Profissionais da Educação
29/05/2013
Governo entrega 32 mil tablets para professores do ensino médio
Professores do ensino médio da rede estadual de educação do Paraná estão recebendo tablets que vão ajudar no trabalho em sala de aula. Por meio do Plano de Ação Articulada (PAR), a Secretaria de Estado da Educação concluirá essa semana a distribuição de 32 mil aparelhos.Os tablets integram o Programa Sala de Aula Conectada, que vai levar internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. Além da conexão com a internet, o projeto conta ainda com instalação de lousa e registro de classe digitais.
O investimento do Governo do Paraná no Sala de Aula Conectada será de cerca de R$ 62 milhões. A maior parte se destina à adequação da infraestrutura das escolas para instalação da internet sem fio, além da capacitação dos profissionais da educação para uso das novas tecnologias.
O governador Beto Richa destaca que o investimento do Estado na melhoria do sistema de ensino passa pela valorização dos professores, que receberam 35% de reajuste salarial nos últimos dois anos, na contratação de novos profissionais do magistério e na modernização da infraestrutura das escolas. "Nosso propósito é assegurar uma educação pública de qualidade para as crianças paranaenses e boas condições de trabalho para os profissionais da educação", diz Richa.
TABLETS - Os 32 Núcleos Regionais de Educação são responsáveis pela entrega dos tablets aos professores. “Nesta primeira etapa, todos os professores do quadro próprio que trabalham no ensino médio vão receber o aparelho”, explicou o diretor de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Rogério Bufrem Riva.
A professora de Química Cláudia Dinorá Seben, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel, sempre buscou recursos para que os alunos assimilassem com mais facilidade o conteúdo das aulas. “Tenho certeza que com esse novo recurso vou melhorar ainda mais as minhas aulas. O aluno não se contenta apenas com o quadro e o giz. Ele quer interação e novidade e nós, professores, temos que acompanhá-los”, disse Cláudia.
FORMAÇÃO - Após a entrega, os professores vão receber capacitação para uso dos tablets. As oficinas serão presenciais e acontecerão com o apoio das Coordenações Regionais de Tecnologias Educacionais, que vão estabelecer um cronograma para cada Núcleo de Educação para atender a demanda.
“O tablet permite registrar as práticas profissionais e pedagógicas, fazer pesquisas, acessar e-mails e outras atividades digitais. Entendemos que o seu uso é essencial para que o professor possa organizar melhor e de forma mais ágil suas ações”, comentou Marcos Cantini, coordenador de Apoio ao Uso de Tecnologias da Secretaria da Educação.
REGISTRO ONLINE - Em 16 escolas estaduais, na capital e no interior os tablets já são usados pelos professores que participam do projeto piloto Registro de Classe Online. A frequência dos alunos, as atividades dos professores e as notas são registradas nos tablets ou nos computadores dos laboratórios da escola, e até mesmo em casa.
O sistema atende a uma antiga reivindicação dos professores para facilitar as tarefas. “No dia a dia faz diferença porque fica mais prático o registro dos conteúdos, a visualização de notas e a impressão de relatórios”, diz o professor de Matemática Fernando Fisco, do Colégio Estadual Aline Pichet, em Curitiba.
O acesso ao registro de classe online pode ser feito pelo tablet, no computador da escola e até mesmo em casa, ou qualquer local que se tenha acesso à internet. São registrados frequência dos estudantes, conteúdos das aulas, atividades desenvolvidas e avaliações aplicadas e informações referentes às recuperações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário