Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Arthur Zanetti surpreende e consegue 1.º ouro do Brasil na ginástica olímpica


Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Arthur Zanetti segura a primeira medalha de ouro da ginástica brasileiraArthur Zanetti segura a primeira medalha de ouro da ginástica brasileira
LONDRES-2012

Arthur Zanetti surpreende e consegue 1.º ouro do Brasil na ginástica olímpica

Ginasta paulista fez apresentação quase perfeita na prova das argolas, superando o favorito chinês Yining Chen. É a primeira medalha brasileira no esporte.
tadmidia src="581002">O brasileiro Arthur Zanetti entrou para a história do esporte brasileiro e mundial nesta segunda-feira (6), em Londres. Aos 22 anos, o paulista conquistou a primeira medalha de ouro da ginástica artística nacional em Jogos Olímpicos. Com a nota 15.900, ele superou o chinês Yining Chen, considerado o favorito na prova das argolas, e garantiu um resultado inédito para o esporte brasileiro, que até então nunca havia subido ao pódio olímpico na ginástica.

Galeria: Veja imagens da apresentação de ouro de Arthur Zanetti
O chinês, primeiro a se apresentar, já comemorava a primeira colocação antes mesmo da apresentação do brasileiro, que surpreendeu com uma prova consistente do início ao fim.
Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Zanetti foi muito aplaudido durante sua sérieAmpliar imagem
Zanetti foi muito aplaudido durante sua série

  • "Não fiquei olhando a série dos outros. Demorou, mas foi maravilhoso", afirmou Zanetti, que encerrou confiante sua apresentação. "Naquele momento, pensei que seria uma medalha. Eu queria o ouro, meu objetivo", disse.
O ginasta ainda agradeceu a toda equipe e familiares. "O trabalho de todo mundo [foi recompensado]. Técnico, nutricionista, psicólogo, meus colegas que treinam comigo. Foi mérito de todos", ressaltou o ginasta, que passou meses treinando a série. "Estava bem seguro, com confiança. Desde março estava trabalhando o mesmo exercício diariamente."
ouro de Zanetti já é um marco para a ginástica brasileiro. Segundo o próprio ginasta, essa medalha deve ser um ponto de recomeçodo esporte. "Espero que a ginástica no Brasil mude. Precisa mudar", pediu.
A prova do ouro
Último a se apresentar na final, Zanetti entrou pressionado por excelentes apresentações dos rivais, principalmente do chinês Yining Chen, que parecia colocar o ouro longe das mãos do brasileiro. Realizando todos os elementos de impulso de forma quase perfeita e com uma saída limpa, Chen colocou pressão em todos os outros finalistas.
Foi assim com o argentino Federico Molinari, segundo a se apresentar. Como Zanetti, Molinaritambém participava de sua primeira final olímpica. Ao cair na saída, o argentino perdeu muitos pontos e não representava, então, uma ameaça ao chinês.
Na sequência, outro favorito. O russo Aleksandr Balandin marcou um total de 15.666, mesmo com algumas falhas de execução. Já o italiano Matteo Morandi fez a segunda melhor apresentação, antes da série de Zanetti, com a nota 15.733.
Aos 39 anos, o búlgaro Iovan Iovtchev, atleta mais velho da decisão e na sexta final olímpica, não cravou a saída das argolas, mas marcou 15.108 pontos. Mesmo assim, o atleta arrancou aplausos esfuziantes da torcida. O portorriquenho Tommy Ramos e o russo Denis Ablyazin marcaram boa pontuação com 15.600 e 15.633, respectivamente, mas não foi o bastante para conseguir uma medalha.
Logo entrou o brasileiro, que subiu nas argolas com muita concentração. Com uma nota de partida alta, 6.800, assim como o chinês, Zanetti convenceu os juízes com uma apresentação completa, sem erros de execução e uma saída quase perfeita.
Veja a classificação final:
1.º Arthur Zanetti (Brasil) – 15.900
2.º Yibing Chen (China) – 15.800
3.º Matteo Morandi (Itália)- 15.733
4.º Aleksandr Balandin (Rússia) – 15.666
5.º Denis Ablyazin (Rússia) – 15.633
6.º Tommy Ramos (Porto Rico) – 15.600
7.º Iordan Iovtchev (Bulgária) – 15.108
8.º Federico Molinari (Argentina) – 14.733

Nenhum comentário: