Nos seis primeiros meses de 2012 foram transplantados 190 órgãos, ante 123 procedimentos realizados no ano passadoO Paraná observou um aumento de 54% no número de transplantes de órgãos realizados no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde,foram realizados 190 transplantes nos seis primeiros meses de 2012, ante 123 procedimentos na primeira metade do ano passado.
Segundo o governo, o transplante de rim foi o procedimento que mais teve aumento: 88%. Também houve ampliação no número de transplantes de fígado, com 44% mais procedimentos realizados que no primeiro semestre do ano passado. O estado também comemora os três primeiros transplantes conjugados de fígado e rim.
A Central Estadual de Transplantes atribuiu o aumento à melhoria na captação e transportes do órgãos e ao trabalho das Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Outros fatores apontados são as campanhas de doação de órgãos e o uso de aeronaves na captação e transporte. Atualmente, são 54 serviços credenciados no Paraná para a realização de transplantes de órgãos e tecidos.
Córneas
Neste ano, 557 córneas já foram transplantadas no Paraná. Quando não há receptores ativos no cadastro paranaense, são oferecidas córneas captadas em outros estados, como Goiás, Piauí e Maranhão. Nos últimos 12 meses, 400 córneas foram passadas ao cadastro nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário