Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 31 de agosto de 2014

Aos dois meses de completar 82 anos de idade.

               
                 
           AGAPITO MANGOLIN, nascido em São Paulo aos 29 dias do mês de outubro  de 1932, hoje morador em Almirante Tamandaré, goza de plena saúde e aos Domingos ainda bate sua bolinha.
           Caminhoneiro e empresário há mais de cinquenta anos tem uma vida de bastante correria e dificuldades ainda tem pleno conhecimento da sua importância para todos os familiares e amigos moradores em Almirante Tamandaré. Pai dedicado e influente na família, tem uma missão a cumprir.          
          Diz ele que após o Falecimento do seu filho Alexandro R. Mangolin, aos vinte e sete anos, após fazer uma cirurgia de redução de estômago, grande pessoa e amigo de todos os tamandareenses que adorava  futebol e comandava um time amador em Tamandaré o Bad Boys e foi o principal personagem na carreira do ex-jogador do Paraná Club o "Bruninho", resolveu fazer uma homenagem e continuar jogando futebol até quando suas pernas aguentarem.
 
 
Agapito lembra ainda das pernas mas bonitas do Futebol brasileiro escolhido por votação, as pernas do ex-goleiro da Seleção brasileira (LEÃO). E comenta com sorriso no rosto: " Quero ver o Leão chegar aos 82 anos com as pernas fortes e bonitas iguais as minhas." risos rsrsrsrsr
 
 
 
 
 
 
 
 Então desde 2011,ele e um grupo de amigos, jogam todos os Domingos no Capo de Futebol Leopoldina Dias de Faria que é dirigido pelo também ex-atleta em Almirante Tamandaré Luiz Fernando de Faria, mais conhecido como LIGEIRINHO, este tem a maravilhosa tarefa de anotar todos os gols marcados pelo então protagonista desta  matéria Agapito Mangolin, e tudo está registrado como poderemos ver nas imagens dos registro desde 2011(60 gols), 2012(70 gols), 2013(72 gols) e 2014(56 gols e em andamento) somando um total de 258 até esta data.
 
 
         Além deste registro Agapito lembra do início da sua vida no futebol. Em1948 jogou no interior do Paraná, pelo time Palmeiras de Sertanópolis e pelo time Back, também de Sertanópolis, Vasco da Gama em Londrina, entre vários outros times de não tanta expressão até 1968, de lá para cá muitas "peladas" que nas suas contas tem uma marca surpreendente de mais de 5.000 gols.
 
          Agapito tem ainda a tarefa de passar na casa de alguns colegas para levá-los até o campo e por incrível que pareça um destes colegas é um jovem jogador, Nathan Matteus Zeni 15, que fica ainda mais empolgado em jogar futebol, pois admira que um senhor de 82 anos neste pique todo é um exemplo para muitas pessoas mais jovens que ficam numa vida sedentária e após os sessenta ou mesmo antes sofrem com problemas de saúde.
 
 
 
          A brincadeira é séria, pois contam com uma mensalidade para pagamento do aluguel do campo e Agapito é um dos organizadores e cobradores para que tudo ocorra bem e sem problemas.
 
 
     "O  Segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, mas aprende com ele, não se preocupar com o futuro, mas projetá-lo e nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente."
Buda
 
 
Imagens relacionadas:
 


























                                    



 








 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Os monstros de Chernobyl

No dia 26 de abril de 1986 um dos maiores desastres nucleares já testemunhados pelo planeta ocorreu na usina nuclear de Chernobil, na União Soviética. Este acidente é até hoje considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear. Ele produziu uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.

Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia (Belarus) e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.
O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto.
A usina de Chernobil está situada no assentamento de Pripyat, Ucrânia, 18 km a noroeste da cidade de Chernobil, 16 km da fronteira com Belarus, e cerca de 110 km ao norte de Kiev. A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir 1 GW de energia elétrica. Em conjunto, os quatro reatores produziam cerca de 10% da energia elétrica utilizada pela Ucrânia na época do acidente. A construção da instalação começou na década de 1970e só terminou em 1983. Dois reatores adicionais foram colocados depois, para a ampliação da capacidade de geração de energia e estavam sendo construídos no período do acidente.
Para explicar o que desencadeou a horrível explosão existem duas teorias contraditórias. Muitos cientistas acreditam que as duas estejam certas em alguns pontos e que se unam para explicar que acidentes dessa magnitude ocorrem por uma série grotesca de pequenos erros que gerem este tipo de desgraça.
A primeira teoria para explicar o acidente foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram fortemente apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da usina de Chernobil, e o governo. Outro importante fator que contribuiu com o acidente foi o fato que os operadores não estavam informados sobre certos problemas do reator.
Mas o fato que interessa é que naquela madrugada do dia 26 de abril de 1986, à 1:23:58, o quarto reator da usina de Chernobil – conhecido como Chernobil-4 – sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.
O fato bizarro ocorre agora, vinte e um anos depois da catástrofe que matou muitas pessoas e gerou uma área de isolamento por alta radioatividade ao redor da usina.
Como num roteiro de ficção científica, um robô foi enviado até o interior do reator nuclear nos escombros desolados da antiga usina nuclear e ao contrário do que imaginavam os cientistas, eles encontraram vida naquele ambiente inóspito.
Há uma fina camada de um estranho limo negro crescendo pelo interior das paredes do reator. Isso parece ser tão louco quanto ver um ET dançar na Lua, uma vez que as taxas de radioatividade estão tão altas lá dentro que não era para haver absolutamente nenhuma vida.
Impressionados, os cientistas resolveram obter amostras do estranho limo, desconhecido até então. Quando o robô retornou, e os cientistas foram examinar o material coletado, eles ficaram ainda mais perplexos.
O limo era um tipo de fungo pouco conhecido, que não só estava conseguindo viver com tamanha radioatividade no ambiente, mas estava se alimentando dela!
Pequenas amostras do limo cresceram significativamente mais rápido ao serem expostas a uma radiação 500 vezes maior que a normal. Os cientistas puderam descobrir que o fungo está usando a melanina, uma substância que afeta a cor da pele humana, da mesma forma que as plantas usam a clorofila.
Dessa maneira, a molécula da melanina é atingida pelo raio gamma e sua química é alterada de alguma maneira, gerando energia para o fungo. Isso é uma descoberta incrível, porque até então ninguém imaginou que isso seria possível.
A despeito da vocação sensacional desta história para uma adaptação de jogos do tipo Half Life e filmes como Resident Evil, começou um alvoroço na comunidade científica sobre as possibilidades de pesquisa que esta porta abriu.
Teríamos nós, humanos, alguma capacidade, mesmo que ínfima de obter energia da radiação?
Esta descoberta da capacidade de alimentação radioativa do limo poderia gerar uma série de respostas que há muito tempo buscamos em diversas áreas, como por exemplo, a paleontologia e a astrobiologia.
Se na Terra temos animais capazes de viver em ambientes tão extremos, isso abriria uma forte possibilidade de que em ambientes parecidos, em outros planetas cheios de energia radioativa ionizada exista vida similar.
Até então, muitas pessoas desacreditavam da teoria de que a vida pudesse ter vindo do espaço distante à bordo de um meteoro, porque as taxas de radiação no espaço são altíssimas.
Há ainda a possibilidade de manipular genes destes incríveis fungos para gerar cogumelos e plantas que possam retirar radiação de ambientes, funcionando como uma espécie de bio-filtro para o lixo atômico, que ainda é um dos grandes problemas da energia nuclear. Embora os fungos não possam comer isótopos radioativos não é difícil imaginar que eles possam ser usados para sinalização e para verificação de áreas contaminadas. Eles poderiam, em tese, ser usados para concentrar os isótopos em certas áreas, facilitando a limpeza de ambientes contaminados.
Seja como for, a terrível experiência da tragédia de Chernobil provou não ter sido em vão. As milhares de mortes diretas e indiretas daquele incidente lamentável enfim deixaram algo de bom. Após o o acidente, todas as usinas passaram a adotar um sistema rígido de segurança, com vários graus de redundância para prevenir desastres e falhas humanas, técnicas e mecânicas, o que deixou a nossa vida um pouco mais segura e a descoberta dessa nova espécie de fungo poderá ajudar a humanidade a responder varias perguntas, principalmente a que sempre nos atormentou:
“De onde viemos?”
Fontes:
Science A gogo

domingo, 13 de julho de 2014

Salário de 33% dos servidores do Paraná é menor que o auxílio-moradia

        Salário de 33% dos servidores do Paraná é menor que o auxílio-moradia
Dos 163,6 mil funcionários públicos estaduais, 54,9 mil ganham abaixo de R$ 3,2 mil mensais, o menor valor do benefício a ser pago a juízes e promotores
O valor do auxílio-moradia que começará a ser pago a partir deste mês para juízes, desembargadores, promotores e procuradores do Paraná – mesmo àqueles que já têm casa própria – é maior que o salário de um em cada três servidores públicos do estado. O menor benefício que será pago é de R$ 3,2 mil mensais. Atualmente, 54,9 mil (33%) dos 163,6 mil servidores estaduais recebem até essa faixa salarial por mês, de acordo com levantamento da Secretaria da Administração e Previdência (Seap). Contando os servidores inativos (afastados ou aposentados), o total chega a 39% do funcionalismo.
INFOGRÁFICO: Confira quem tem direito ao auxílio-moradia e alguns detalhes do benefício
Benefício é questionado no CNJ e no Supremo
Alvo de vários questionamentos legais, o auxílio-moradia vem sendo implantado pelos Tribunais de Justiça (TJs) em diversos estados com base na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, de 1979. Essa legislação estipula que juízes e desembargadores podem receber indenização por gastos com moradia quando não dispõem de residência oficial (bancada pelo tribunal) na cidade onde trabalham. O ponto questionado em tribunais superiores e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é que a norma tem sido levada ao pé da letra, permitindo que o bônus seja garantido mesmo àqueles que já têm casa própria, como na situação ocorrida no TJ paranaense.
O desvirtuamento do benefício é alvo de investigação no CNJ, o órgão de controle do Judiciário. O conselho determinou por liminar, em 2013, a suspensão do auxílio-moradia nos Tribunais Regionais do Trabalho da 8.ª, 9.ª, 13.ª, 18.ª e 19.ª regiões (o Paraná está incluído na 9.ª Região). A ação, porém, está parada desde o fim do ano passado.
A palavra final, porém, deve ser dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O processo no STF que trata sobre o pagamento do auxílio-moradia nos TJs está em uma gaveta do gabinete do ministro Dias Toffoli, sem movimentação, há quase um ano, desde agosto de 2013.
De acordo com levantamento de maio deste ano feito pelo jornal Folha de S. Paulo, o auxílio-moradia atualmente é pago em 11 TJs do país. O Paraná, quando começar a pagar a verba no mês que vem, será o 12.º – a lei que instituiu o benefício foi aprovada na Assembleia Legislativa em março e o TJ regulamentou no início de julho.
Em despachos na ação que corre no CNJ, porém, o conselheiro Emmanoel Campelo afirma que os tribunais deveriam aguardar o posicionamento do STF antes de instituir o benefício, já que os magistrados poderiam ter de devolver o dinheiro caso ele seja considerado inconstitucional.
O mesmo levantamento da Folha S.Paulo aponta que dez Ministérios Públicos (MPs) do país pagam o auxílio-moradia. A maioria nos mesmos estados onde os TJs também efetuam o ressarcimento.
A justificativa do MP paranaense para pagar a verba extra a seus membros é justamente garantir a paridade entre as carreiras do Judiciário e do Ministério Público. Apesar de já prever o benefício na Lei Orgânica do MP, de 1993, os pagamentos não ocorriam até agora. A resolução que permitiu o início dos pagamentos foi assinada pelo procurador­- geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, apenas um dia depois da regulamentação pelo TJ estadual.
Apesar disso, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também abriu, no ano passado, uma apuração da legalidade dos pagamentos nos MPs. O relator do processo, Mário Bonsaglia, chegou a votar pela irregularidade. Mas o processo também foi parado no aguardo do julgamento do STF.
O menor valor do auxílio-moradia é o dobro do que ganha um professor do estado logo depois de passar no concurso (R$ 1,6 mil, incluindo a verba de vale-transporte). A diferença é que o auxílio-moradia é apenas um complemento de 15% à remuneração já existente, que no Ministério Público Estadual (MP) e na Justiça estadual não ficam abaixo de R$ 21 mil.
No topo da carreira, um professor da rede estadual recebe R$ 4,6 mil por 20 horas de jornada semanal. O salário está pouco abaixo do que deve ganhar o procurador-geral de Justiça – cargo com maior salário do MP. O auxílio-moradia do procurador-geral será de cerca de R$ 4,4 mil mensais, já que o sua remuneração é de R$ 29,2 mil (sem contar outros ganhos como auxílio-alimentação e saúde). O valor do benefício para o chefe do MP é pouco menor do que ganham os 375 investigadores que foram chamados no último concurso da Polícia Civil: R$ 4,5 mil.
Outras carreiras com cargos que recebem salários menores do que o auxílio-moradia concedido ao MP e ao Judiciário são a dos policiais militares (a remuneração inicial dos soldados é de cerca de R$ 3,3 mil) e a maioria dos servidores da saúde de nível médio. Um agente de saúde fundamental que trabalha em hospital ganha pouco mais de R$ 2 mil. Os valores correspondem ao salário de ingresso na carreira.
Mais concursados
Tomando como base a fo­­lha salarial do MP e do Ju­­di­­ciário estadual e estimando que todos os funcionários que têm direito ao auxílio receberão o benefício, o custo total aos cofres públicos chegaria a R$ 67,2 milhões. Nessa situação hipotética, o Tribunal de Justiça (TJ) gastaria R$ 36,5 milhões por ano, e o MP, R$ 30,7 milhões.
Com esses valores, seria possível ampliar o quadro do MP e da Justiça, custeando os salários de início de carreira (já com os benefícios incluídos) de 101 juízes e 85 promotores. Isso ajudaria a desafogar o Judiciário no estado e o atendimento à população (veja mais no infográfico).
O impacto financeiro final do auxílio só será consolidado no fim do mês, quando o termina o prazo para o requerimento do benefício. Qualquer magistrado ou membro do MP pode ganhar o bônus se comprovar que não mora em residência oficial (bancada pelo órgão) ou com outra pessoa que já receba o benefício. Também não podem receber o auxílio aqueles que tenham sido afastado por sanção disciplinar. O TJ e o MP não informaram quantos membros se enquadram nesses critérios.
Outro lado
O MP e o TJ não informaram à eportagem quantos membros devem receber o auxílio-moradia nem qual será o impacto financeiro do benefício. O MP diz que só poderá se posicionar depois do fim do prazo para que seus membros solicitem o benefício, nos próximos 30 dias. O TJ não respondeu aos questionamentos da reportagem. Os dois órgãos tampouco informaram quantas residências oficiais estão ocupadas.
Dê a sua opinião
Qual é sua opinião sobre o auxílio-moradia para promotores, procuradores, juízes e desembargadores? Deixe seu comentário abaixo e participe do debate.


domingo, 20 de abril de 2014

21 de Abril não tem aula! Saiba o porquê...


Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Reprodução
O alferes Joaquim José, em retrato de W. Rodrigues
O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.

Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.

Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.

Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Por que não se come carne na Semana Santa? E a sexta-feira é santa?


Por que não se come carne na Semana Santa? E a sexta-feira é santa?

Na Quaresma e na Semana Santa, a igreja proibia o consumo de carne vermelha. Dizia que fazia alusão ao sangue derramado por Cristo para nos salvar dos pecados. Abstendo-nos desse alimento estaríamos nos unindo ao sacrifício e ao amor de Cristo.

Substituía-se, então, a carne por peixe. Este, aliás, foi o símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Ichthys, em grego, significa peixe e ao mesmo tempo são as iniciais da expressão “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”, usada nos primeiros tempos do cristianismo quando os fiéis eram perseguidos.

Os mais apreciados eram o salmão, a truta, o bacalhau, o esturjão e o arenque. Também se substituía a carne por queijo, frutas secas, ovos, e a gordura, por azeite.

Consumir peixe ou outro tipo de proteína no lugar da carne vermelha, hoje, não é problema por aqui. Temos inúmeras opções no mercado e muitas receitas em que o peixe é o protagonista – caso da tainha recheada, do litoral de Santa Catarina, o peixe azul marinho, do litoral Sudeste, a moqueca de peixe, seja ela capixaba ou baiana e, ainda, o cuscuz paulista. Isso sem falra nos peixes de rio, como pirarucu, servido grelhado, e filé de pintado, com purê de banana-da-terra. Selecionei algumas receitas que são a cara do Brasil. Ninguém nem vai sentir falta de bifes sangrentos estes dias.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Atividade Diagnóstica sobre CLASSES DE PALAVRAS


Português
Atividade Diagnóstica Avaliativa sobre Classes de Palavras

Nome: _____________________________________ Nº_________ Série____________ Turma:_________
Instruções:
a)      Escrever pelo menos dez (10) palavras, se possível, para cada Classe de Palavra;
b)      Não pode repetir palavras;
c)      Cada palavra escrita adequadamente somará um (1) ponto;
d)      Para cada palavra encontrada no lugar inadequado perderá dois (2) pontos da contagem geral;
e)      A atividade será dividida em três tempos a critério de vantagem:
·         1º Terminando em dez minutos você somará cinco (5) pontos a mais do total;
·         2º Terminando em doze minutos você somará dois (2) pontos a mais do total;
·         3º Terminado em quinze minutos você não ganha e nem perde;
·         Terminando após do prazo você perderá cinco (5) pontos do total.
f)       Se você conseguir atingir um total de setenta e cinco (75) pontos estará livre da atividade
 de apresentação das Classes de Palavras e a Confecção de Cartaz do mesmo conteúdo.


Substantivo
Adjetivo
Artigo
Pronome
Numeral




















































Preposição
Conjunção
Interjeição
Verbo
Advérbio




















































    Total de Pontos: _______________________