Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 43 municípios, entre 335 pesquisados, têm dificuldades para honrar o salário de dezembro.
O Paraná é o estado da Região Sul com maior número de prefeituras que vão atrasar o pagamento do salário de seus servidores em dezembro. O resultado foi divulgado em um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira (20). Os números apontam que 43 cidades paranaenses, entre 335 pesquisadas, terão dificuldades para quitar os salários no último mês de 2012.
Isso representa 12,8% dos locais pesquisados no estado. A média é maior que os 8,7% do Rio Grande do Sul, onde foram pesquisados 459 locais; e que os 9,8% constatados em Santa Catarina, com total de 264 participantes da pesquisa.
A marca paranaense, porém, ficou um pouco abaixo do resultado nacional, que aponta para 13,8% dos municípios pesquisados com problemas na hora de honrar os pagamentos de servidores.
O estudo da CNM aponta ainda o perfil de pagamento do 13º salário dos municípios brasileiros. A maioria dos funcionários públicos de prefeituras paranaenses, 68,1%, tem o benefício pago em uma única parcela. Neste aspecto, dez cidades do Paraná relataram à confederação que vão atrasar o depósito na conta dos funcionários.
Cenário nacional
O atraso na folha de pagamento de dezembro é uma realidade nacional das prefeituras. O último salário do mês está atrasado em 13,8% (464) dos 3.368 municípios brasileiros pesquisados. Quanto questionados sobre se a folha de pagamento de modo geral estava em dia, 151 municípios brasileiros, ou 4,5%, relataram atrasos.
Sobre o benefício do 13º salário, entre os que manifestaram intenção de pagar em uma única parcela, 7,7% dos municípios informaram descumprimento das datas limites. Já entre as que optaram pela quitação em duas parcelas, 3,3% disseram que não vão pagar até esta quinta-feira (20), prazo final para o pagamento.
A CNM informou que o número de gestores com problemas para pagar o 13º dos servidores é a maior desde 2006. Uma das justificativas, segundo a confederação, seria a crise financeira vivida pelos municípios neste fim de mandato da gestão de 2009 a 2012.
Metodologia
O estudo é feito com base em respostas espontâneas, de questionários enviados pelos municípios sem obrigatoriedade. Os dados correspondem ao período de 20 de novembro a 19 de dezembro, e refletem o cenário até o dia 17 de dezembro.
A reportagem entrou em contato com a CNM para saber quais os municípios estão com os salários atrasados e outros detalhes da pesquisa. Até às 12h50, a assessoria do órgão não retornou com as informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário