“Basta de textos fracos e previsíveis que, em nome da
ecologia, da moral, da história, ou da ciência, estão enchendo de banalidades e
de narrativas idiotas as bibliotecas das escolas públicas e privadas do país.
Vamos ao que interessa: a formação de leitores verdadeiramente conscientes,
porque instalados na fortaleza literária, na formação filosófica, para as
possibilidades de um mundo que não está pronto ainda, está apenas formando para
as diferenças, para as pluralidades, para a democracia verdadeira”.
O
Texto por si só é uma dádiva aos olhos daqueles que verdadeiramente enxergam
Existem textos fracos?
Previsíveis? Banais? Responder estas questões pode ser uma afronta à Doutora
Graça Paulino, no entanto sem medo de expor uma opinião a respeito do tema
abordado, a resposta é não. Podem-se ser considerados tais
adjetivos, as maneiras, metodologias de como serão trabalhados “esses” textos. Por mais que aparentam ser simples e singelo,
previsíveis ou banais, não os são, pois dentro dos contextos que se encontram
pode-se levar aos alunos uma riqueza tão grande quanto texto de “fortaleza
literária” e pode até ser considerado contraditório exigir do aluno uma
consciência literária antes mesmo de mostrar o alicerce, cujo ainda está em
formação.
O trabalho do Professor
mediador é importantíssimo e fundamental para que alunos tenham a partir de
textos “medíocres” uma visão crítica, fazendo-os enxergar além do texto,
levá-lo ao seu mundo, a sua realidade ao seu eu social. Desta maneira, com o
passar do tempo e contato com textos cada vez mais filosóficos, gradativamente,
ele se tornará o leitor que se almeja, um leitor consciente, crítico,
indagador, investigativo, e assim perceber-se-á que daqueles textos iniciais
foram os primeiros degraus, que se não os tivesse, talvez fosse incapaz de se
chegar ao topo.
Portanto, um grande leitor
depende de um grande instrutor (Professor), aquele que vai abrir seus olhos
para as pequenas e para as enormes “coisas” (temas relevantes dentro de uma
perspectiva do aluno e seu mundo individual e social). E isso transcorrerá normalmente nos mais
variados tipos e gêneros textuais.
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