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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 23 de junho de 2013

Quer se tornar um atleta? Primeiro você deve adquirir estas Qualidades Físicas.

Qualidades Físicas

Os conteúdos devem ser trabalhados no Ensino Fundamental de forma procedimental para o desenvolvimento das qualidades físicas dos alunos. Já no Ensino Médio de forma conceitual, procedimental e atitudinal, ou seja, o aluno deve conhecer, reconhecer, praticar e usá-las para a melhoria de sua qualidade de vida.

1- FORÇA:
Habilidade que permite um músculo ou grupo de músculos produzir uma tensão e vencer ou
igualar-se a uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.

FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos
membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.

FORÇA ISOMÉTRICA (ESTÁTICA) – É o tipo de força que explica o fato de haver força
produzindo calor e não havendo produção de trabalho em forma de movimento.

FORÇA EXPLOSIVA (POTÊNCIA) – Habilidade de exercer o máximo de energia em um ato
explosivo.

P = Fdin x V (Potência é igual a Força dinâmica X a Velocidade.)

Ex.: Levantamento de peso, empurrar um carro enguiçado, segurar uma sacola de compras cheia.

2- FLEXIBILIDADE
Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É
dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular.
A mobilidade articular é expressa pelas propriedades anatômicas das articulações e a
elasticidade muscular é projetada pelo grau de estiramento dos músculos envolvidos.
Portanto, a flexibilidade, capacita as pessoas a aumentarem a extensão dos movimentos,
numa articulação determinada.

Ex.: Alongamentos.

3- RESISTÊNCIA
Qualidade física que permite um continuado esforço durante um determinado tempo.
RESISTÊNCIA AERÓBICA: Permite manter por um determinado período de tempo, um
esforço em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua absorção (STEADY – STATE),
sendo os esforços de fraca ou média intensidade.

RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: Permite manter por um determinado período de tempo, um
esforço em que o consumo de O2 é superior a sua absorção, acarretando um débito de O2 e
que somente será recompensado em repouso, sendo os esforços de grande intensidade.

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML): Capacidade individual de realizar num
maior tempo possível a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e
com a mesma eficiência.
É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de
força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante
longos períodos de tempo.

Ex.: Piques curtos de até 400 metros e corridas de 5 ou mais.

4- VELOCIDADE
Qualidade física particular do músculo e das coordenações neuromusculares, que permite a
execução de uma sucessão rápida de gestos, que em seu encadeamento constitui uma só e
mesma ação, de intensidade máxima e duração breve ou muito breve.

VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Capacidade máxima de uma pessoa deslocar-se de
um ponto a outro.

VELOCIDADE DE REAÇÃO(Reflexo): Rapidez com a qual uma pessoa é capaz de responder a um estímulo (visual, auditivo ou tátil). Tempo requerido para ser iniciada a resposta a um
estímulo recebido.

VELOCIDADE DE MEMBROS: Capacidade de mover membros superiores e ou inferiores
tão rápido quanto possível.

Ex.: Corridas de 50 ou 100 metros, a saída do atleta de atletismo do bloco ao ouvir o estímulo sonoro.

5- EQUILÍBRIO
Capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da
gravidade.
EQULÍBRIO ESTÁTICO: adquirido em determinada posição;

EQUILÍBRIO DINÂMICO: adquirido durante o movimento;

EQUILÍBRIO RECUPERADO: explica a recuperação do equilíbrio após o corpo Ter estado
em movimento.

Ex.: Percorrer um determinado percurso utilizando apenas uma das pernas.

6- COORDENAÇÃO
Capacidade de executar movimentos complexos de modo conveniente, para que possam
ser realizados com o mínimo de esforço. Constitui-se uma atividade psicomotora
indispensável em todas as habilidades desportivas, devendo ser trabalhada em todos os
programas de Educação Física desde os primeiros níveis.
A repetição contínua de movimentos combinados, melhora gradualmente a coordenação. É
o resultado de um trabalho conjunto do sistema nervoso e o muscular, mostrando-se os
movimentos coordenados, amplos e econômicos, sem desnecessárias contrações.

7- AGILIDADE
Habilidade que se tem para mover o corpo no espaço. Habilidade do corpo inteiro, ou de um segmento, em realizar um movimento, mudando a direção, rápida e precisamente. Requer uma combinação de várias qualidades físicas e embora dependa da carga hereditária, pode ser bastante melhorada com o treinamento.

Ex.: Passar em "ziguezague" por cones ou obstáculos.

8- RITMO
É a ordenação dos movimentos. Seqüência de movimentos repetidos várias vezes, de forma equilibrada e harmônica.

9- DESCONTRAÇÃO
É um fenômeno neuromuscular, resultante da redução de tensão na musculatura
esquelética.

Fontes:
Classificação das Qualidades Físicashttp://www.psicomotricialves.com/mt02.pdf

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