Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 23 de junho de 2013

Meu ser Acadêmico

Meu ser Acadêmico

Gosto de pensar que minha vida acadêmica começou algum tempo antes de estar efetivamente na Escola, como aluno. Vejo desta maneira porque o ensinamento esteve sempre presente, inclusive aprendi muito cedo com meus irmãos mais velhos, ler, escrever e fazer as quatro operações mesmo antes de ser aluno.
Meus oito primeiros anos na Escola "voaram" e neste período nunca tive problema de aprendizagem, sendo aluno de destaque em quase todas as disciplinas, assim passando com facilidade esta primeira etapa.
Já no Ensino Médio, as coisas apertaram, não em relação aos conteúdos e o conhecimento (sempre fui bom aluno),mas por ser um Ensino Médio Técnico em Agropecuária, além do mais era regime de internato (tive de me adaptar). Após o período de adaptação as coisas fluíram muito bem, tornando este momento da minha vida um dos mais importantes, pois foi nesta época que aprendi "a me virar sozinho". 
Terminado o Médio, iniciei minha vida profissional, trabalhando como Técnico numa Empresa de Maçã, em Fraiburgo SC. Fiquei por um ano, até que, em um acidente trágico perco 5 grandes amigos, inclusive um deles era meu amigo de internato, uma perda que jamais sairá da minha cabeça. Então decidi Voltar para casa, minha querida  Almirante Tamandaré Pr.
De volta e sem trabalho, com 21 anos de idade em 1991, fiz um Concurso público para Assistente Administrativo, Passei e foi daí em diante que nunca mais saí de uma Escola. O Diretor do Colégio onde comecei a trabalhar tinha sido meu Professor há alguns anos atrás, éramos muito amigos. Este Diretor/Professor e Amigo fez questão de me levar até a Faculdade Tuiuti, hoje UTP, para fazer a inscrição do Vestibular. 
Após o vestibular, vejo meu nome na lista de aprovados, 48º no Curso de Letras Português/Inglês em Licenciatura Plena, fiquei felicíssimo, (continuava um bom aluno). No mesmo ano dei entrada na papelada e comecei a lecionar como Professor CLT no Estado do Paraná. Concluí o Curso Superior em 1995, e dois anos depois fiz uma especialização em Magistério Superior, na IBPEX, e sempre em sala de aula.
Recentemente fiz uma prova para tentar um vaga para o Mestrado pela UFRN, aparentemente fui bem na prova objetiva estou esperando a avaliação da Redação, em breve, talvez estarei cursando e tornar-me-ei um verdadeiro MESTRE.

Para terminar quero ressaltar minha satisfação por toda minha vida acadêmica, seja no Passado, no Presente ou ainda aquela que virá, pois é dela que adquiri muitos conhecimentos e que despertou em mim a crítica, que me leva a amar o que faço e "brigar" por melhores condições de trabalho, dignidade aos meus alunos e por uma Educação de qualidade e prioritária.

Nenhum comentário: