Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alimente-se sem culpa


Jonathan Campos / Gazeta do Povo / Erminia e Maria Fineschi Abe: boa alimentação se aprende em casaErminia e Maria Fineschi Abe: boa alimentação se aprende em casa
ESPECIAL

Alimente-se sem culpa

Comer bem é uma prática tanto saudável quanto prazerosa. Conheça pessoas que fazem disso um estilo de vida.
Para muitos, a boca é como um portão eletrônico em pane, que se abre para qualquer visitante perigoso, desde que ele seja atraente. Atração composta, muito provavelmente, por caldas açucaradas, cremes de chantilly e frituras sequinhas. Controlar a entrada desse portão, questionando a procedência e o valor dos alimentos, é ainda uma atitude pouco frequente, mas que ganha cada vez mais adeptos. Afinal, mudanças nos hábitos alimentares geram reflexos reais na saúde das pessoas. “Se no início do século 20 a Medicina percebeu que 85% das doenças eram provocadas pela falta da higienização das mãos, hoje o enfoque para a prevenção de doenças está na nutrição”, reflete o médico e professor da universidade Tuiuti Walib Salomão Mousfi. Quem aumenta o consumo de frutas, vegetais, cereais e reduz a ingestão de alimentos industrializados, refinados e ricos em colesterol, ganha também mais longevidade e qualidade de vida, destaca Mousfi.
Caminhos
Aprenda a receita do nhoque de inhame preparado por Tamara Rezende:
Ingredientes:
- 8 inhames médios descascados e cortados em 4 partes para facilitar o cozimento;
- 1 xícara de farinha de milho
Modo de preparo:
Cozinhe o inhame no vapor até ele ficar bem macio. Retire, amasse com um garfo e misture a farinha até dar o ponto. A massa deve desgrudar da mão.
Dê a forma de cilindros e depois corte em quadradinhos.
Coloque o nhoque em uma panela com água fervente e, assim que as bolinhas subirem, retire-as com uma escumadeira.
O nhoque está pronto para ser servido com o molho que preferir.
Seja com uma dieta macrobiótica, vegetariana ou onívora, a busca por uma alimentação saudável pode ser trilhada por vários caminhos. Porém, tal percurso não deve ser feito às cegas. O nutricionista e médico Daniel Boarim, autor de livros como A Dieta que Evita o Câncer, ressalta que toda dieta precisa ser planejada de maneira individual e com a supervisão de um especialista. “A questão é balancear a alimentação. Porque você pode comer carne e ter anemia ou, então, ser vegetariano, mas exagerar no açúcar e na gordura”, observa Boarim.
Segundo os especialistas, longe de ser um esforço sofrido, a adoção de hábitos alimentares saudáveis precisa ser encarada como uma prática prazerosa. Sorridentes, os donos das “bocas seletivas” vistos a seguir são prova disso.

De mãe para filha
Com 2 anos, Maria Fineschi Abe já tem o maior prazer em comer verduras. Ainda mais quando colhe os vegetais da horta da sua mãe Erminia, dona da loja Organic Lovers, especializada em produtos orgânicos. Segundo Erminia, a loja foi concebida pensando em atender sobretudo crianças e mães feito ela. Formada em Agronomia, Erminia conhece os processos de uma agricultura convencional, que abusa de técnicas que podem ser nocivas à saúde. Justamente por isso, sua loja oferece alimentos livres de agrotóxicos e hormônios, que têm efeito cumulativo no organismo. Transgênicos também passam longe dali. “Não existem pesquisas conclusivas, mas na dúvida, é melhor não colocar a saúde em risco.” E para que as novas gerações, tal como Maria, aprendam a gostar de alimentos saudáveis, Erminia dá conselhos simples. “Se a mãe não tem prazer em cozinhar, a criança não vai ter prazer em comer. Além disso, os pais precisam dar o exemplo e consumir mais verduras. Também é importante deixar a criança pequena brincar com esse tipo de comida. Afinal eles precisam desse contato. Por mais que eles se sujem e façam bagunça, depois vão comer.”
Da cidade para o campo
Colher o alimento direto da terra não é privilégio só de agricultores. Desde 2000, com a criação da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos (Acopa), seus integrantes organizam visitas de consumidores às fazendas de orgânicos em torno de Curitiba. “O objetivo é aproximar os consumidores e produtores, e mostrar a diferença dessa produção orgânica do ponto de vista ambiental”, diz o agrônomo Ivo Melão, 60 anos, presidente da Acopa. Ele divulga o trabalho da ONG e a importância da alimentação saudável a quem passar por sua barraca na feira do Passeio Público, aos sábados.
Nos passeios da Acopa, um dos destinos é a chácara de Claudia Capeletti, localizada na Colônia Faria, em Colombo. Na propriedade, sua família cultiva produtos agrícolas e produz quitutes vendidos com a marca Amábile. Para Cláudia, receber a visita dos consumidores é muito positivo. “Eles ganham mais confiança na gente quando conhecem a nossa chácara. É também um momento em que aproveitamos para conscientizar sobre a produção orgânica, que respeita o tempo dos vegetais. Muita gente acha, por exemplo, que o tomate cresce o ano todo e, então, lembramos da importância de aprender a consumir o que é de época.”


Prazer de cozinhar com saúde
Alimentos saudáveis como taioba, raiz de lótus e inhame fazem parte da dieta cotidiana da funcionária pública Tamara Rezende, 24 anos. Mas nem sempre foi assim. Até 2007, ela mantinha distância de legumes e verduras. “Depois de ter alguns problemas de saúde, decidi mudar meus hábitos”, diz Tamara. Inicialmente, ela seguiu a macrobiótica, dieta de origem japonesa que prescreve uma alimentação natural, equilibrada pelo yin e o yang. “Nessa época descobri muitos legumes que não conhecia e incorporei na dieta o arroz integral. Também comecei a sentir mais o sabor dos alimentos, porque na macrobiótica se usa pouco tempero.”
Apesar dos benefícios, Tamara não se sentia à vontade em um regime tão restrito e, assim, deixou a macrobiótica para adotar uma dieta mais livre e próxima do vegetarianismo – também por influência da ioga, que passou a praticar. “Eu ainda como peixe e tento deixar de consumir leite. Mas há mais de um ano eu não como carne vermelha ou de frango e, desde então, me sinto mais saudável e disposta.” Por meio de cursos de culinária vegetariana, ela também redescobriu o prazer de cozinhar e hoje explora receitas de pratos saudáveis, muitos deles tão saborosos quanto fáceis de fazer. Quem a conhece sabe que o nhoque de inhame é uma de suas especialidades.
Iara segue a feira
A ilustradora Iara Beatriz Moreira, 51 anos, mora no São Braz. Mas, semanalmente, faz questão de ir ao Seminário, à Praça da Ucrânia e ao Passeio Público para fazer compras na feira de orgânicos, que passa por esses e outros itinerários. Diante das barracas, conhece os feirantes pelo nome, assim como é reconhecida por eles – tal relação seria impensável em um supermercado. “Faz 20 anos que procuro comprar alimentos orgânicos. Afinal, é uma forma de comer com mais qualidade e vitalidade. Você sente o reflexo na sua pele”, diz ela, enquanto coloca em seu carrinho uma porção de verduras compradas do agricultor Ludovico Carachenski. Beatriz também aproveita para levar semanalmente carnes orgânicas da feira. “É um pouco mais caro, mas a diferença no sabor é muito grande”, diz ela, enquanto é atendida por Robert Jukovski, do açougue Taurino’s.

Nenhum comentário: