Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



Shutterstock / Saladas são uma ótima opção para limpar o organismoSaladas são uma ótima opção para limpar o organismo
ALIMENTAÇÃO

Detox pós folia

Cuidados simples com a alimentação podem diminuir os efeitos da ressaca e do cansaço após tantos dias de descuidos.
Depois de quatro dias de muita festa, bebidas e petiscos, o corpo sente os efeitos da falta de cuidados. O inchaço, o mal estar e a famosa ressaca escondem muitas vezes o acúmulo de toxinas no organismo que prejudicam o bom funcionamento de alguns órgãos. “A toxicidade pode causar cansaço físico, má circulação sanguínea, problemas de pele como acne, entre outras disfunções”, alerta a Dra. Tatiane N. Wagner da Bioderma Medicina e Estética.
A eliminação das substâncias tóxicas pode ser feita com o aumento do consumo de água, uma alimentação mais leve e equilibrada. Outra alternativa são os sucos desintoxicantes, produzidos com frutas, verduras e algumas farinhas como a linhaça. “Para que a ressaca se cure mais rapidamente, é necessário deixar o fígado em repouso e hidratar o organismo para eliminar mais rapidamente as toxinas. Para ativar o processo de detoxificação costumo recomendar a ingestão de chá verde, hibisco e sucos detoxificantes à base de couve, gengibre, salsa e frutas diversas”, comenta Andrea Dario Frias, PhD em nutrição.
Confira as principais dicas de Andrea para curar a ressaca pós-carnaval:
- Mantenha o organismo hidratado. Substitua as bebidas alcoólicas e açucaradas por chás e sucos naturais.
- O chá verde e chá de hibisco são ricos em substâncias detoxificantes e aceleram a cura da ressaca, além de serem práticos.
- Faça 4 a 5 refeições leves no dia, moderando a quantidade de alimentos. Essas refeições devem ser ricas em frutas, hortaliças e grãos integrais.
- Caldos e sopas leves podem ser boas opções em dias de ressaca. Prepare-os com hortaliças de cor verde escura, que são ricas em substâncias detoxificantes.
- Não consuma frituras e alimentos excessivamente gordurosos. Opte por alimentos grelhados e cozidos.

Nenhum comentário: