Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Classificação Copa FOLHA TAMANDARÉ

Classificação Copa FOLHA


GRUPO 1 (Jair Meira): Vila Torres 14, Roma 10, Operário Pilarzinho 07, União Rio Verde 06, Sport Tatuquara 06, Boca Juniors 06 e Cruz Azul 03.

GRUPO 2 (João Grdenm): Menino Deus 15, União Ahú 12, Estrela 05, Lacoste 05, Projeto Ceifar 05, Vargem Grande 02 e União Baixada 00.

GRUPO 3 (Valdevino Antonio Santos): Bocaiuvense 11, SSA. Trindade  11, União Boni 08, Petrópolis / Coiado 07, Três Pinheiros 07, Terra Boa 06 e Malharia Cristiane 00.

GRUPO 4 (Rene Vaz Bittencourt): Bad Boys 13, Tabajara 13, Cruzeiro 10, União Camargo 06, Paranaense 05, Bonanza 04 e Juventus 00.

GRUPO 5 (João Antonio Gonçalves): Tupã / Andaraki 15, Anjo Dourado 15, Soc. Esp. Areias 10, Unidos do Capinzal 10, Beira Linha 06, Ouro Verde 04, Garotos Unidos 02 e Novo Horizonte 01.

GRUPO 6 (Arnoldo Tosin): Dinamite 18, Imperial 12, Barcelona 07, Manilha 07, Tabu / Cesar Leite Auto 05, Vasco Vila Torres 03 e Bragantino 00.
GRUPO 7 (Boleslau Dranzuck): Palmeirinha 15, União Quatorze 10, XV de Pinhais 07, Barro Branco 07, Pinheirinho 07, DPS 01 e Real São Domingos 01.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

As 10 melhores universidades do Brasil


Veja mais de 200 cursos de Pós-Graduação a distancia a partir de R$ 169,00. Clique aqui e escolha o seu.


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a melhor universidade do país no Índice Geral de Cursos. A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC tem uma pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtém pontuação abaixo de dois, a atuação é insatisfatória.
As 10 melhores universidades do Brasil são:
1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP)
2. Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG)
3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS)
4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP)
5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/MG)
6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP)
7. Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG)
8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ)
9. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/MG)
10. Universidade Federal de Itajubá (Unifei/MG)
Todas elas obtiveram conceito 5, considerada a máxima pela avaliação do MEC.

Mais de 60.000.000 de adultos não tem o Ensino Médio


Segundo dados do IBGE e MEC, na realidade o número é ainda maior do que esses 60 milhões, pois não foram aqui contabilizados os analfabetos (15 milhões) e os com menos de 3 anos de estudo, considerados analfabetos funcionais (outros 15 milhões).

Podemos imaginar o que isso significa para essas pessoas e para o país como um todo. Apagão de mão de obra, menores e piores oportunidades de empregos, gargalo no Ensino Superior com sobra de vagas e consequentemente uma grande redução no potencial de crescimento do PIB nacional. Mas uma possível solução está surgindo, como veremos mais adiante.
Vemos que as estatísticas e as autoridades educacionais no País são exclusivamente focadas nas crianças e jovens. O índice principal a ser acompanhado é a taxa de escolarização, que significa verificar quantas pessoas estão no nível escolar correto em relação à sua idade.
Mas, e aqueles que por um motivo qualquer abandonaram os estudos e não completaram o Ensino Médio? São solenemente ignorados.
Mesmo a iniciativa privada, representada pelo belo programa “TODOS PELA EDUCAÇÃO" que estabeleceu 5 metas para acompanhar a situação da Educação no Brasil, passou ao largo desse problema ao estabelecer como uma das suas 5 boas metas para 2022:
“Meta 4 - Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos”.
Certamente essa meta pode ser integralmente cumprida sem que um único daqueles 60.000.000 de brasileiros conclua o Ensino Médio.
Esse é um grande desafio: Permitir que milhões de brasileiros deem um salto na sua escolaridade e se incorporem ao mercado de trabalho em um novo patamar.
Em 2009 o MEC tomou uma decisão importantíssima e que ainda não foi suficientemente divulgada. O ENEM vale para certificação do Ensino Médio, como se fosse um exame Supletivo. Isso está estabelecido na Portaria 109 de 27/03/2009, significando um direcionamento claro na linha da certificação de conhecimento.
"Art 2o. Constituem objetivos do ENEM... V- Promover a certificação de Jovens e Adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do artigo 38, parágrafos 1o. e 2o. da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)".
A regra vale para os maiores de 18 anos e não depende de nenhum outro pré-requisito. Os alunos precisam atingir 400 pontos nas provas objetivas e 500 na redação (Não é um índice qualquer. É a média do Ensino Médio).


Claramente, esse é um enorme problema para um país que pretende aumentar a escolaridade da sua população, e ainda aumentar bastante o percentual de pessoas com Nível Superior concluído. Isso sem considerar que são poucos os empregos que aceitam pessoas com escolaridade menor que o Ensino Médio completo.
Hoje menos de 9.000.000 de estudantes estão cursando o Ensino Médio regular em todo o Brasil, chegando a 10,5 milhões se somados aos que estão fazendo o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esse é o contingente total administrado por todas as Secretarias de Educação de todos os estados. Comparando esse número com os 60 milhões anteriormente citados, vemos que  a sala de aula convencional não será solução para esse problema.
Tudo que aqui foi dito, parece não constar das preocupações dos nossos governantes federais, estaduais ou municipais; atuais,  passados ou futuros; nem de qualquer partido político.
Está aberto um potencial enorme de preparação de pessoas para fazer o ENEM com o objetivo de certificação do Ensino Médio. No início, provavelmente de maneira tímida, mas, assim que uma boa parte desses 60.000.000 ainda com disposição e idade para aprender, perceber que duas vezes por ano poderá fazer os exames de certificação e em pouco tempo concluir seus estudos de Ensino Médio e até mesmo ingressar em uma Faculdade, essa demanda vai explodir.
Nos dois últimos anos, cerca de 1 milhão de pessoas já fizeram o exame com essa finalidade (Basta assinalar essa opção na hora da inscrição). E mais de 200 mil passaram.
Acredito que essa demanda, caracterizada como sendo de Educação para adultos, é para ser atendida por meio da Educação à Distancia (EAD), com cursos preparatórios livres, desenvolvidos com métodos baseados mais na andragogia do que na pedagogia.
O formato das questões do ENEM, muito inteligente, privilegia o raciocínio em detrimento do “decoreba”. Isso é essencial para o adulto que abandonou os estudos, mas que vive, produz, trabalha  e convive com esse nosso mundo de informações.
Assim, esse cidadão vai poder se preparar na base do auto-estudo, de qualquer lugar, a qualquer momento e no seu próprio ritmo, podendo conciliar os estudos com o lar e o trabalho.

Nível de escolaridade dos brasileiros sobe


Por Redação Eschola.com | IBGE – 20/12/2012 17:01:00


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)divulgou dados nesta quarta-feira (19) que apontam uma evolução nos últimos anos no nível de instrução do brasileiro.
Cerca de metade da população (49,3%) com 25 anos ou mais de idade não tinha instrução ou apresentavam o ensino fundamental incompleto em 2010. Dez anos antes, 64% dos brasileiros com pelo menos 25 anos tinham nível de instrução semelhante.
Em relação ao curso superior, 10,8% das pessoas nessa faixa, tinham diploma em 2010. No Censo anterior, em 2000, a proporção era de 6,8%. Subiu ainda a proporção de brasileiros com o ensino médio completo ou o superior incompleto – 16,4% do total, em 2000, para 25% em 2010.
Entre a população com mais de 25 anos de idade, 49,3% não tinham instrução ou apresentaram o ensino fundamental completo. Dez anos antes, 64% se enquadravam nessa característica. A parcela da população com mais de 70 anos de idade tem 80,1% entre os que enquadram com pouca instrução.
A população urbana seguiu com nível de instrução bem mais elevado do que os moradores da área rural. Do total da população fora dos grandes centros, 1,8% tinham o ensino superior completo. Já entre a população urbana, 12,9% apresentaram condição de formação semelhante.
De toda a população rural, 79,6% não tinham instrução, ou apresentaram o ensino fundamental incompleto. Já na área urbana, 44,2% tinham nível de instrução parecido.
O maior nível de instrução tem reflexos no patamar do rendimento nominal mensal per capita. Das pessoas com mais de 25 anos, com um diploma debaixo do braço, 33,9% residem em domicílios com renda nominal mensal per capita superior a cinco salários mínimos. Entre os que apresentam ensino fundamental completo e médio incompleto, apenas 2,8% estão inseridos nessa classe de rendimento.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Fogo mata 245 em boate no RS, diz polícia


27/01/2013 11h23 - Atualizado em 27/01/2013 12h57

Número de mortes após incêndio em 



boate já chega a 245, afirma polícia


Fogo começou por volta das 2h30 de domingo (27) durante festa em boate.
Resgate de corpos foi concluído; feridos são levados a hospitais da região.

Incêndio deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)Incêndio durante apresentação deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
O incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, já deixou pelo menos 245 mortos, segundo a Brigada Militar. O resgate dos corpos no local da tragédia foi concluído no final da manhã. Pelo menos outras 48 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região. O número total de vítimas fatais e de feridos ainda é desconhecido.

As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto da boate e iniciado o fogo, que se espalhou em poucos minutos.

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia.
O incêndio provocou pânico entre os presentes, e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Seis hospitais recebem feridos
Ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio, e voluntários estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha. "Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande".
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem unidade especializada em queimaduras, também deve receber feridos.
Festa reunia universitários
A festa universitária "Agromerados", que tinha classificação etária de 18 anos e ingressos ao preço de R$ 15, começou às 23h de sábado (26), de acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna.
O evento era direcionado para jovens da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atrações confirmadas no site da boate foram Gurizada Fandangueira, Pimenta e seus Comparsas, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
'Banda utilizava efeitos pirotécnicos'
Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate durante o incêndio, afirmou ter visto o vocalista da banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos durante o show.
"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", contou à GloboNews.
'Fumaça se espalhou muito rápido'
A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.
Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. "Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão", contou Luana.
Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. "Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair".
Trabalho salva fotógrafa
O trabalho da fotógrafa Fernanda Freire Gomes Bona, de 23 anos, a salvou de ser mais uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fotógrafa oficial da casa noturna, ela estava em uma área VIP próxima à saída quando o incêndio começou. O local tinha uma vista privilegiada da boate, permitindo não apenas que ela tirasse fotos, mas também que percebesse rapidamente o incêndio e escapasse do local em poucos minutos.
"Como estava perto da porta graças a Deus eu saí correndo, em cinco minutos estava do lado de fora. Uma pessoa me chamou para fotografar na área VIP, por isso que eu fui para lá, tem uma visão melhor", contou Fernanda ao G1. "Normalmente eu fico no meio das pessoas. Foi sorte. Seu eu não estivesse trabalhando, não estaria na área VIP".
mapa_santa_maria_boate (Foto: Editoria de Arte / G1)
Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair"
Luana Santos Silva, estudante que
deixou a boate no início do incêndio
Dilma cancela agenda e vai ao RS
A presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarca ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 245 pessoas morreram após o incêndio.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada.
Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
"A presidenta telefonou para o governador Tarso Genro e ofereceu toda a ajuda necessária. Ela determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas", informou a assessoria de imprensa do Planalto.
'Brasil está de luto', diz Lula
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.
"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Tarso Genro lamenta tragédia e viaja para Santa Maria
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, manifestou no Twitter o seu pesar pelas mortes provocadas pelo incêndio ocorrido na madrugada. O chefe do Executivo no estado afirmou ainda que se deslocará até a cidade para acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Civil, que realizam a retirada e a identificação dos corpos.
“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, escreveu o governador na rede social. Em entrevista à Rádio Gaúcha mais cedo neste domingo, o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, afirmou que todas as forças de segurança pública do estado já foram acionadas para se deslocarem até Santa Maria.
Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias
O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 245 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade.
Natural de Santa Maria, Beltrame lamenta tragédia
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, natural de Santa Maria (RS), divulgou neste domingo (27) uma nota de pesar pelos 245 mortos do incêndio na boate Kiss. Segundo nota da secretaria, Beltrame está profundamente consternado com a tragédia ocorrida em sua cidade natal e acompanha o desenrolar da situação pela imprensa e pelo telefone com parentes.
"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias, e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia", declarou o secretário em nota.
Tragédia é destaque na imprensa mundial
O incêndio ocorrido em Santa Maria (RS) repercutiu na imprensa internacional, com jornais e agências de notícias de outros países publicando reportagens sobre o assunto. O jornal espanhol El País noticiava a tragédia como manchete de sua edição na internet. "Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil", dizia a publicação.
A rede britânica BBC informou que "dezenas" de pessoas morreram no incêndio, e pedia relatos de testemunhas. O jornal norte-americano New York Post deu destaque para o ocorrido em sua página na internet, relatando as dezenas de mortes. A publicação inglesaDaily Mirror divulgou imagens da fachada da boate no Rio Grande do Sul junto com relatos sobre as mortes.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vereadores se reúnem para mudar 'Lei da Ficha Limpa' na Região de Curitiba



Parlamentares de Almirante Tamandaré fizeram sessão extraordinária.
Eles retiraram o veto a pessoas condenadas por abuso de poder político.

Os vereadores de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, se reuniram extraordinariamente na quinta-feira (24) para votar um projeto que alterou a “Lei da Ficha Limpa” municipal. Com a mudança, os condenados por abuso de poder econômico e político passaram a poder assumir cargos comissionados na administração municipal, enquanto ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara passaram a ser impedidos.
A mudança, que aconteceu antes mesmo de o período legislativo começar, gerou polêmica porque poderia, em tese, beneficiar o ex-prefeito César Manfron, cotado para assumir um cargo na gestão atual. Ele foi condenado justamente por este crime, após usar indevidamente meios de comunicação públicos para atacar um adversário.
“O grupo político que disputou e foi vencedor na última eleição tem pessoas que tem problema nessa questão. Pode ser que essas pessoas sejam admitidas, ou não, por essa administração”, confirmou o presidente da Câmara Amauri Lovato. Especificamente sobre Manfron, ele declarou ser favorável à presença dele no governo. “Ele já faz parte da equipe desde a campanha. Eu acho mais viável que ele continue nos ajudando aqui na administração do que ser condenado por essa lei”, disse.
Procurado, Manfron negou que vá assumir qualquer cargo na Prefeitura de Almirante Tamandaré. Ele reclamou que as alterações na lei, na verdade, o prejudicam. Ele teve duas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas, portanto, pelo texto atual, é considerado ficha suja.

Muitas vagas estão abertas para o Ens. Médio do C.E.E.B.J.A. AYRTON S. DA SILVA - EFM


AYRTON S DA SILVA, C E E B J A-EF M
AV EMILIO JOHNSON, 1172
Bairro CENTRO   C.E.P. 83501-000   ALMIRANTE TAMANDARE - Paraná
Telefone (41) 36571198   Fax (41) 36571198



Venha conhecer !
O Colégio está passando por uma ampla reforma que proporcionará uma melhor qualidade aos nossos alunos, professores, funcionários e comunidade.

 Quando nos sentimos bem no ambiente de trabalho melhor. Uma iluminação confortável que suporte os ritmos naturais e adequada à tarefa em curso aumenta a sensação de bem-estar. A Iluminação Dinâmica, disponibiliza os sutis padrões da luz natural em ambientes de trabalho, para sintonia com o mundo além das paredes do escritório.

Temos vagas para o 1º,2º e 3º ano do Ensino Médio no período da Manhã.

Faça uma visita





Clubes Amadores da Capital - Curitiba



Clubes Amadores da Capital - Curitiba

Associação Beneficente Esportiva Flamengo

--
Associação Clube Esportivo Urano
--
Sociedade Educativa Tanguá
--
Sociedade Educativa Beneficente Barigui Santos Andrade
Presidente: Carlos Alberto Franco
Rua Eduardo Sprada, 577 - Campo Comprido
Fone (0xx41) 233-8594
--
Clube Atlético Nacional
--
Clube Atlético São Vicente
Presidente: Regina Taborda
Rua Fernando de Noronha, 2246 - Santa Cândida
Fone (0xx41) 356-6707
--
Novo Mundo Futebol Clube
--
Imperial Futebol Clube
--
Esporte Clube Fortaleza
Presidente: Antonio Monteiro Sobrinho
Rua Adari Fernando Visinone, 10 - Jardim Gabineto
Fone (0xx41) 372-4141
--
Clube Morumbi de Futebol
--
Grêmio Recreativo Ipiranga
--
Olaria Futebol Clube
--
Sociedade Beneficente Recreativa Olympique
--
Uberlândia Esporte Clube
--
União Recreativa Esportiva Santa Quitéria
--
União São Carlos Esporte Clube
--
Clube Atlético Bairro Alto
--
Combate Barreirinha Futebol Clube
--
Esporte Clube Olímpico
--
Sociedade Recreativa e Esportiva Bangú
--
São Paulo Esporte Clube
--
Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu
--
União Ahú Futebol Clube
--
União Capão Raso Futebol Clube
--
União Nova Orleans
--
Trieste Futebol Clube
--
Ypiranga Foot Ball Club
--
Esporte Clube Bacacheri
--
Clube Atlético Boqueirão

--
Operário Pilarzinho Sport Club
--
River Esporte Clube
--
Expressinho Futebol Clube
--
Caxias Futebol Clube
--
UFPR.ASUFEPAR/Ed. Física
Presidente: Vilson Kachel
Rua Carlos Padre, 18 - Jardim das Américas
Fone (0xx41) 266-5777
--
A.B.E. Bairro Novo
Presidente: Gessé de Oliveira
Rua Elizeu de S. Mendes, 167 - Bairro Novo
Fone (0xx41) 289-2673
--
ARBESC--
Associação Atlética Ponte Preta
Presidente: José Francisco Alves - Tizica
Rua A, 102 - Conjunto Gramados - Pinheirinho
Fone (0xx41) 346-0734
--
América Futebol Clube
Presidente : Manoel Ceccon Leandro
Rua Carlos de Laet, 3020 - Vila Hauer
Fone (0xx41) 9961-5700
--
Sergipe Esporte Clube
Presidente: Erlei Jorge Bassan
Rua Sta. Rita, 259 - Vila Guaira
Fone (0xx41) 332-8900
--
Santíssima Trindade Futebol Clube
--
Sociedade Esportiva Recreativa Capão da Imbuia
Presidente: Dante Luiz Manoel Pinto
Fone (0xx41) 267-2119
--
Sociedade Beneficente Rio Negro
--
Associação Esportiva Gramados
Presidente: José Nicanor da Luz
Rua Manoel Ribeiro de Macedo, 30 - Vacordes
Fone (0xx41) 346-6012
--
Vasco da Gama Futebol Clube
--
Vila Fanny Futebol Clube --
Vila Hauer Esporte Clube --
Astral  Esporte Clube --
Clube Atlético Campo Santana--Ostermack Esporte Clube
--
Santo André FA--
Yokohama Futebol Clube--
União Juventus--
Sociedade de Educação Física Junak--
Netuno Futebol Clube--
Poty Sporte Clube--
Atlético Clube Primavera--Associação Atlética Coimbra--
Olimpo Futebol Clube--
Chute Inicial SC Corinthians--
Gênesis EC--
Santo Inácio EC--
Buckman FC--
Clube Recreativo Umbará--
Clube Independente Olympique--
Sociedade Beneficente Rio Negro
--
Esporte Clube Sergipe

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Curitiba tem o maior salário para prefeito Salários de prefeitos têm aumento em 1 2 capitais do país; veja lista



Maior reajuste é de 73,4% em Salvador, onde prefeito recebe R$ 18.038,10.

Salário mais alto é de R$ 26.723,13, igual ao teto do STF, pago em Curitiba.

Os salários de 12 dos 26 prefeitos das capitais do país aumentaram em 2013. É o que mostra levantamento feito por jornalistas do G1 pelo Brasil*. A remuneração paga aos prefeitos é fixada pela Câmara Municipal de cada cidade.

O maior reajuste em relação a 2012 foi registrado em Salvador (BA), onde o prefeito ACM Neto (DEM) recebe R$ 18.038,10, valor 73,4% superior ao salário de R$ 10.400 do ano passado.
As outras capitais que aumentaram os rendimentos de prefeitos foram Florianópolis (52,3%), Natal (42,8%), Aracaju (40,3%), Campo Grande (36%), Teresina (27,9%), Porto Velho (27,1%), Vitória (24,6%), Belo Horizonte (22,8%), João Pessoa (22,2%), Macapá (13,2%) e Belém (12,7%).

Curitiba tem o maior salário para prefeito
A assessoria de imprensa do prefeito ACM Neto informa que, "apesar do aumento, aprovado no ano passado, ele ainda tem um dos menores salários do país". Para o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), embora seja constitucional, o aumento foge do padrão. "Deveria haver um procedimento legal para corrigir o salário. Isso não vai mudar enquanto não houver mudança na Constituição."
O maior valor bruto é de R$ 26.723,13, recebido em Curitiba (PR) por Gustavo Fruet (PDT) – igual ao teto nacional do subsídio dos servidores, que tem como referência o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em seguida estão os salários de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), prefeito de São Luís (MA), que recebe R$ 25 mil, e de Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo (SP), que ganha R$ 24.117,62.
O menor é de R$ 13.964,94, pago no Rio de Janeiro (RJ) ao prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Em Curitiba, Fruet fez um anúncio se comprometendo a doar 30% do que recebe a uma entidade ligada à Igreja Católica. Em Belo Horizonte, o reeleito Márcio Lacerda (PSB) diz que devolve parte do salário, no valor de R$ 4.350.
As prefeituras informaram que não há benefícios no cargo, visto que a lei veta remuneração acima do teto fixado pelas assembleias.
Salários pagos aos prefeitos das capitais brasileiras, conforme dados das prefeituras:
Capital
Salário em 2013*
Aumento (em %)
Curitiba
R$ 26.723,13
São Luís
R$ 25.000
São Paulo
R$ 24.117,62
Aracaju
R$ 24.000
40,3%
Belo Horizonte
R$ 23.430,24
22,8%
Florianópolis
R$ 22.292,35
52,3%
João Pessoa
R$ 22.000
22,2%
Porto Velho
R$ 21.000
27,1%
Campo Grande
R$ 20.409
36%
Maceió
R$ 20.000
Natal
R$ 20.000
42,8%
Palmas
R$ 19.040
Macapá
R$ 19.249,08
13,2%
Goiânia
R$ 18.460
Vitória
R$ 18.400
24,6%
Belém
R$ 18.038,11
12,7%
Salvador
R$ 18.038,10
73,4%
Manaus
R$ 18.000
Teresina
R$ 16.574,02
27,9%
Rio Branco
R$ 16.437,40
Fortaleza
R$ 15.891,83
Porto Alegre
R$ 15.503,58
Boa Vista
R$ 15.000
Recife
R$ 14.635
Cuiabá
R$ 14.300
Rio de Janeiro
R$ 13.964,94
*Valores da remuneração bruta, sem os descontos, fornecidos pelas prefeituras
* A apuração das informações para esta reportagem foi feita por jornalistas de: G1 AL, G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 ES, G1 GO, G1 MA, G1 MT, G1 MS, G1 MG, G1 PR, G1 PB, G1 PA, G1 PE, G1 PI, G1 RJ, G1 RN, G1 RS, G1 RO, G1 SC, G1 SE e G1 SP.