Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancos de sangue de Curitiba têm estoques em baixa por causa do frio





Hemepar e Hemobanco pedem que doadores compareçam.

Queda das temperaturas no inverno reflete na redução das doações.

Doação apresentau queda de 10% em Divinópolis (Foto: Reprodução/TV Integração)Doação caiu 40% no Hemepar de Curitiba
(Foto: Reprodução/TV Integração)
A situação dos bancos de sangue em Curitiba está comprometida por causa da redução no número de doadores, característica dessa época do ano. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) houve uma redução de 40% na quantidade de doações. O motivo é a queda das temperaturas.
Em Curitiba, a média é de 120 doadores por dia, mas, com a chegada do inverno, esse número caiu para cerca de 70. Segundo o Hemepar, nos dias de chuva o movimento é ainda menor, quando uma média de apenas 50 pessoas procura o centro.
As reservas do tipo sanguíneo ‘O’ negativo e ‘B’ negativo são as mais baixas. Apesar da redução nos estoques de sangue, nenhuma cirurgia precisou ser cancelada até o momento. O Hemepar abastece os hospitais da capital e das cidades da Região Metropolitana de Curitiba.
No Hemobanco a situação não é diferente: os estoques estão em baixa. O banco atende a 55 instituições de saúde e clínicas em Curitiba, entre eles, o Hospital Evangélico, o Hospital Cajuru e o Hospital Infantil Pequeno Príncipe.
Segundo informações do Hospital Evangélico, todos os componentes do sangue estão em falta, inlcusive as plaquetas, que são usadas para estancar as hemorragias e têm vida útil de cinco dias. Para doar é necessário levar documento de identidade e estar bem alimentado. O doador deve ter entre 18 e 65 anos e pesar mais que 50 kg.

Hemepar
Travessa João Prosdócimo, 145 - Alto da Quinze
Horário de atendimento: das 7h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira; sabado das 8h às18h
Informações: 0800 6454 555

Hemobanco

Rua: Capitão Souza Franco, 290
Horário de atendimento: das 8h às 19h, de segunda a sábado
Informações: 3023-5545

Nenhum comentário: