Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 5 de junho de 2012

Defesa Civil já contabiliza 4,8 mil pessoas afetadas pelas chuvas no PR


Daniel Castellano/Gazeta do Povo / Trechos de vias chegaram a ser interrompidos no Parque Tingui em virtude dos estragos causados pela chuvaTrechos de vias chegaram a ser interrompidos no Parque Tingui em virtude dos estragos causados pela chuva
ESTRAGOS

Defesa Civil já contabiliza 4,8 mil pessoas afetadas pelas chuvas no PR

Treze municípios estão entre os mais afetados, entre eles, Tunas do Paraná, onde 153 pessoas estão desabrigadas. Chuvas devem continuar nesta terça-feira (5).
Apesar da redução do volume de chuva, as tempestades que atingem o Paraná desde domingo (3) continuam causando estragos nesta terça-feira. Na manhã desta terça-feira (5), a Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná informou que o número de afetados pelas chuvas saltou para 4.858 pessoas (na segunda-feira, eram 1,8 mil afetados). Treze municípios foram listados como os mais prejudicados pelas precipitações concentradas. Os números foram atualizados em relatório divulgado às 11h15.
O relatório da Defesa Civil divulgado no início da manhã desta terça-feira aponta que 560 pessoas foram desalojadas (tiveram que ser transferidas para a casa de parentes ou amigos), 173 estão desabrigadas (removidos para um abrigo público) e 150 foram deslocados (retirados temporariamente de casa). Também foram contabilizadas 478 casas danificadas e seis destruídas.
Municípios mais atingidos
Araucária
Guarapuava
Guaratuba
Iretama
Marmeleiro
Manoel Ribas
Mato Rico
Nova Tebas
Pinhão
Piraquara
Reserva do Iguaçu
Tunas do Paraná
Vitorino
* fonte: Coordenadoria da Defesa Civil
Estragos
Afetados - 4.858 pessoas
Desalojados - 560 pessoas
Desabrigados - 173 pessoas
Deslocados – 150 pessoas
Casas danificas - 478
Casas destruídas - 6
* fonte: Coordenadoria da Defesa Civil
Um dos municípios mais afetados é Tunas do Paraná, com 600 pessoas afetadas, 300 das quais estão desalojadas. Segundo a Defesa Civil, outras 150 pessoas estão desabrigadas: tiveram que deixar suas casas no início da noite de segunda-feira e estão temporariamente em uma escola. Cinco residências da cidade foram destruídas por um vendaval. Segundo o capitão Romero Nunes da Silva Filho, na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil atuaria de forma mais efetiva em Tunas do Paraná, distribuindo lonas e telhas.
Manoel Ribas também sofre com as consequências das chuvas. A cidade já registrou duas mil pessoas afetadas. Duzentos moradores estão desalojados e 35 residências foram danificadas, segundo o relatório da Defesa Civil. Em Guaratuba, no Litoral, o Rio Cubatão transbordou, afetando 1,5 mil pessoas de diversas localidades. Segundo a Defesa Civil, há impactos diretos no escoamento da safra de bananas da região.

As outras cidades mais afetadas sãoAraucária, Iretama, Guarapurava, Marmeleiro, Mato Rico, Nova Tebas, Pinhão, Piraquara, Reserva do Iguaçu e Vitorino. O número de pessoas e de municípios afetados, no entanto, pode ser maior. “Muitas notificações estão sendo feitas agora pela manhã, então o cenário deve ser um pouco pior”, disse o capitão.
Chuva continua
A chuva deve continuar a cair na maior parte do estado ao longo desta terça-feira. Segundo o Instituto Simepar, a frente fria está se deslocando para a região Sudeste do país, mas as condições ainda são favoráveis às precipitações. Segundo a meteorologista Vanessa D’Ávila, o volume de chuvas deve ser menor em relação ao registrado na segunda-feira (4) e as pancadas devem ser mais fracas. “Foi uma frente fria que passa pelo Paraná e, por isso, as áreas de instabilidade se intensificaram. Mas hoje [terça-feira] as chuvas já devem diminuir nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, avaliou.
A continuidade das chuvas, ainda que em volume menor, coloca a Defesa Civil em estado de alerta. Segundo o capitão Romero Nunes, as equipes estão fazendo um trabalho preventivo em região de encostas e em áreas em que há moradias às margens de rios. “Aumentam os riscos, por isso é preciso monitorar”, explica.
As chuvas que atingem Curitiba desde domingo já chegaram perto da média pluviométrica histórica do mês de junho. Segundo o Simepar, já choveu o equivalente a 105 milímetros na capital, neste mês. O índice esperado para junho é de 116 milímetros.
Interdições em Curitiba
Em Curitiba, a Rua José Casagrande, via de acesso ao Parque Tingui estava interditada na manhã desta terça-feira. De acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), o bloqueio foi efetivado entre as ruas Professor Daria Garcia e Elias Carazi, por causa do transbordamento do Rio Barigui.
No bairro Umbará, a Rua Nicola Pelanda foi interditada, a partir do cruzamento com a Rua Bortolo Pelanda. Segundo a Diretran, uma árvore caiu naquele ponto e equipes trabalhavam para a retirada.

Nenhum comentário: