Governo oferta mais aulas para treinamento esportivo nas escolas
Assessoria de Comunicação da SeedA Secretaria de Estado da Educação vai ampliar o tempo das atividades esportivas nas escolas do Paraná. A oferta atenderá a demanda da educação integral e será exclusiva para treinamento esportivo, para melhorar os índices dos estudantes estaduais em competições esportivas como os Jogos Escolares do Paraná e outros.
Em abril serão ofertadas aos professores de Educação Física 4.500 horas semanais, distribuídas em dois pacotes: 4 horas-aula por semana ou de 8 horas-aulas por semana. Nesta primeira etapa, a ampliação das horas atenderá a 900 escolas, e no decorrer do ano as demais escolas da rede estadual que tiverem interesse no programa poderão requerem as aulas para treinamento esportivo.
“Queremos que estas aulas-treinamento atendam aos projetos político pedagógicos de cada escola, e que elas sirvam para aprimorar os alunos no seu aprendizado e também que ajudem a revelar talentos para o esporte”, destacou o secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns.
AMPLIAÇÃO - Além das novas horas, a Secretaria oferece desde 2011 a hora-treinamento, que envolve diretamente 888 professores de Educação Física com 3.552 horas além do currículo da escola. Diferente das aulas especializadas, na hora-treinamento os estudantes também participam de atividades de recreação e de lazer.
“Não se trata de um evento isolado e desvinculado do propósito do ensino nas grades curriculares das escolas. É uma ação integrada dentro de uma proposta pedagógica de educação integral, articulada com a comunidade”, afirma Arns.
As aulas especializadas deverão ser distribuídas em, no mínimo, dois dias, para estudantes de uma mesma escola. As atividades devem ser propostas pela comunidade escolar e desenvolvidas em turno diferente da matrícula do aluno.
Nas modalidades coletivas, o mínimo de 20 e máximo de 25 estudantes por turma. Nas modalidades individuais, mínimo de 10 e máximo de 25 estudantes.
A Secretaria também incentiva parcerias da escola, dentro do seu projeto político pedagógico para ampliar as ações de educação integral.
“A ampliação de jornada para essas 4.500 horas será exclusiva para treinamento esportivo, tanto de modalidades individuais como de equipes”, ressalta a superintendente de Educação, Eliane Rocha.
INSCRIÇÕES - Os diretores interessados na oferta de atividades esportivas especializadas devem solicitar e protocolar, respectivamente, proposta no seu Núcleo Regional de Educação.
O Núcleo analisa se a atividade sugerida contempla o Projeto Político Pedagógico da escola ou colégio e se há condições básicas da escola desenvolver as atividades. Em seguida, a proposta será encaminhada ao Departamento de Educação Básica (DEB) para análise e parecer para autorização de abertura de demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário