Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 7 de julho de 2012

Vibração total na malhação


Hugo Harada/ Gazeta do Povo / As vibrações e as posturas realizadas durante o exercício ajudam a emagrecer e enrijecer os músculosAs vibrações e as posturas realizadas durante o exercício ajudam a emagrecer e enrijecer os músculos
FITNESS

Vibração total na malhação

Circuitos e treinos individualizados inovam o uso das plataformas vibratórias.
Modalidade
Aulas em circuito tornam a prática mais barata
As plataformas vibratórias podem ser usadas em academias de ginástica e estúdios, com aulas geralmente feitas com personal trainners. A novidade são as aulas em circuito. Além de mais baratas – o preço fica em média R$ 150 por mês –, as aulas não têm horário fixo e podem ser praticadas no momento em que o aluno chega na academia. Tudo isso sempre com a presença de um professor. São oito plataformas instaladas no circuito, todas ligadas ao computador e comandadas via controle remoto. Isso possibilita que pessoas com condicionamentos físicos diferentes façam as aulas ao mesmo tempo.
Cuidados
Avaliação médica e física são necessárias antes de iniciar qualquer prática esportiva
Antes de testar uma modalidade nova, preste atenção.O médico especialista em esportes Mark Deeke recomenda cautela. “As pessoas precisam passar por uma avaliação médica antes de praticar qualquer exercício. Principalmente as mais velhas e aquelas que têm algum problema de saúde, como a artrose, por exemplo”, completa o médico.
Serviço
Vibe Center (aulas em grupo)
Rua Visconde do Rio Branco, 813, Mercês, (41) 3049-4949; e Rua Vereador Toaldo Túlio, 920, Santa Felicidade, (41) 3372-3790. www.vibeclass.com.br
Criada para auxiliar no preparo físico de atletas nos anos 1960, as plataformas vibratórias ganharam o mundo algumas décadas depois. Recentemente, elas ficaram famosas por terem artistas e celebridades como garotas propaganda: Madonna fez, Juliana Paes e Angélica também declararam que seus corpos sarados são resultado dessa modalidade.
As vibrações emitidas pela plataforma e as posturas realizadas pelos praticantes sobre ela são as responsáveis pelos resultados, que compre­­­­e­­n­­­­­­dem a perda de calorias e o trabalho muscular. “Nas plataformas os exercícios são periodicamente trocados, o que estimula as fibras musculares e deixa o treino mais divertido. São 700 combinações possíveis em aulas de apenas 30 minutos”, conta o educador físico Aurélio Alfieri Neto, que é coordenador da Vibe Class, único sistema de condicionamento em plataforma vibratória informatizada no mundo.
O sistema funciona da seguinte forma: um programa é feito no computador, que é ligado à plataforma por um cabo USB. Esse sistema repassa as informações como frequência e amplitude de vibração idea­­is, fotos dos exercícios para o aluno fazer da maneira correta e até a trilha sonora preferida. “Com o software instalado nas plataformas, o aluno tem sua planilha de treinos informatizada, o que, conforme o andamento da prática do exercício, sugere mudanças no treinamento. Diferente dos exercícios convencionais de musculação, a prática nas plataformas vibratórias permite que o aluno não fique parado. Enquanto repousa-se um músculo, trabalha-se outro”, conta Alfieri Neto. Os resultados são músculos mais tonificados e definidos. A psicóloga Claudia Prodossimo pratica a modalidade há um ano e comemora os resultados. “Meus músculos estão mais definidos, houve redução da celulite e também perda de peso”, conta a psicóloga, que praticou outros esportes até conhecer as plataformas. “Não gosto de musculação porque não há interatividade, diferente do que acontece com as plataformas. Além disso, as aulas são curtas e pratico três vezes na semana”, diz.

Nenhum comentário: