto dissertativo-argumentativo
- Tipos de introdução
- O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e
Progressão
- A conclusão
A carta dissertativa
- Estrutura e elementos da carta
- A máscara na carta

Coerência e coesão textuais
- A redação no Enem
- Critérios de correção do Enem
- Critérios de avaliação de outros vestibulares
Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano.

- Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares


LITERATURA 3º ano ENSINO MÉDIO
- Pré-Modernismo;
- Modernismo;
- Literatura contemporânea.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá professor, tubo bem?

Estou revisando a materia do ensino médio e fiquei curioso.

Onde é que divulgam as matérias que devem ser dadas no ensino da gramática da língua portuguesa no ensino médio? Me refiro a um documento oficial...

Estou procurando na internet mais não achei...

Eu também poderia fazer uma pergunta diferente...

Como o Sr. por exemplo sabe quais são as matérias que tem que da na aula de português (sem se orientar por um livro e sim por um "padrão")?

Desde já agradeço pela atenção.

Prof. Anderson Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Anderson Ferreira disse...

Olá! Respondendo.O Padrão não é tão fechado assim, depende da Escola, Região, Governo, etc. Mesmo assim existe um Documento, no caso do paraná, Diretrizes Curriculares da Educação Básica ( DCE ), vou lhe passar o Link para vc ver de onde se baseiam todo o conteúdo trabalhado nas Escolas do Paraná.
Se não ficou claro, terei o maior prazer de respondê-lo em suas dúvida...

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf

Anônimo disse...

Nossa professor, muito obrigado. É isso aí mesmo. :)