Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 26 de maio de 2015

O Texto por si só é uma dádiva aos olhos daqueles que verdadeiramente enxergam

“Basta de textos fracos e previsíveis que, em nome da ecologia, da moral, da história, ou da ciência, estão enchendo de banalidades e de narrativas idiotas as bibliotecas das escolas públicas e privadas do país. Vamos ao que interessa: a formação de leitores verdadeiramente conscientes, porque instalados na fortaleza literária, na formação filosófica, para as possibilidades de um mundo que não está pronto ainda, está apenas formando para as diferenças, para as pluralidades, para a democracia verdadeira”.

O Texto por si só é uma dádiva aos olhos daqueles que verdadeiramente enxergam
Existem textos fracos? Previsíveis? Banais? Responder estas questões pode ser uma afronta à Doutora Graça Paulino, no entanto sem medo de expor uma opinião a respeito do tema abordado, a resposta é não. Podem-se ser considerados tais adjetivos, as maneiras, metodologias de como serão trabalhados “esses” textos.  Por mais que aparentam ser simples e singelo, previsíveis ou banais, não os são, pois dentro dos contextos que se encontram pode-se levar aos alunos uma riqueza tão grande quanto texto de “fortaleza literária” e pode até ser considerado contraditório exigir do aluno uma consciência literária antes mesmo de mostrar o alicerce, cujo ainda está em formação.
O trabalho do Professor mediador é importantíssimo e fundamental para que alunos tenham a partir de textos “medíocres” uma visão crítica, fazendo-os enxergar além do texto, levá-lo ao seu mundo, a sua realidade ao seu eu social. Desta maneira, com o passar do tempo e contato com textos cada vez mais filosóficos, gradativamente, ele se tornará o leitor que se almeja, um leitor consciente, crítico, indagador, investigativo, e assim perceber-se-á que daqueles textos iniciais foram os primeiros degraus, que se não os tivesse, talvez fosse incapaz de se chegar ao topo.

Portanto, um grande leitor depende de um grande instrutor (Professor), aquele que vai abrir seus olhos para as pequenas e para as enormes “coisas” (temas relevantes dentro de uma perspectiva do aluno e seu mundo individual e social). E isso transcorrerá normalmente nos mais variados tipos e gêneros textuais.

Nenhum comentário: