Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


EFE / Pirâmides de calcário costumavam ser construídas sobre os túmulos dos estadistas na era de RamsésPirâmides de calcário costumavam ser construídas sobre os túmulos dos estadistas na era de Ramsés
ARQUEOLOGIA

Pirâmide é descoberta sobre tumba de ministro de Ramsés II no Egito

Ministro de Estado de Antiguidades egípcio, Mohammed Ibrahim, explicou em comunicado que a pirâmide é de pedra calcária e mede 15 metros de altura e 12 de largura.
Uma equipe belga descobriu uma pequena pirâmide que acredita-se que seja o túmulo do ministro Jay, da época do faraó Ramsés II (1304-1237 a.C.), perto da cidade meridional de Luxor, informaram nesta quarta-feira as autoridades egípcias.
O ministro de Estado de Antiguidades egípcio, Mohammed Ibrahim, explicou em comunicado que a pirâmide é de pedra calcária e mede 15 metros de altura e 12 de largura.

As pirâmides de calcário costumavam ser construídas sobre os túmulos dos estadistas na era de Ramsés, durante a qual Jay foi ministro por 15 anos.Na construção, localizada na região de Al Sheikh Qarna em Luxor, aparece gravada uma imagem do ministro Jay adorando Ra-Hor Ajti, a união dos deuses do Sol e do céu.
Espera-se que ao final das escavações na área, perto do templo de Ramsés II, se descubra a tumba do ministro, acrescentou Ibrahim.
Por sua vez, o responsável geral das antiguidades de Luxor, Mansur Burik, apontou que Jay supervisionou os trabalhadores que levantaram os túmulos reais no Vale dos Reis e das Rainhas, na margem oeste do rio Nilo.
O ministro de Ramsés II participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo.
Burik destacou que a descoberta é "muito importante", porque Jay é citado em um grande número de documentos egípcios antigos, mas os arqueólogos até agora não conheciam a localização de sua tumba.

Nenhum comentário: