Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores estaduais fazem paralisação nesta quarta-feira


Professores estaduais fazem paralisação nesta quarta-feira

Na manifestação, os docentes prometem realizar o “enterro” do SAS. Sindicato reclama da falta de médicos, hospitais e a demora nos atendimentos.
Professores e servidores da rede estadual de ensino do Paraná fazem um dia de paralisação nesta quarta-feira (24), a partir das 9 horas. O protesto faz parte do programa de mobilizações previstas na semana nacional de defesa à educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O Sindicato da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) espera a adesão dos mais de 88 mil docentes do estado, que atendem 1,3 milhão de alunos.
No Paraná, a principal reivindicação dos professores é a criação de um novo modelo de atendimento à saúde dos servidores. Na manifestação de quarta-feira, eles prometeram realizar o “enterro” do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), órgão administrativo responsável pela cobertura médica-assistencial dos funcionários do estado. Os professores reclamam da falta de médicos, hospitais e demora nos atendimentos.
Os docentes também querem que seja aplicado aos outros níveis da categoria o reajuste dado no início do ano ao piso salarial nacional e a aprovação de uma lei complementar, já em tramitação na Assembleia Legislativa, que determina que 33% da jornada de trabalho dos professores seja exercida extraclasse, para capacitação e preparo das aulas.
Em Curitiba, a manifestação será em frente ao Palácio Iguaçu. No interior, outros atos serão realizados nas cidades Apucarana e Arapongas (Praça Central de Apucarana, às 9h), Cambará (debate nas escolas), Campo Mourão (concentração na Praça do Fórum de Campo Mourão, às 8h30, com caminhada até a Praça São José), Cascavel (em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, às 10h), Cianorte (concentração na Praça 26 de julho, das 9 às 12h), Cornélio Procópio (ato no calçadão de Cornélio Procópio, às 9h), Francisco Beltrão (ato em frente do Núcleo Regional de Ensino de Francisco Beltrão, às 8h30), Guarapuava (ato na Praça 9 de dezembro, em Guarapuava, às 9h), Laranjeiras do Sul (ato na Praça José Nogueira Amaral, em Laranjeiras do Sul, às 9h), Londrina (ato no calçadão em frente ao Banco do Brasil, com concentração às 9h e caminhada até o SAS), Maringá (ato na Praça Raposo Tavares, em Maringá às 9h), Paranaguá (participarão do ato público estadual em Curitiba), Paranavaí (ato na Praça Central de Paranavaí, pela manhã), Pato Branco (ato na Sede do NS de Pato Branco e na Praça Central de Palmas, às 9h), Ponta Grossa (participarão do ato público estadual em Curitiba), Toledo (ato Praça Central de Toledo, concentração pela manhã às 9h e à tarde às 15h30), Umuarama (concentração na sede da APP de Umuarama, com presença da imprensa local, às 9h), União da Vitória (ato em frente à sede do sindicato, a partir das 9h).

Nenhum comentário: