VIDA PRÁTICA
Site do órgão possibilita emissão de segunda via do CRLV e da CNH e o pedido de carteira definitiva. Renovação de documento e transferência de veículo ainda são presenciais
Usuários ainda desconhecem a ajuda virtual
Nem todos os usuários do Detran sabem que o sistema on-line do órgão pode contribuir para o andamento dos processos solicitados. Muitos não buscam ou não sabem onde procurar informações e desconhecem os documentos necessários e os setores aos quais devem se dirigir para serem atendidos.
O motorista Luiz Soares, de 58 anos, conta que já perdeu as contas de quantas vezes se perdeu no Detran. “As sedes do órgão, em todos os lugares, são assim: as informações não estão claras, você não sabe para onde tem de se dirigir e nem se os documentos que tem que levar”, afirma. Ele acredita ainda que o sistema on-line ainda não teve divulgação suficiente. “Eu não sabia dessas facilidades, e elas ajudam tanto as pessoas quanto o próprio sistema”, diz.
Cristiano Bezerra da Silva, 32 anos e também motorista, procurou o Detran para realizar a transferência de veículo. “Nas primeiras vezes que você vai ao órgão é complicadinho, com o tempo você se acha”. (DA)
Mudanças
Operação na rede desafoga balcões
No passado, os processos hoje disponíveis no site tinham seu começo na internet. Porém, não eram finalizados no sistema virtual. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran e apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.
Com o novo modelo do Detran Fácil, os usuários não precisam perder tempo esperando pelo atendimento nos balcões. “Toda a operação é on-line, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação são reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado”, explica a assessoria de imprensa do órgão no estado. Depois de confirmado o processo, o departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.
Serviço
O Detran estadual oferece o telefone 0800-643-7373 para o usuário sanar dúvidas.
Internet
Veja os serviços feitos através do site:
- Emissões da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
- Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Pedido para a CNH definitiva
O que precisa
- Acesse o site e preencha o protocolo
- Imprima e pague a guia
- Os documentos chegam pelos Correios em até dez dias
Fonte: Detran-PR
Mas, assim como qualquer labirinto, existe uma saída no meio da burocracia. A primeira dica é sempre pesquisar no site (www.detran.pr.gov.br) ou telefonar para o Detran no 0800-643-7373 – que funciona estritamente das 8 às 14 horas – a fim de se informar qual caminho seguir. Caso contrário, ir diretamente à sede do órgão pode significar tempo perdido.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, os serviços mais procurados são emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), primeira via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O intuito do órgão é diminuir as filas de espera. Para isso, a principal aposta é a internet.
Fácil
O sistema Detran Fácil desde maio do ano passado está disponível no site do órgão. Atualmente, o site possibilita as emissões de segunda via do CRLV, a segunda via da (CNH) e também o pedido para a carteira de habilitação definitiva. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, nos primeiros oito meses de funcionamento foram contabilizados 40 mil atendimentos on-line.
Com o uso da ferramenta, a expectativa é reduzir em até duas horas o tempo por processo presencial e eliminar pelo menos 2 milhões de usuários dos balcões do órgão no decorrer dos próximos três anos em todo o estado. Para ter acesso aos serviços é necessário preencher o protocolo, imprimir a guia de recolhimento e quitá-la. Os documentos são enviados pelos Correios em até dez dias.
Presencial
Já a renovação da carteira e a transferência de veículo ainda são presenciais, pois é necessário foto e biometria do condutor, no primeiro caso, e vistoria do veículo, no último (confira o passo a passo no infográfico ao lado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário