Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Levar cães para o trabalho diminui o estresse e aumenta a produtividade


cachorro_trabalho

Levar o cachorro para o local de trabalho pode tornar a  mais produtiva e disposta a cooperar, desde que ele não seja muito bagunceiro, claro!
É o que mostra um estudo realizado pela Universidade Commonwealth Virgínia (EUA), publicado na revista Workplace Health Management.
Os pesquisadors descobriraram que a presença dos cachorros no serviço aumenta a cooperação entre os funcionários e diminui os níveis de stress dos trabalhadores.
O estudo foi feito em uma grande empresa de varejo localizada em Greensboro, Carolina do Norte. que permite aos trabalhadores levarem de 20 a 30 cães por dia e emprega 450 pessoas.
Amostras de saliva mostraram que não havia diferença nos níveis de hormônio de stress entre os funcionários psquisados, pela manhã, quando chegavam ao trabalho.
Mas durante o decorrer do dia de trabalho, os estresse diminuiu para os funcionários com seus cães presentes e aumentou significativamente para os não-proprietários de animais e donos de cães que não levam seus cães para o trabalho.
A pesquisa usou 75 trabalhadores divididos em três grupos: os trabalhadores que levam os seus cães para o trabalho, os profissionais que não levam e aqueles que não têm animais de estimação.
Ao analisar os resultados, o cientista responsável pelo estudo, Randolph T. Barker, concluiu que nos dias em que os funcionários levavam os cães os níveis de produtividade eram mais elevados.
Outra situação observada por Barker foi que a presença dos animais no local de trabalho aumenta a cooperação entre os elementos dos departamento e representa um “bonus moral para os empregados”.
Barker observou, por exemplo, que por vezes os colegas sem cães pediam para ir à rua passear com o cão de outro trabalhador, o que promovia interações breves mas positivas entre os funcionários e introduzia a prática de algum exercício físico.
“Ter cães no local de trabalho pode ser uma maneira barata de fazer uma diferença positiva. As diferenças nos níveis de stress entre os dias em que o cão estava presente e ausente foram significativas. Os funcionários como um todo tiveram maiores níveis de satisfação no trabalho do que é habitual", conclui o investigador.
Veja a entrevista:

Nenhum comentário: