Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curitiba enfrenta dezembro mais quente do que a média


Marcos Borges / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Casal aproveita o sol no Jardim Botânico, em Curitiba. Calor no fim deste ano é mais que a média históricaCasal aproveita o sol no Jardim Botânico, em Curitiba. Calor no fim deste ano é mais que a média histórica
CALOR

Curitiba enfrenta dezembro mais quente do que a média

A média das temperaturas máximas foi de 30ºC neste início de mês. Temperaturas só devem cair no fim de semana.
O mês de dezembro começou com um calor de rachar em Curitiba. Com o tempo abafado e a falta de chuvas abrangentes, os termômetros subiram e têm muito curitibano estranhando a permanência das altas temperaturas. Haja sorvetes, água e roupas leves para refrescar. A previsão é de que o calor perca força, dando lugar a temperaturas um pouco mais amenas somente a partir do fim de semana.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a média das temperaturas máximas aferida na capital paranaense neste início de dezembro foi de mais de 30ºC. A média histórica das temperaturas máximas do mesmo mês é de 26ºC. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, o tempo abafado e a ausência de chuvas significativas explicam o calorão, que acomete Curitiba.
Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Nesta quarta nuvens negras tomaram o céu da capital. Porém, foram registradas pancadas de chuvas fortes apenas em São José dos Pinhais e PinhaisAmpliar imagem
Nesta quarta nuvens negras tomaram o céu da capital. Porém, foram registradas pancadas de chuvas fortes apenas em São José dos Pinhais e Pinhais
“Neste período, é comum que chova nos fins de tarde. Essas chuvas funcionam como um regulador: são responsáveis por não deixar que as temperaturas esquentem ainda mais. Sem essas pancadas, as temperaturas continuam se elevando”, disse.
Apesar disso, Jacobsen ressalta que a tendência é que as condições se normalizem e que dezembro se encerre perto da média histórica de temperatura. Entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), por exemplo, já deve chover na capital paranaense. Apesar disso, os termômetros devem continuar acima da média. Até sexta-feira, a máxima pode chegar a 34ºC.
Nesta quarta, por exemplo, nuvens negras tomaram o céu da capital. Porém, foram registradas pancadas de chuvas fortes apenas em São José dos Pinhais e Pinhais, na região metropolitana, mas sem estragos seggundo o Corpo de Bombeiros.
No fim de semana, uma frente fria deve chegar ao estado, trazendo condições de instabilidade, com a possibilidade de chuvas esparsas ao longo do dia. Por conta disso, o calor deve dar uma trégua. A redução das temperaturas, no entanto, só poderá ser sentida no domingo (9), quando a temperatura máxima não deve passar de 23ºC, segundo o Simepar.

Nenhum comentário: