Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

89% dos calouros da UFPR são do Paraná


Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Calouros comemoram a aprovação no vestibular da UFPR durante festa da Gazeta do Povo na Praça Carlos GomesCalouros comemoram a aprovação no vestibular da UFPR durante festa da Gazeta do Povo na Praça Carlos Gomes
VESTIBULAR

89% dos calouros da UFPR são do Paraná

O desempenho individual será divulgado na segunda-feira, 14 de janeiro.
Dos 5.081 aprovados no vestibular 2013 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), 89% são paranaenses. Do total, 80% são de Curitiba e Região Metropolitana. As informações foram dadas na tarde desta quinta-feira (10), na divulgação do resultado do concurso pelo reitor Zaki Akel Sobrinho.
Como é tradição, a festa dos aprovados no Vestibular da UFPR, promovida pela Gazeta do Povo, movimentou a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (10).
Histórias de aprovados
Nem contou para os pais
Depois de cinco anos buscando aprovação no curso de Medicina, Marcos Rodrigues, 26 anos, acaba de conquistar uma vaga no curso. Por causa de tantas tentativas frustradas ele nem contou aos pais que tentaria em 2012. “Achei melhor não criar expectativas. Eles vão saber agora”, conta. Essa será sua segunda graduação, pois enquanto não passava estudou Marketing.
Nova chance
Passar no curso de Economia significa para Talita Oliveira, 19 anos, uma nova chance. Embora estivesse confiante depois que fez as provas da 2ª fase, precisava ver o nome na lista para poder comemorar. “Fiz um ano de Engenharia da Produção e não gostei. Estou muito feliz de ter passado, era o curso que eu queria”.
A realização de um sonho
O calouro de Química Evandro Soares Zaninilevou dois anos para ser aprovado. Na primeira vez que tentou só passou na 1º fase. Com mais um ano de estudos alcançou a tão desejada vaga. “É a realização de um sonho. A UFPR é uma das melhores do Brasil e eu queria muito fazer parte dela”.
Deixou de trabalhar
Decidido a passar no vestibular, João Cândido Paulo da Silva, de 26 anos, deixou de trabalhar para se dedicar aos estudos. Graças à ajuda do cursinho Formação Solidária, conquistou uma vaga de Educação Física. “Foi um ano difícil, mas valeu a pena”, comemora.
Conte sua história para nós! Escreva parauniversidade@gazetadopovo.com.br
O primeiro lugar geral do vestibular foi conquistado por Gustavo Benetti Delai, que prestou o vestibular para o curso de Engenharia Elétrica. O estudante fez 865 pontos nas provas. A segunda maior média alcançada foi no curso de Medicina, 803 pontos, e a terceira na graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPRRaul Von Der Heyde, o desempenho individual será divulgado na segunda-feira (14). Nesse mesmo dia a universidade publicará também um balanço do sistema de cotas utilizado pela instituição neste ano.
“Esse vestibular foi um grande desafio, especialmente por termos de lidar por dois sistemas de cotas”, disse Akel Sobrinho. “A quantidade de pessoas do estado aprovados no processo reforça a nossa identidade paranaense”, comemorou.
Primeiro lugar
Depois de ver seu nome na lista dos aprovados do curso de Engenharia Elétrica, Gustavo Benetti mal sabia que outra surpresa o aguardava: uma ligação do reitor da UFPR,Zaki Akel Sobrinho, o parabenizando pela primeira colocação geral no vestibular.
Gustavo acabou de terminar o terceiro ano do Ensino Médio e esse foi o primeiro vestibular para valer que prestou na instituição. “No ano anterior eu fiz como treineiro. Até que alcancei uma boa nota, poderia ter sido aprovado em Engenharia Civil”, comenta.
O futuro engenheiro tem um excelente histórico como estudante, embora nem sempre tenha sido o primeiro lugar das turmas em que estudou. Para o ano do vestibular deixou sua cidade, Palotina, e se matriculou em um cursinho. A rotina de estudos era pesada, além das aulas pela manhã e das revisões à tarde, se debruçava em cima das apostilas cerca de 8 horas por dia.
“Depois que vi que fiz 69 pontos na primeira fase sabia que passaria, só não esperava que fosse em primeiro lugar geral, até porque nunca fui muito bem em redação e imaginei que a nota dessa prova fosse baixar a minha média”, diz.
Matrículas
Os calouros devem fazer a matrícula de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, em Curitiba, e em 29 de fevereiro, em Palotina, de acordo com o calendário específico para cada curso, descrito nas páginas 26 a 28 do Guia do Candidato. Os estudantes de Curitiba devem se dirigir ao Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), na Praça Santos Andrade, 50, Centro (prédio histórico da UFPR). O registro acadêmico dos candidatos classificados em Palotina será realizado no dia 31 de janeiro de 2013 no câmpus da cidade (Rua Pioneiro, 2153).
>>> Para a matrícula, os estudantes da concorrência geral devem apresentar os documentos listados abaixo. Para os aprovados pelos sistemas de cotas, mais informações no Site do Núcleo de Concursos:
a) fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar do Ensino Médio Regular ou do Diploma devidamente registrado de Ensino Superior. Para os candidatos de inclusão social deverá ficar comprovado que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil;
b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
c) fotocópia autenticada do registro geral (RG). Para efeito de registro geral será aceito o RG Civil ou cédulas expedidas pelas forças armadas, desde que, permanentes, sendo vedada a apresentação das cédulas com prazo de validade, nos termos da Portaria DAU/MEC N° 33, de 02 de Agosto de 1978, com alterações da pela Lei 7.088/83;
d) comprovante de situação cadastral no CPF (obtido no site www.receita.fazenda.gov.br);
e) para os candidatos de inclusão social, oriundos de escola pública, além das alíneas a), b), c) e d), uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) devendo ficar comprovado através da documentação apresentada que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil, conforme Art. 13 do Edital 07/2012-NC;
f) para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além das alíneas a), b), c) e d), apresentar duas fotocópias autenticadas do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil;
g) para os estrangeiros, RNE – Registro Nacional de Estrangeiro;
h) Se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, seu representante deverá entregar procuração pública ou instrumento particular, desde que, com firma reconhecida em cartório.
Observação: não será concedido prazo adicional para entrega dos documentos exigidos para o registro acadêmico.

Nenhum comentário: