Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 21 de março de 2013

Instalação de estação-tubo em pleno calçadão chama atenção de pedestres


Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo / Estação-tubo é implantada no calçadão da Rua XVEstação-tubo é implantada no calçadão da Rua XV
CURITIBA

Instalação de estação-tubo em pleno calçadão chama atenção de pedestres

Dois tubos anexos são colocados no final da XV de Novembro, onde ônibus não trafegam.
Quem transitava pelo Centro de Curitiba, nesta quinta-feira (21), não pôde ficar impassível diante de uma cena curiosa: funcionários da prefeitura trabalhavam na instalação de uma estação-tuboem pleno calçadão da Rua XV de Novembro. Como os ônibus não passam por ali, os transeuntes se perguntavam porque as estruturas modulares eram armadas no local.
No início da tarde, dois tubos anexos já estavam montados no final do calçadão, início da Avenida Luis Xavier. Faltava as paredes de acrílico serem afixadas pelos funcionários, que trabalhavam sob olhares curiosos dos que passavam pelo local.
A Urbanização Curitiba S/A (Urbs) pôs fim à especulação no fim da tarde desta quinta-feira. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa que administra o transporte coletivo explicou que a implantação da estação-tubo no calçadão faz parte das comemorações do aniversário de Curitiba e do cinquentenário da Urbs.
Os tubos vão ficar no local por duas semanas, mas a data de lançamento ainda não foi definida. Na estação, a Urbs vai instalar uma pequena sucursal do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, que será aberta à visitação. O objetivo é que as pessoas possam ver de perto como funciona a unidade, por meio da qual a empresa monitora as câmeras de segurança instaladas em ruas e terminais de Curitiba.
A estação será equipada com monitores e sistemas iguais os usados no CCO. Os curitibanos poderão acompanhar o trabalho dos agentes, checando em tempo real o que acontece no trânsito.
Atualmente, 24 câmeras estão instaladas em ruas de Curitiba, visando o monitoramento do tráfego nos respectivos cruzamentos. Outros 208 equipamentos permanecem em estações-tubo e em terminais. Além disso, os ônibus começaram a ser equipados com dispositivo que permite acionar o CCO em caso de imprevistos.

Nenhum comentário: