Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia Nacional Da Consciência Negra



 
Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo
Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

sábado, 16 de novembro de 2013

Humanidade

                                        

                                        A Humanidade e suas Leis

                 Incrivelmente O SER HUMANO não consegue viver, conviver com seus semelhantes de maneira livre, isto é, estar em sociedade e não respeitarem-se, o coletivo está sujeito a múltiplas complicações de relacionamentos.


                 Para que as relações, a convivência possa acontecer, algumas LEIS são colocadas em prática para que o convívio aconteça de maneira “satisfatória”. Absurdo! A Razão, a capacidade do pensamento parece não funcionar, muitas vezes levando a atitudes DESUMANAS. Esta cegueira em relação ao comportamento do homem só acarretará mais e mais Leis, obrigando-os “viver” numa certa “clausura”. Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade.

                 Será que a Humanidade só conseguirá coexistir sobre as pressões das leis? A liberdade jamais será plena? Levando em consideração toda a História da Humanidade pode-se afirmar que sim, a consciência da LIBERDADE PLENA é no mínimo uma esperança dos que não ficaram “Cegos”, num mundo onde a LEI É A RAZÃO DO IRRACIONAL...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 de Novembro Cinquentenário do Patrono do Col. Est. Ambrósio Bini, o Sr. Ambrósio Bini

        Na tarde de hoje foi feito uma magnífica homenagem ao nosso Patrono Ambrósio Bini,. Professores, alunos e funcionário juntos com a Direção se mobilizaram com apresentações de Teatro, Banners, Fotografias, poesias e vídeo. Nesta tarde contamos com a presença de Ilustres familiares, filhas, filho e netas, Secretário de Educação José Schlichting Neto (Prof. Zeca),representando a Prefeitura, Vereador Polaco, representando a Câmara Municipal.
         A solenidade iniciou com o Hino Nacional, Fala da Diretora Ivana Barbosa, Abertura da Solenidade; Pedro Martim Kokuszka, Falando da atividade Colcha de Retalhos;  Lindomar de Oliveira, apresentando o Mascote, Ambrosinho; Patrícia Oliveira, confeccionou o Brasão do Cinquentenário do Colégio; Professor Anderson Ferreira apresentou seu trabalho com Poesias, sendo Declamada uma pela autora Aluna Regiane Thais dos Santos do 8º Ano A. A Família, Professores se emocionaram e não exitaram em soltas suas lágrimas.

Poesia:

Ambrósio! Amado Patrono.

Família Bini chegou em Tamandaré
Chegou com força e Fé
Seu filho Ambrósio Bini, homem Honrado
Pelo povo foi Amado

Agora de saudosa memória
Deixou saudades e glória
Sempre foi homem de bem
Seus feitos sempre foram além

Ambrósio Bini que foi Prefeito
Deputado desta Região
A Deus tudo foi perfeito

Sempre com muita Razão
Agora junto a Deus, o privilégio
Recebeu seu nome, Ambrósio Bini, Nosso COLÉGIO!
                                                                    ( Regiane Thais dos Santos 8º A )


Algumas imagens relacionadas:
































segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Feliz aniversário Almirante Tamandaré - Paraná - Brasil


124 anos
Paisagem da cidade de Almirante Tamandaré

Paisagem da cidade de Almirante Tamandaré
Bandeira de Almirante Tamandaré
Brasão de Almirante Tamandaré
BandeiraBrasão
Hino
Fundação28 de outubro de 1889(123 anos)
Gentílicotamandareense
Prefeito(a)Aldnei Siqueira (PSD)
(2013–2016)

                              Almirante Tamandaré é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 é de 103.245 habitantes (IBGE). Está a uma altitude de 950 metros acima do nível do mar.
ouro e sua exploração estão relacionados ao desenvolvimento deste município, que foi desmembrado de Colombo com o nome de Timoneira em 28 de outubro de 1947. Em 24 de março de 1956 houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré através da Lei Estadual nº 2.644, em homenagem ao Marquês de Tamandaré, almirante e patrono da Marinha do Brasil. Entre seus potenciais, encontra-se a atividade extrativa mineradora, com cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas próximo àRodovia dos Minérios (PR-092). Possui, também, quatro fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Criado através da Lei Estadual nº 2, de 28 de outubro de 1947, e instalado em 6 de novembro do mesmo ano, teve seu território desmembrado de Colombo.
Os habitantes e os naturais do município são denominados tamandareenses. Está localizado na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Curitiba, estando a uma distância de 15 km da capital do estadoCuritiba.
Ficheiro:Parana Municip AlmiranteTamandare.svg
O nome do município é uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde eMarquês de Tamandaré, nascido na cidade gaúcha de Rio Grande em 13 de dezembro de 1807 e falecido em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil e participou de inúmeras lutas internas e das campanhas contra o ParaguaiUruguai e ainda das rebeliões internas SetembradaAbriladaCabanadaSabinadaBalaiadaPraieira e Confederação do Equador. Etimologicamente o termo "Tamandaré" originou-se da língua tupi "tamanda-ré", depois da volta, "t'amanari", o que veio depois da chuva (o mesmo que Noé da lenda do dilúvio entre ospovos indígenas).

História[editar]

Os primeiros habitantes do atual território do Município de Almirante Tamandaré foram os índiosTinguis. Em 1680 o capitão Salvador Jorge Velho fez "Descoberto da Conceição" (lavra de ouro) noDistrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da Lei nº 438. Em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela LeiProvincial nº 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da república brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná durante o Império. Em 9 de janeiro de 1890 recebe a denominação atual, uma homenagem ao almirante Marquês de Tamandaré.
história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus habitantes iniciais e fundadores foram homens que perlustraram o primitivoplanalto do Paraná, não muito tempo depois que Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, se estabeleceu em Paranaguá.
Da mesma forma que tantos outros municípios circunvizinhos, Almirante Tamandaré originou-se das entradas e bandeirasorganizadas por portuguesesvicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e prear índios.
Do início da década de 1930 até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por conturbado período político-administrativo. ODecreto Estadual nº 1.702, de 14 de julho de 1932, suprimiu a vila de Almirante Tamandaré, que passou, então, a fazer parte do município de Rio Branco do Sul, sendo restaurado posteriormente , porém, na divisão administrativa de 31 de dezembro de 1937, Almirante Tamandaré pertencia ao termo e comarca de Curitiba.
O golpe mais duro na história tamandareense foi a extinção do município através do Decreto-lei nº 7.573, de 20 de dezembro de 1938, por meio do qual seu território foi integrado ao de Curitiba, mudando seu nome para Timoneira. Alguns anos mais tarde, integraria o município de Colombo.
Somente em 24 de março de 1956, através da Lei nº 2.644, sancionada pelo governador Moisés Lupion, a localidade voltou à condição de município, restaurado também sua antiga denominação de Almirante Tamandaré. Nesta última fase administrativa, o primeiro prefeito foi o João Batista de Siqueira.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Reforma Ambrósio Bini

11/10/2013

Hoje é o sexto contato histórico sobre a abra de reforma do Col. Est. Ambrósio Bini em Almirante Tamandaré, Pr - Brasil. Com Recursos do Governo Estadual a Empresa Atros vencedora da Licitação para a obra, está com contando com funcionários alegres, dedicados e desempenhando com maestria a tão esperada Reformado Colégio. Averígua-se a colocação de telhados, tirada de vidros quebrados, rebocos, colocação dos portões internos e até o fim do dia a casa do caseiro estará com a laje pronta. Vejam mais algumas imagens: