Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 23 de março de 2012

Serviços do Detran têm na internet um atalho eficaz


Henry Milleo/ Gazeta do Povo / O motorista Cristiano Bezerra da Silva procurou o Detran para realizar a transferência de veículo: “Com o tempo você se acha”, disseO motorista Cristiano Bezerra da Silva procurou o Detran para realizar a transferência de veículo: “Com o tempo você se acha”, disse
VIDA PRÁTICA

Site do órgão possibilita emissão de segunda via do CRLV e da CNH e o pedido de carteira definitiva. Renovação de documento e transferência de veículo ainda são presenciais

Usuários ainda desconhecem a ajuda virtual
Nem todos os usuários do Detran sabem que o sistema on-line do órgão pode contribuir para o andamento dos processos solicitados. Muitos não buscam ou não sabem onde procurar informações e desconhecem os documentos necessários e os setores aos quais devem se dirigir para serem atendidos.
O motorista Luiz Soares, de 58 anos, conta que já perdeu as contas de quantas vezes se perdeu no Detran. “As sedes do órgão, em todos os lugares, são assim: as informações não estão claras, você não sabe para onde tem de se dirigir e nem se os documentos que tem que levar”, afirma. Ele acredita ainda que o sistema on-line ainda não teve divulgação suficiente. “Eu não sabia dessas facilidades, e elas ajudam tanto as pessoas quanto o próprio sistema”, diz.
Cristiano Bezerra da Silva, 32 anos e também motorista, procurou o Detran para realizar a transferência de veículo. “Nas primeiras vezes que você vai ao órgão é complicadinho, com o tempo você se acha”. (DA)
Mudanças
Operação na rede desafoga balcões
No passado, os processos hoje disponíveis no site tinham seu começo na internet. Porém, não eram finalizados no sistema virtual. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran e apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.
Com o novo modelo do Detran Fácil, os usuários não precisam perder tempo esperando pelo atendimento nos balcões. “Toda a operação é on-line, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação são reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado”, explica a assessoria de imprensa do órgão no estado. Depois de confirmado o processo, o departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.
Serviço
O Detran estadual oferece o telefone 0800-643-7373 para o usuário sanar dúvidas.
Internet
Veja os serviços feitos através do site:
- Emissões da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
- Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Pedido para a CNH definitiva
O que precisa
- Acesse o site e preencha o protocolo
- Imprima e pague a guia
- Os documentos chegam pelos Correios em até dez dias
Fonte: Detran-PR
Enfrentar a burocracia para regularizar documentos do veículo ou do motorista já foi bem mais complicado, mas muitos usuários – mes­­mo com todos os recursos disponíveis pela internet – ainda che­­gam ao Departamento de Trân­­sito do Paraná (Detran-PR) desprovidos de informações de como pro­­ceder para o andamento mais ágil dos serviços solicitados. O vaivém nos setores e o desconhecimento do caminho correto a seguir ou a or­­dem das coisas fazem que o usuá­­rio perca o tempo e a paciência nos labirintos do sistema.
Mas, assim como qualquer labirinto, existe uma saída no meio da bu­­­­rocracia. A primeira dica é sempre pesquisar no site (www.detran.pr.­­gov.br) ou telefonar para o De­­tran no 0800-643-7373 – que funciona estritamente das 8 às 14 ho­­ras – a fim de se informar qual ca­­­­minho seguir. Caso contrário, ir diretamente à sede do ór­­gão pode significar tempo perdido.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, os ser­­viços mais procurados são emissão de Certificado de Registro e Li­­cen­­ciamento de Veículo (CRLV), pri­­meira via e renovação da Car­­teira Nacional de Habilitação (CNH). O intuito do órgão é diminuir as filas de espera. Para isso, a prin­­cipal aposta é a internet.
Fácil
O sistema Detran Fácil desde maio do ano passado está disponível no site do órgão. Atual­­mente, o site pos­­sibilita as emissões de segunda via do CRLV, a segunda via da (CNH) e também o pedido para a carteira de habilitação definitiva. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, nos primeiros oito meses de funcionamento foram contabilizados 40 mil atendimentos on-line.
Com o uso da ferramenta, a ex­­pectativa é reduzir em até duas horas o tempo por processo presencial e eliminar pelo menos 2 mi­­lhões de usuários dos balcões do ór­­gão no decorrer dos próximos três anos em todo o estado. Para ter acesso aos serviços é ne­­cessário preencher o protocolo, im­­primir a guia de recolhimento e quitá-la. Os documentos são enviados pelos Correios em até dez dias.
Presencial
Já a renovação da carteira e a transferência de veículo ainda são presenciais, pois é necessário foto e biometria do condutor, no primeiro caso, e vistoria do veículo, no último (confira o passo a passo no infográfico ao lado).

Nenhum comentário: