Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Paraná foi o quarto estado que mais gerou empregos em 2012



Dados do Caged mostram que foram abertas 89 mil vagas durante o ano.

Apesar de positivo, este foi o menor resultado dos últimos três anos.

Setor de serviços e comércio (Foto: Divulgação)Setor de serviços e comércio tiveram maior número de
contratações (Foto: Divulgação)
Paraná foi o quarto estado que mais gerou empregos em 2012, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que analisou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números referentes ao acumulado do ano e ao mês de dezembro foram divulgados nesta sexta-feira (22), em Brasília.
No período, foram abertos 89.139 postos de trabalho. O número ficou abaixo apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O principal destaque foi para as contratações no setor de serviços, que abriu 36.608 vagas, seguido do comércio, com 28.922 vagas e a indústria da transformação, que teve 14.017 novos postos de trabalho.
Apesar de positivo, o saldo de contratações no estado foi o pior dos últimos três anos. O mesmo aconteceu com o número de vagas abertas no país, que também foi menor, em comparação a 2010 e 2011.

Esses fatores fizeram com que houvesse mais demissões que contratações no mês. Assim, dezembro terminou com o fechamento de 43.271 vagas de trabalho.
Dezembro

De acordo com o levantamento, dezembro teve queda no número de contratações, em relação a novembro. Os motivos apontados pelo MTE foram razões sazonais, como a entressafra no campo, as férias escolares e o fim da bolha de consumo nessa época.

Nenhum comentário: