Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 7 de junho de 2012

BANANA PARA DAR MAIS ENERGIA NO SEU DIA A DIA



Difícil conhecer alguém que não goste. Ela é popular, nutritiva e está presente no cardápio de quase todos os brasileiros. A Banana, que pode ser ouro, nanica, prata, maçã e d’gua, tem um sabor delicioso e especial.  Seu poder é tanto que comparada à maçã – eleita uma fruta praticamente perfeita para o bem estar da nossa saúde – tem quatro vezes mais proteínas, cinco vezes mais vitaminas A e ferro, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo e duas vezes mais as outras vitaminas.

Considerada um remédio natural que combate e cura uma infinidade de males do nosso organismo, a banana também é rica em potássio e outros minerais. Por conta de todos esses atributos de primeira qualidade, é um dos alimentos mais valiosos para te ajudar a seguir uma dieta mais do que saudável.
O consumo deve ser moderado, pois a banana engorda, em média tem 85 calorias por porção. Mas, mesmo que você tenha tendência para adquirir uns quilinhos, não deixe de consumir a fruta, somente modere o seu consumo.
A fruta contêm 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, e dá uma instantânea e substancial elevação de energia. Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios.
A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas:
Anemia – Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Tensão arterial – Possui elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta.
Intestinos – Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.
Depressão – A banana contém “trypotophan”, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
Ressaca – Uma das formas mais rápidas de curar uma  ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
Azia – As Bananas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.
Enjôo – Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
Picadas de mosquito – Antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna na casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos – As Bananas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
TPM – Esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.
Úlcera – Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Controle de temperatura – Muitas culturas vêem a banana como fruta “refrescante”, que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Desordens Afetivas Ocasionais – A banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contêm um incrementador natural do humor, o “trypotophan”.
Fumo – As bananas podem ajudar as pessoas que desejam deixar de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
Stress – Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.
Infarte  - Pesquisas comprovam que comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%. 

Nenhum comentário: