Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Reuters/Stefano Rellandini / Bento XVI usou o papamóvel para passar no meio dos fiéisBento XVI usou o papamóvel para passar no meio dos fiéis
DESPEDIDA

Em última audiência, Bento XVI diz que seu papado teve "momentos difíceis"

O Vaticano ficou repleto de fiéis, assim como as ruas adjacentes à praça; segundo a prefeitura de Roma, público foi de cerca de 150 mil pessoas.
O papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira (27) a última audiência pública de seu pontificado, que foi acompanhada por milhares de fiéis de todo o mundo.
Ele, que nesta quinta-feira (28) deixará de ser papa, disse que em seus quase oito anos de pontificado tiveram momentos de alegria e luzes, mas também "momentos difíceis", mas que sempre se sentiu guiado e protegido por Deus.
"Amar a Igreja significa tomar decisões difíceis"
Bento XVI afirmou que "amar a Igreja significa também ter coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja e não o de um".
Ele assegurou que renunciou ao pontificado "em plena liberdade", ao notar que suas forças diminuíram e não por seu bem particular, "mas pelo bem da Igreja".
"Dou este passo sabendo sua profunda gravidade, mas com um ânimo sereno", disse. Bento XVI afirmou ainda que sua renúncia ao Pontificado não significa voltar à vida privada, já que quando aceitou ser papa, "essa aceitação significa viver para sempre para o Senhor".
"Minha decisão de renunciar ao Ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2005 (quando foi eleito papa). Não retorno à vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências. Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado. Sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", afirmou.
"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", afirmou o papa durante sua última audiência como pontífice.
Bento XVI disse que se sentiu como São Pedro com os apóstolos na barca no lago da Galiléia e que sempre soube que o Senhor estava na barca.
"E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas sua e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor", acrescentou.
Bento XVI agradeceu a grande presença de fiéis na última audiência de seu pontificado e disse que estava "comovido".
"Estou comovido, vejo a Igreja que está viva", disse o papa no início da audiência, em meio aos aplausos de milhares de fiéis presentes no local.
Ele disse ainda que "jamais" se sentiu só para guiar a Igreja. "Um papa não está só na direção da barca de Pedro, embora seja o primeiro responsável eu não me senti só na hora de levar a alegria e o peso do Ministério petrino", disse o pontífice.
Bento XVI dirigiu palavras em português ao fiéis durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira.
No final da audiência não houve o tradicional beija-mãos (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades que costumam saudar o papa todas as quarta-feiras), pois de acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, todo mundo gostaria de se despedir de Bento XVI e a intenção foi evitar preferências.
Diversas personalidades políticas assistiram a audiência, como o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic.
Entrada na praça
Em meio a uma grande ovação, o papa Bento XVI entrou na Praça de São Pedro dentro do papamóvel.
Antes de chegar ao local de onde discursou, o papa percorreu a Praça de São Pedro no papamóvel para ficar mais próximo dos presentes, que o saudaram com canções e cartazes, enquanto tremulavam bandeiras de vários países e soavam as notas de um órgão.
O Vaticano ficou repleto de fiéis, assim como as ruas adjacentes à praça. Segundo a prefeitura de Roma, cerca de 150 mil pessoas estiveram no local.
Após o percurso entre os fiéis, o papa, que entrou na praça às 10h40 local (6h40 de Brasília), pronunciou a tradicional catequese das audiências públicas.
A cidade de Roma, da qual Bento XVI é bispo, foi em peso para o Vaticano e todas as paróquias da cidade estão presentes na praça do pequeno estado.
Vários cardeais que participarão do conclave para escolher o novo papa também assistirão a cerimônia, assim como bispos, arcebispos e sacerdotes de diversos movimentos católicos.

Nenhum comentário: