Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sexta-feira confirma recorde de medalhas do país em Jogos Olímpicos


Daniel Castellano / Gazeta do Povo - enviado especial
Daniel Castellano / Gazeta do Povo - enviado especial / Ida do vôlei masculino à final garantiu recorde de medalhas do país em uma mesma edição de OlimpíadaIda do vôlei masculino à final garantiu recorde de medalhas do país em uma mesma edição de Olimpíada
LONDRES-2012

Sexta-feira confirma recorde de medalhas do país em Jogos Olímpicos

Com a confirmação do vôlei masculino do Brasil na final, o país garante 16 medalhas em Londres, uma a mais do que em Pequim-2008 e Atlanta-1996.

Olimpíada de Londres será lembrada como os Jogos com mais medalhas conquistadas peloBrasil. Nesta sexta-feira, a seleção de vôlei masculino bateu a Itália por 3 sets a 0 e confirmou vaga na final, a exemplo de Pequim-2008, quando o time ficou com a prata. Com isso, o país garantiu a 16.ª medalha nesta Olimpíada: uma a mais do que em Pequim-2008 e Atlanta-1996(veja abaixo).
Até agora, os brasileiros já colocaram 12 medalhas no peito. Foram dois ouros com Arthur Zanetti, nas argolas da ginástica artística, e Sarah Menezesno judô. Duas pratas, de Thiago Pereira, nos400m medley da natação, e Emanuel e Alison, no vôlei de praia masculino.
Pequim 2008 – 15 (3 ouros, 4 pratas, 8 bronzes)
Maurren Higa Maggi (ouro no Atletismo - Salto em Distância)
Cesar Cielo (ouro na Natação - 50m livre)
Vôlei Feminino (ouro)
Vôlei Masculino (prata)
Futebol Feminino (prata)
Bruno Prada e Robert Scheidt (prata na Vela - Star)
Fabio Luiz e Márcio Araújo (prata no Vôlei de Praia)
Ketleyn Quadros (bronze no Judô - Leve)
Leandro Guilheiro (bronze no Judô - Leve)
Tiago Camilo (bronze no Judô - Super-Médio)
Cesar Cielo (bronze na Natação - 100m livre)
Natália Falavigna (bronze no Taekwondo - 67kg)
Fernanda Oliveira e Isabel Swan (bronze na Vela - 470)
Emanuel e Ricardo (bronze no Vôlei de Praia)
Futebol Masculino (bronze)
Atlanta 1996 - 15 (3 ouros, 3 pratas, 9 bronzes)
Jaqueline Silva e Sandra Pires (ouro no Vôlei de Praia)
Marcelo Ferreira e Torben Grael (ouro na Vela - Star)
Robert Scheidt (ouro na Vela - Laser)
Adriana Samuel e Mônica Rodrigues (prata no Vôlei de Praia)
Gustavo Borges (prata na Natação - 200m livre)
Basquete Feminino (prata)
André Domingos, Arnaldo Oliveira, Edson Luciano e Robson Caetano (bronze no Atletismo - 4x100m)
Futebol Masculino (bronze)
André Johannpeter, Doda, Luiz Felipe de Azevedo e Rodrigo Pessoa (bronze no Hipismo - Salto por Equipes)
Henrique Guimarães (bronze no Judô - Meio-Leve)
Aurélio Miguel (bronze no Judô - Meio-Pesado)
Gustavo Borges (bronze na Natação - 100m livre)
Fernando Scherer (bronze na Natação - 50m livre)
Kiko Pelicano e Lars Grael (bronze na Vela - Tornado)
Vôlei Feminino (bronze)
Atenas 2004 - 10 (5 ouros, 2 pratas, 3 bronzes) – melhor no número de ouros
Rodrigo Pessoa (ouro no Hipismo - Salto Individual)
Robert Scheidt (ouro na Vela - Laser)
Marcelo Ferreira e Torben Grael (ouro na Vela - Star)
Emanuel e Ricardo (ouro no Vôlei de Praia)
Vôlei Masculino (ouro)
Adriana Behar e Shelda (prata no Vôlei de Praia)
Futebol Feminino (prata)
Leandro Guilheiro (bronze no Judô - Leve)
Flávio Canto (bronze no Judô - Meio-Médio)
Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze no Atletismo - Maratona)
Além disso, são oito bronzes. Um deles foi conquistado nesta sexta com o pugilistaYamaguchi Falcão, que perdeu nas semifinaisdo boxe na categoria até 81 kg. Os outros sete são: Juliana e Larissa (vôlei de praia feminino), Adriana Araújo (boxe até 60 kg), Felipe Kitadai (judô até 60 kg), Rafael Silva (judô mais de 100 kg), Mayra Aguiar (judô até 78 kg), Cesar Cielo (natação 50m livres), e Robert Scheidt e Bruno Prada (vela classe Star).
Outras quatro medalhas estão garantidas, mas ainda não tem a cor definida - podem ser ouro ou prata: futebol masculino, vôlei masculino efeminino e Esquiva Falcão, no boxe, categoria até 75 kg.
Se os brasileiros conquistarem três dos quatro ouros em disputa, igualarão ainda o melhor desempenho "dourado" em Olimpíadas. Em Atenas-2004, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro (veja quadro ao lado). Se os brasileiros ficarem em primeiro lugar nas quatro disputas, superam a marca.
Até agora, as 12 medalhas conquistadas colocam o país na 28º colocação no quadro de medalhas. Veja a lista completa .
Boxe
Os irmãos Falcão fizeram história no boxe brasileiro nesta sexta-feira. O capixabaEsquiva Falcão conseguiu a inédita vaga em uma final olímpica na modalidade para o Brasil. Ele venceu o britânico Anthony Ogogo, por 16 a 9, e será o primeiro representante do esporte nacional a disputar a medalha de ouro.
“Estou muito feliz. No último round, dei o meu gás, senti a energia das pessoas aqui e lá no Brasil e, agora, vou confiante para a final”, declarou o boxeador. Na final, o brasileiro enfrentará o japonês Ryota Murata nesta sábado às 17h45 (horário de Brasília).
Yamaguchi Falcão não conseguiu repetir o feito de seu irmão e ficou com a medalha de bronze. Ele perdeu nas semifinais do boxe, na categoria até 81 kg, para o russo Egor Mekhontcev por 23 a 11. Assim, ele iguala as melhores conquistas da modalidade até agora. Servílio de Oliveira havia conquistado a medalha de bronze em 1968 e, nesta semana, Adriana Araújo também subiu ao terceiro lugar no pódio.
Atletismo
O time feminino do Brasil no revezamento 4 x 100 metros rasos disputou a final da prova nesta sexta e ficou com a sétima colocação na prova, que teve quebra de recorde mundial pela equipe norte-americana. Os Estados Unidos completou o percurso em 40s82. As brasileiras, Ana Claudia Lemos, Franciela Krasucki, Evelyn dos Santos e Rosângela Santos , fizeram 42s91, inferior aos 42s55 da primeira fase, apenas à frente de Trinidad e Tobago, que foi desqualificada por uma falha na troca de bastão.
No masculino, o Brasil não passou da fase classificatória no revezamento 4x100 metros. Por seis centésimos de segundo, a equipe formada por Aldemir da Silva, Sandro Viana, Nilson André e Bruno de Barros, não foi à final. O grupo nacional fez a prova em 38s35. O último classificado por tempo foram os holandeses com 38s29. A final será neste sábado. No revezamento 4x400m feminino, o Brasil também foi eliminado.
Outros resultados
Na vela, Ana Barbachan e Fernanda Oliveiraterminaram em 6.º lugar na classe 470. Elas finalizaram a última regata na 6.ª colocação e não conseguiram ficar entre as três melhores na classificação geral. Ana e Fernanda tinham chances de conquistar o bronze.
Já na canoagem, Ronilson Oliveira vai disputar à final B do C-1 200m. Nesta sexta-feira ele completou a prova em 42s216, fechando com a quinta posição na sua bateria. Na semifinal, o brasileiro repetiu a posição, porém com um tempo pior: 42s560. A final B do C-1 200m está marcada para este sábado (11), às 5h45. No C-2 1.000m, ele e Erlon Silva terminaram em segundo, equivalente ao décimo lugar na soma com a bateria em que foram disputadas as medalhas.
No ciclismo, Squel Stein sofreu uma forte queda na disputa da semifinal do BMX feminino nesta sexta-feira (10). A catarinense, de 21 anos, caiu na primeira subida da prova e bateu a cabeça na pista. A brasileira foi atendida no local e precisou sair imobilizada do complexo, sendo levada ao hospital da Vila Olímpica, mas passa bem.

Nenhum comentário: