Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Contra as dores, cresce a procura por substituição de articulações


Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / José Luiz sofre com dores na articulação do quadril desde os 14 anos. Resolveu operar e, em 24 horas, já caminhava com ajuda do andador pelo hospitalJosé Luiz sofre com dores na articulação do quadril desde os 14 anos. Resolveu operar e, em 24 horas, já caminhava com ajuda do andador pelo hospital
CIRURGIA

Contra as dores, cresce a procura por substituição de articulações

Excesso de peso é uma das maiores causas de problemas no joelho. Emagrecer está entre as melhores alternativas.
Se você viver o suficiente – além dos 50 ou 60 anos – há chances de que desenvolva osteoartrite, problema resultante do uso e do desgaste das articulações. E, se a dor ou a rigidez começarem a limitar seriamente sua habilidade de aproveitar a vida e de realizar tarefas cotidianas, provavelmente você pensará em substituir a articulação que está lhe causando problema.
“Pessoas com osteoartrite estão confiando cada vez mais na cirurgia”, diz o reumatologista e epidemiologista da Escola de Medicina da Uni­­versidade de Boston, David T. Fel­­son. “O número de cirurgias do joelho é gigantesco, fo­­ra de proporção, e a operação de substituição está contribuindo para o aumento dos custos dos planos de saúde [nos EUA].”
Saiba mais
A obesidade não provoca osteoartrite, mas pessoas pesadas não só têm mais risco de ter a doença como de ter de forma mais grave.
Veja a seguir as principais causas do problema:
• A idade avançada não é a causa da doença, mas, quanto mais idoso, mais obeso e sedentário, maior o risco de manifestar o problema ou de sofrer por causa dele.
• Pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva, como subir e descer escadas, carregar peso nas costas ou na cabeça, podem desenvolver osteoartrite mais cedo.
• A osteoartrite é a maior causa de doença nas juntas e um dos principais motivos de invalidez em pessoas acima de 60 anos de idade.
• Não causa morte, mas pode levar à invalidez.

Fonte: Cartilha para Pacientes da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Limitações
Quem tem dor deve operar para melhorar a qualidade de vida
Kamila Mendes Martins
Normalmente quem desenvolve osteoartrite, com o passar do tempo, sente muitas dores ou limitação dos movimentos, por isso, acaba tomando diversos medicamentos, entre eles os anti-inflamatórios, que sobrecarregam os rins e podem causar até mesmo insuficiência renal. Por isso, principalmente no caso de o problema atingir o quadril, o mais recomendado nesses casos é a realização da cirurgia. “Quando o problema atinge essa região, a pessoa muitas vezes não consegue calçar uma meia, cortar a unha, tem dificuldade para sentar, para entrar no carro”, explica o ortopedista e diretor do corpo clínico do Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba, Ademir Schuross. “O ideal seria aguardar, mas, hoje, quando o paciente deixa de ter qualidade de vida e tem de tomar remédio por causa da dor, é melhor operar, porque ela volta a ter uma vida normal. Só não pode mais correr, jogar futebol, ou seja, fica impedido de realizar esportes de impacto.”
Esse é o caso do empresário gaúcho José Luiz de Vargas Neto, de 35 anos. Aos 14 anos, ele sofreu um derrame na cabeça do fêmur e desde então passou a ser um candidato a realizar um implante na região do quadril. “Eu fui convivendo com o problema. Jogava futebol, vôlei e basquete, mas com o passar dos anos, começou a ficar muito difícil realizar essas atividades. Aos 26 anos, parei com elas e continuei fazendo academia seis vezes por semana.”
Infelizmente os movimentos começaram a ficar mais difíceis e a dor aumentou. “O problema era na perna esquerda, mas comecei a me preocupar que ele passasse para a direita também, então resolvi operar.” A cirurgia aconteceu na terça-feira passada e no dia seguinte ele já estava andando pelos corredores do hospital com a ajuda de um andador. “Estou bem satisfeito com o andamento. Assim que puder, vou voltar para a academia, mas sei que não poderei voltar a praticar esportes de impacto.”
Entre 1979 e 2002, o número de cirurgias de substituição da articulação do joelho aumentou 800% entre as pessoas com 65 anos ou mais nos Estados Unidos. Embora o médico de Boston considere a cirurgia de substituição das articulações de quadril altamente efetiva ao aliviar a dor e reestabelecer a função, a de joelho pode ser bem menos útil. “Para 10% a 30% dos pacientes, a melhora nunca vem”, afirma Felson.
Início
Cerca de 27 milhões de norte-americanos têm osteoartrite ao longo da vida, e os números estão crescendo conforme a população vai envelhecendo e engordando. “A cada passo dado, a força exercida nas articulações que suportam o peso é de uma vez e meia o peso do corpo da pessoa”, disse o doutor Glen Johnson, que falou sobre a prevenção e o tratamento de artrite no encontro anual da Associação Nacional dos Treinadores de Atletas em junho, nos Estados Unidos. “Durante a corrida, a força aumenta sete ou oito vezes. Portanto o método mais efetivo para prevenir artrite em joelhos e quadris é emagrecer se está acima do peso e procurar fazer atividades sem impacto para recreação.”
Enquanto a maioria das pessoas pensa que a osteoartrite é um colapso da cartilagem que evita que os ossos entrem em atrito um contra o outro, estudos recentes mostram que essa é uma doença muito mais complicada: ela também envolve tecidos das articulações e os que estão em seu entorno, incluindo o osso e a medula óssea. Inflamações podem ser um fator que contribui, e a genética também tem seu papel. Até agora, três genes já foram identificados como capazes de acelerar o aparecimento de artrite.
Além disso, qualquer tipo de dano ou de cirurgia de articulação aumenta as chances de desenvolvimento de artrite. Essa é a razão pela qual tantos atletas profissionais e de fim de semana tenham apresentado o problema mesmo durante a juventude.
De qualquer forma, existem muitos medicamentos potenciais para aliviar a dor causada pela artrite e para preservar – e talvez restaurar – a função da articulação. Mesmo se uma cirurgia for necessária, ela pode ser adiada por muitos anos com tratamentos já comprovados em testes clínicos qualificados.
Dispositivos
Articulações artificiais usual­mente duram de 10 a 15 anos. Adiar a cirurgia é útil porque quanto mais cedo uma articulação for substituída, maior é a probabilidade de que uma nova troca seja necessária. Além disso, tanto os dispositivos quanto as técnicas cirúrgicas estão constantemente sendo melhorados. Ao adiar a substituição da articulação, o paciente tem maiores chances de passar por uma cirurgia mais simples e colocar um aparelho mais durável.

Tradução Kamila Mendes Martins.

Nenhum comentário: