Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 11 de agosto de 2012

Ibope mostra empate técnico entre os três principais candidatos


 /
CURITIBA

Ibope mostra empate técnico entre os três principais candidatos

Pesquisa divulgada ontem mostra disputa embolada pela prefeitura de Curitiba entre Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Júnior (PSC). Analistas preveem 2º turno.
Os números da primeira pesquisa Ibope/RPC divulgados na sexta-feira (10) mostram um empate técnico entre três candidatos à prefeitura de Curitiba. O candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), aparece com 25%, seguido pelo pedetista Gustavo Fruet com 24% e Ratinho Jr. (PSC) com 23%. Como a margem de erro do levantamento é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados. O candidato do PMDB, Rafael Greca, está em quarto lugar com 6%. Carlos Moraes do PRTB somou 1% e os demais candidatos não pontuaram. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, os três mais bem avaliados também estão tecnicamente empatados: 14% para Ducci e para Fruet e 11% para Ratinho Jr.
Para o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os dados da pesquisa revelam a força da máquina municipal e estadual em favor da candidatura de Ducci, que conta com o apoio do governador Beto Richa (PSDB). “Os números mostraram que o prefeito Luciano Ducci pulou na frente, muito por causa do peso e da força da máquina municipal e estadual”, avalia. O resultado da pesquisa, completa Hidalgo, “mostra uma eleição embolada, mas com forte tendência de que o prefeito estará no 2.º turno das eleições de outubro”. Para ele, Fruet e Ratinho terão de se “digladiar” para ocupar a outra vaga. “Acredito que o Fruet tem uma leve vantagem sobre o Ratinho Jr. por causa da rejeição menor”, analisa Hidalgo.
Comentários
Concorrentes evitam comemoração e ressaltam que campanha continua
Os três principais candidatos à prefeitura de Curitiba se manifestaram positivamente em relação ao resultado da pesquisa Ibope/RPC, que apontou empate técnico entre Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr. (PSC). Candidato à reeleição, Luciano Ducci considerou o resultado normal. “A tendência é de crescimento com o início do horário eleitoral quando poderei mostrar melhor as realizações alcançadas pela prefeitura e as minhas propostas para continuar administrando a cidade de Curitiba”, disse.
Em nota, Gustavo Fruet afirmou que “o resultado das pesquisas em nada altera nossa motivação para buscar soluções para os problemas que preocupam os moradores de nossa cidade. Seguimos trabalhando”. Já Ratinho Jr. destacou o quadro tecnicamente empatado. “O jogo está embolado. A campanha está apenas começando e o resultado é bom, principalmente porque sou o único dos três [candidatos] que não tenho máquina estruturada”, declarou o candidato do PSC.
Rafael Greca (PMDB), que apareceu na quarta colocação, disse discordar do índice de 32% de rejeição apontada no levantamento. “Essa pesquisa é um flagrante da incoerência dos dados e também da receptividade que percebemos em nossas caminhadas pelas ruas de Curitiba”, declarou o candidato peemedebista.
A maior rejeição dos eleitores é em relação à candidatura de Greca. Segundo o levantamento, 32% do eleitorado não votaria no peemedebista, 24% não vota em Ducci, 22% rejeita Ratinho Jr., 13% Carlos Moraes e 12% dos eleitores declararam que não vão votar em Fruet.
O Ibope/RPC questionou também a avaliação da administração de Luciano Ducci na prefeitura de Curitiba: 36% consideraram ótima ou boa, 39% regular e 21% ruim ou péssima. Para o cientista política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Cervi, esse dado mostra que Ducci ainda tem pelo menos 11% para crescer nas pesquisas. “Se 36% avaliaram como ótima ou boa a administração do Luciano Ducci, ele pode chegar a este índice nas próximas pesquisas”, disse Cervi, que acredita que o prefeito é o que tem maior potencial de crescimento entre os candidatos.
Cervi, no entanto, considerou alto o porcentual de entrevistados que avaliaram como ruim ou péssima a gestão de Ducci. “Este número [11%] está acima da média das últimas gestões da prefeitura de Curitiba”, diz, citando que durante a administração de Beto Richa este índice nunca passou de 7%.
Sobre o desempenho de Gustavo Fruet, Cervi disse que a campanha do pedetista ainda não somou votos. “Me parece que a campanha do Gustavo Fruet não começou. Esses 24% são um recall dos 30% que ele obteve na eleição passada quando disputou uma vaga para o Senado Federal”, afirma. Para ele, por ter uma rejeição “baixa”, o pedetista têm potencial para chegar no 2.º turno. Cervi vê a candidatura de Ratinho Jr. com um pouco mais de dificuldade porque disputa o mesmo eleitorado de Ducci.
Ducci terá de enfrentar queda na satisfação com a prefeitura
Daniela Neves
O prefeito Luciano Ducci (PSB) iniciará o período de propaganda eleitoral tendo de enfrentar uma redução no índice de satisfação com sua gestão. Em abril, 44% dos entrevistados pelo Ibope consideravam a gestão de Ducci ótima ou boa e agora essa satisfação está em 36%. Já a avaliação negativa, ou seja, dos eleitores que consideram a administração ruim ou péssima, passou de 16% para 21%.
Ainda é cedo para dizer como essa avaliação vai evoluir, pois o prefeito pode usar o programa eleitoral, a partir de 21 de agosto, para mostrar seus feitos e melhorar sua imagem. Gilberto Kassab (DEM), reeleito para a prefeitura de São Paulo em 2008, passou pela mesma situação e conquistou maior aprovação da gestão durante a campanha. Da mesma forma que Kassab, Ducci assumiu a prefeitura com a saída do prefeito no meio do mandato.
A pesquisa Ibope ainda mostra que o candidato Ratinho Jr. tem potencial de voto em todas as classes sociais. Tido como candidato das classes mais populares, pela pesquisa realmente tem a maior parte do seu eleitorado entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (32%), mas também tem 23% de simpatizantes entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos e 20% nas famílias com renda superior a cinco salários. Ducci tem votos bem distribuídos em todas as classes, com uma vantagem entre os que recebem de dois a cinco salários (29%). Já Gustavo Fruet tem seus eleitores concentrados na classe A (33%). Greca tem votos bem distribuídos em todas as faixas de renda.
A pesquisa é um retrato do momento, no entanto, ela costuma ser usada como base para estratégia de campanha. Com o início do programa eleitoral, será possível perceber quais candidatos serão mais atacados, e as sondagens estarão por trás disso.

Nenhum comentário: