Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 27 de março de 2013

O esporte também faz parte da vida acadêmica


Divulgação / Secretaria de Estado do Esporte / Partida de handebol disputada nos últimos Jogos Universitários do Paraná (JUP).Partida de handebol disputada nos últimos Jogos Universitários do Paraná (JUP).
INTERAÇÃO

O esporte também faz parte da vida acadêmica

Estudantes de diversas áreas abrem espaço em suas agendas para treinar e representar a instituição em que estudam em jogos universitários.
Campeonatos internos também empolgam
Em uma escala menor, mas não menos empolgante a quem participa, competições internas promovidas por algumas instituições ajudam a definir equipes que disputarão torneios contra outras faculdades, além de proporcionar um espaço àqueles que não podem viajar para competir.
Na PUCPR, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) é o maior incentivador dos Jogos Internos da PUC (JIP), torneio que movimenta todos os cursos e câmpus da instituição. Conforme o presidente do DCE, Hugo Alexander Martins Pereira, em alguns cursos o interesse é tanto que as turmas até fazem prévias para ver quem representará o curso nos JIP.
O papel do DCE na competição é amplo: vai desde a procura por espaços para as equipes treinarem até a busca de patrocínio para viabilizar o evento. “Às vezes, é o próprio DCE que providencia uniforme e aluguel de quadra”, conta Pereira.
Calouros
No Centro Universitário FAE, os calouros participam de uma competição própria, organizada pela própria instituição com a finalidade de integrar as turmas de recém-chegados. Os Jogos dos Calouros ocorrem sempre no primeiro semestre, às 22 horas de dias de semana, o que viabiliza a participação de colegas na torcida. (JDL)
Depoimento
Arquivo pessoal 
“Foi com a Atlética que eu pude e continuo a me desenvolver nos âmbitos profissional e pessoal. Lá encontrei amigos, trabalhei com colegas de outros cursos, aprendi a tocar todo tipo de instrumento, compor músicas, organizar festas e ter nas mãos a responsabilidade de uma instituição que cuida não só de eventos, mas que também atende a sonhos, promove amizades e desenvolve a paixão de estudar e vestir a camisa de uma universidade.”
Vitor França Candido, diretor de bateria da Atlética de Sociais Aplicadas (ASA) da UFPR.
Calendário
Confira as competições universitárias previstas para as próximas semanas, segundo o calendário da Federação Paranaense do Desporto Universitário:
29 a 31 mar – Competições estaduais da Liga do Desporto Universitário (LDU) de rúgbi de sete, em Curitiba.
3 a 7 abr – LDU estadual de tênis e tênis de mesa, em Curitiba.
4 a 7 abr – LDU paranaense de vôlei de praia, em Maringá.
11 abr – Seminário de candidatura aos Jogos Universitários Brasileiros 2014, em Brasília.
24 a 27 abr – LDU brasileiro de lutas (judô, caratê e tae kwon do), em São Paulo (SP).
27 e 28 abr – LDU paranaense de xadrez, em Curitiba.

Não é preciso ser atleta profissional para levar o esporte a sério. Competições promovidas todos os anos por universitários provam isso. São futuros advogados, publicitários, economistas e estudantes de outras áreas que fazem questão de aliar uma experiência esportiva à formação acadêmica. Seja por hobby ou pela satisfação de representar a universidade em que estudam, eles fazem dos jogos universitários uma parte importante da vida estudantil.
No estado, os Jogos Universitários do Paraná (JUP) tendem a ganhar maior destaque entre outras competições do gênero por receber apoio do poder público. O evento é promovido anualmente pela Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) em parceria com as secretarias de Esporte do estado e de um município, que sedia o torneio. Em 2013, Campo Mourão receberá os JUP, em julho. Qualquer instituição de ensino superior filiada à federação pode participar. Em geral, as faculdades são representadas por associações atléticas, grupos de alunos que se responsabilizam por ações esportivas.
De acordo com o presidente da FPDU, Ney de Lucca Mecking, as modalidades previstas para a 53.ª edição dos jogos são vôlei, basquete, handebol, futebol de salão, atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Os resultados obtidos no campeonato estadual são classificatórios e garantem vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB), também conhecidos como Olimpíadas Universitárias.
“A expectativa da federação é levar para a competição nacional, em Goiânia, ao menos 180 paranaenses”, diz Mecking. Segundo ele, mesmo não se tratando de atletas profissionais, a dedicação de vários times é de impressionar. “São equipes organizadas com bom índice técnico, uniformizadas e comprometidas com horário”, afirma.
Divulgação / Secretaria de Estado do Esporte

Xadrez é uma das modalidades dos JUP
Motivação
O estudante de Direito no Centro Universitário Curitiba (UnicuritibaWesley Fernando do Nascimento aponta algumas razões que justificam essa motivação. “Fazemos por amizade ou por gostar da faculdade e querer representá-la bem”, explica. Nascimento também é presidente da Associação Atlética Acadêmica Curitiba, grupo responsável pelas ações esportivas na instituição e que, em 2004, foi campeão nacional dos Jogos Jurídicos – uma das competições mais tradicionais no país, voltada exclusivamente a estudantes de Direito.
Outro torneio promovido a estudantes de uma área específica são os Jogos Universitários de Comunicação Social (Jucs), que agregam alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas do Sul do Brasil. Giorgio Antonacci, aluno de Publicidade e Propaganda na PUCPR, participa dos jogos há três anos e destaca a interação entre os participantes como um dos pontos fortes do evento. Segundo Antonacci, a programação inclui quatro dias de jogos com três festas à noite. Oportunidade para se enturmar é o que não falta.
>>> Dê a sua opinião: que benefícios os jogos acadêmicos trazem para a carreira dos estudantes?

Nenhum comentário: