Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 25 de agosto de 2012

Aprenda a fazer auto massagem.


Felipe Rosa / Gazeta do Povo /
SAÚDE & BEM-ESTAR

Aprenda a fazer auto massagem.

É possível diminuir o cansaço físico e aliviar as tensões emocionais do dia a dia com as próprias mãos, por meio da automassagem. Por meio da estimulação tátil é liberada endorfina, o que ativa a circulação sanguínea e oxigena o corpo, além de eliminar as impurezas e diminuir as dores musculares.
As professoras Izolete Bajerski e Cibele Savi Stelmach, professoras do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) indicam as técnicas da massagem Ayurvédica, segundo elas, não apenas uma das mais antigas, mas também uma das mais completas técnicas naturais para restabelecimento do equilíbrio do corpo. “Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, que atua no campo físico, emocional, psíquico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal”, explicam.
As massoterapeutas ainda explicam que os estímulos agem no sistema linfático, circulatório e energético, nutrem o organismo, rejuvenescem, revigoram e revitalizam. “As manobras e pressões em determinados pontos do corpo liberam a energia vital bloqueada e estagnada”, dizem.
Elas explicam que este tipo de automassagem deve ser feita por movimentos circulares e de deslizamento contínuos ao longo do corpo, pedem que seja realizada pelo menos uma vez por semana e que ela pode ser aplicada inclusive na hora do banho, quando os movimentos são facilitados pela presença do sabonete e do xampu.
Para realizar o passo a passo da automassagem, é necessário seguir as seguintes indicações:
- os movimentos, tanto os circulares quanto os de deslizamento, devem ser repetidos três vezes;
- os movimentos circulares devem ser feitos sempre no sentido horário;
- os movimentos de deslizamento devem ser sempre na direção das extremidades (pés e mãos).

Nenhum comentário: