Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 3 de junho de 2012

Avião com 153 passageiros cai na Nigéria


Reuters /
ACIDENTE

Avião com 153 passageiros cai na Nigéria

Testemunhas disseram que aeronave se chocou contra um prédio da cidade de Lagos e explodiu. Diretor da aviação civil acredita que não há sobreviventes.
Um avião que levava 153 passageiros e seis tripulantes caiu neste domingo (3) em um bairro deLagos, capital econômica da Nigéria, informou o diretor da aviação civil, Harold Demuren.
Presidente Jonathan decreta três dias de luto nacional
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional após a queda neste domingo de um avião transportando 153 passageiros em um bairro popular da capital econômica nigeriana Lagos, indicou uma fonte oficial.
O presidente Jonathan "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da (companhia aérea) Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência.
O chefe de Estado, que "cancelou todos os seus compromissos públicos previstos" para segunda-feira, ordenou "uma investigação completa" sobre o acidente, acrescenta o texto.
O presidente Jonathan "também ordenou que a bandeira nigeriana fique a meio mastro" durante o período de luto, indica o comunicado.
Pouco antes das 20h00 GMT (17h00 de Brasília), a aviação civil indicou que não foram encontrados sobreviventes. As causas da queda da aeronave, que atingiu em cheio um prédio de dois andares antes de se despedaçar entre as residências, ainda não foram reveladas.
Todos os passageiros do avião comercial morreram no acidente. A informação é de Harold Demuren, diretor da Autoridade de Aviação Civil do país. Segundo o governo nigeriano, além das 153 pessoas que estavam no avião, mais pessoas podem ter morrido no solo, mas este número ainda é desconhecido.
O voo da empresa aérea Dana teve origem na capital Abuja e o destino era Lagos, a maior cidade da Nigéria. A queda aconteceu perto do aeroporto local.
"Era um avião da companhia Dana que vinha da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros e seis tripulantes a bordo", disse Demuren. "Não creio que haja sobreviventes", acrescentou.
De acordo com Labaran Ahmed, da equipe nacional de emergências,o avião perdeu o controle quando tentava pousar no aeroporto de Lagos, após um voo de 60 minutos procedente de Abuja. Ao menos três casas pegaram fogo após a queda.O tempo estava bom e o céu estava limpo no momento da queda.
Segundo o porta-voz da polícia do Estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes.
Conforme o jornal nigeriano "The Sun", a aeronave colidiu contra um prédio e se partiu em duas. Vários imóveis foram afetados, inclusive uma igreja.
Testemunhas disseram ter visto o avião atingir um prédio e explodir. Em seguida, caminhões de bombeiros e ambulâncias começaram a passar em alta velocidade rumo ao local do acidente.
Autoridades federais seguem para o local do acidente, ocorrido em um ponto próximo do aeroporto. Equipes de emergência também foram enviadas para ajudar no resgate.
Trata-se do segundo acidente de um avião nigeriano em menos de 24 horas. Neste sábado (2), uma aeronave de carga da Allied Air saiu da pista ao tentar aterrissar em Acra (Gana) e se chocou contra um ônibus, causando 10 mortes.
Acidentes aéreos são comuns na Nigéria, a segunda maior economia da África, que tem um histórico de falta de segurança no setor aéreo.

Nenhum comentário: