Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 17 de julho de 2012

Com 9,8ºC, Curitiba tem a tarde mais fria do ano.


Marcelo Andrade/Gazeta do Povo / Tempo úmido fez a sensação de frio parecer ainda maiorTempo úmido fez a sensação de frio parecer ainda maior
CLIMA

Com 9,8ºC, Curitiba tem a tarde mais fria do ano.

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou ontem aquilo que foi assunto entre os curitibanos logo após o almoço. A tarde desta segunda-feira foi a mais fria do ano na capital. A temperatura máxima foi de 9,8°C, dois graus a menos que em 8 e 9 de junho, quando haviam sido registradas as tardes mais frias de 2012 – com 11,9ºC.
Já no último domingo, os termômetros registraram a menor marca do ano em Curitiba: 3,9°C. Já na manhã de ontem a mínima ficou em 5,5°C, mas a sensação térmica foi ainda mais baixa, de apenas 2ºC. Quem esperou um alívio durante a tarde ficou desapontado. Com o céu nublado, o tempo não esquentou e a sensação térmica variou apenas quatro graus – de 2ºC para 6ºC.
Suspeita
Dois homens são achados mortos em dia de muito frio
Patrícia Pereira
Dois moradores de rua foram encontrados mortos ontem de manhã, possivelmente vítimas do frio. O primeiro caso foi registrado em Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba. Um homem de aproximadamente 70 anos, conhecido como “Tiziu”, estava embaixo de uma marquise, em frente do terminal Vila Velha. Ele foi encontrado por volta das 7 horas, sem sinais de agressão. O outro homem foi localizado por volta das 8 horas, no bairro Atuba, na capital. Ele estava enrolado em um cobertor na BR-476 e também não tinha nenhuma lesão aparente. Ele era conhecido como “Polaco” e tinha cerca de 40 anos.
O laudo oficial da necropsia, que vai confirmar se os dois homens foram mortos pelo frio, deve ficar pronto entre 30 e 60 dias.
O meteorologista do Simepar Samuel Braun alerta para o fato de que o tempo úmido é decisivo para uma maior sensação de frio nessa época do ano. “Normalmente quando está frio temos mais ar seco, mas, como o céu ficou encoberto, além do frio, não houve variação significativa da temperatura”, analisa.
Braun revela que o clima está diferente do sentido no final de semana porque não houve momentos de sol para aumentar a temperatura à tarde. “No inverno isso pode acontecer. Curitiba é uma região onde é um pouco mais comum ter densa nebulosidade mesmo em situações de frio”, explica.
Previsão do tempo
De acordo com o meteorologista, hoje praticamente haverá uma repetição do clima deste início da semana, com a diferença de que existe previsão de chuva. A previsão nos termômetros é de uma variação de 7ºC a 10ºC, entre mínima e máxima. “Na quarta-feira diminui a chuva, mas ainda seguiremos com céu fechado e vamos de 7 a 13 graus. Na quinta e na sexta, o tempo volta a ficar seco, com sol, mas esfria mais de manhã, com 5 ou 6 graus de mínima e 17 graus de máxima”, prevê Braun.

Nenhum comentário: